Ao estudar sobre a Antiguidade, você já deve ter esbarrado em conteúdos sobre os povos que habitavam a Mesopotâmia, uma região que corresponde ao que conhecemos hoje como Oriente Médio. O nome deve-se ao fato de ser uma região que ficava entre os rios Tigre e Eufrates.
Entre as civilizações que habitavam a região, algumas influenciaram os rumos futuros e, também, receberam influências que perduram até o momento atual. Um dos mais importantes são os Hebreus. Conheça mais sobre eles e veja como isso pode ajudar em questões que podem cair no Enem!
Quem foram os Hebreus
A origem dos Hebreus mescla relatos que podem ser considerados míticos e registros reais. Isso porque o registro principal de sua origem está na Bíblia. Segundo ela, esse seria um povo que surgiu da linhagem do patriarca Abraão.
Pelo lado mítico/religioso, ele teria recebido um chamado de Deus para ir a Canaã, em busca de terras férteis no Vale do Rio Jordão, em uma fase que, até então, era chamada de Período dos Patriarcas.
Já outros historiadores levantam suspeitas de que, de fato, os Hebreus teriam surgido da sociedade cananéia, que já estavam presentes na região. Eles teriam migrado para o Egito e teriam conseguido se fixar sem maiores problemas na localidade próxima a que estão os hicsos e, posteriormente, retornaram para Canaã, após a libertação do Egito.
Após a chegada em Canaã e estabelecerem-se, começam uma fase de expansão de fronteiras e dominação, com a criação de três reinados de longa duração: Saul, Davi e Salomão.
Com o fim do reinado de Salomão, há um enfraquecimento dos hebreus e divide-se em duas sociedades: Reino de Judá e Reino de Israel. E, com isso, outros povos (como assírios, persas, macedônios) conseguiram dominar os hebreus e tomar a região.
Características da sociedade dos Hebreus
Sabemos poucas características dos Hebreus, principalmente, porque temos poucas fontes históricas e boa parte do relato são composições de textos religiosos. Algumas das principais características da sociedade dos Hebreus são:
- eram um povo seminômade, até seu estabelecimento;
- formação política monárquica;
- foi uma sociedade que aprendeu a domesticar camelos e possuía o domínio da metalurgia;
- ainda, suas principais atividades eram a atividade pastoril e agricultura;
- a religião dos Hebreus era o judaísmo e, portanto, acreditavam que havia um único Deus, criador do universo e que tem uma relação muito próxima e pessoal com seu povo;
- era uma sociedade patriarcal.
Influências dos Hebreus
O cerne do judaísmo, uma das religiões que mais embasou os valores e princípios da sociedade ocidental, tem sua origem com os Hebreus. Além disso, ela é a origem de duas religiões fundamentais para a história mundial e que são duas das mais praticadas até hoje: o cristianismo e o islamismo.
São um dos primeiros a terem uma crença monoteísta, diferente de outros povos, que eram politeístas na região. E isso influenciou muitas das religiões que, posteriormente, formaram as bases do Ocidente.
Os Hebreus possuem um papel fundamental na formação do pensamento Ocidental e podem aparecer na sua prova. Esperamos que esse resumo ajude você a se preparar para as provas do Enem!
Ficou alguma dúvida? Manda para gente e vamos resolver isso!
Perguntas Frequentes
Na verdade, segundo os princípios religiosos dos judeus, eles são uma parte menor do povo hebreu mas, na verdade, tanto Hebreus quanto Judeus e, também, Israelitas são considerados descendentes de Abraão por meio do seu filho Isaque.
Ou seja, segundo a tradição, eles possuem a mesma origem e podem ter seus nomes considerados como sinônimos.
Antes da chegada dos Hebreus na região de Canaã, ela era habitada por quatro povos: os Cananeus, os Israelitas, os Moabitas e os Amonitas. Segundo a narrativa da Bília (a principal fonte de informações sobre os Hebreus), a chegada teria acontecido a partir de uma investida militar liderada por Josué.
Já historiadores acreditam que a entrada em Canaã tenha sido pacífica, sem maiores conflitos entre os Hebreus e os Cananeus.
Os povos mesopotâmicos, ou seja, que viveram entre os rios Tigres e Eufrates são: os Babilônicos, Assírios, Hebreus, Sumérios e Acádios. Eles dominaram a região até o ano de 539 a.C, quando a invasão persa acabou com a hegemonia deles na região.
Os povos mesopotâmicos deixaram um importante legado para nossa sociedade, como conhecimentos de matemática, astronomia, arquitetura, entre outros.