Saiba como estudar carta topográfica para o Enem

Bússola em cima de carta topográfica com curvas de nível

Os mapas foram um grande avanço para a civilização humana. Graças a eles, podemos dominar uma área mais ampla, criar rotas comerciais e acessar mais facilmente diferentes recursos naturais. Por isso esse é um tema que continua caindo nos vestibulares de geografia até hoje.

Um tipo de mapa bem importante é a carta topográfica, que é a base para vários outros mapas. E sim, você pode encontrar algumas questões sobre o tema em sua prova do Enem.

Acompanhe e veja como se preparar!

O que é a carta topográfica?

A carta topográfica é uma representação do espaço feita com o objetivo de facilitar a leitura do território e sua orientação. Em outras palavras, são mapas feitos para facilitar a navegação.

Em geral, a carta topográfica cobre uma área menor, com foco nos acidentes geográficos, nos córregos e nas estradas. Estas cartas servem como base para a construção de outros tipos de mapas, que podem ser voltados para características mais específicas.

Pessoas se orientando por mapa e bússola
A carta topográfica ajuda na navegação por uma região

Quais são os elementos de uma carta topográfica?

Primeiramente, toda carta topográfica é representada em escala, buscando uma aproximação maior com a realidade do espaço. Segundo, ela deve incluir detalhes sobre córregos, edifícios, estradas, presença de vegetação e outros acidentes geográficos que sejam relevantes para o deslocamento e navegação nessa área.

Terceiro, ela também precisa incluir o relevo local, geralmente fazendo uso das curvas de nível. Assim, qualquer pessoa pode interpretar o mapa, identificar sua própria localização e traçar uma rota através dele.

Não precisam ser extremamente detalhados nem conter muito mais informações sobre o ambiente, rochas, etc. Ela tem a finalidade prática de facilitar a navegação, apenas isso.

Homem analisando mapa topográfico
A carta tem o objetivo de representar o espaço de forma mais próxima de sua realidade

Como estudar esse tópico?

A carta topográfica nem sempre é mencionada pelo nome nos vestibulares, mas muitas questões abordam a leitura e interpretação de mapas físicos. Entender os conceitos básicos de curvas de nível e escala já te dá uma base forte para responder a essas perguntas.

Confira aqui uma questão que vai te ajudar a fixar essa ideia.

Tour pela prova do Enem

(UFRGS 2016)

Observe o mapa abaixo, com representação em curvas de nível.

Considere as afirmações sobre o relevo em que estão localizados os indivíduos A, B e C.

I – O indivíduo A está sobre um relevo de costa com a frente voltada para sudoeste.
II – O indivíduo B está sobre um ponto mais íngreme da vertente, se comparado ao indivíduo C.
III – As formas de relevo assemelham-se quanto à altitude, porém diferenciam-se quanto à simetria.

Quais estão corretas?

A – Apenas I

B – Apenas II

C – Apenas III

D – Apenas II e III

E – I, II e III.

A resposta correta é a letra D. Com uma leitura das linhas de nível do mapa, podemos concluir que a frente do relevo de costa onde o indivíduo A está localizado fica voltado para o oeste, não para o sul. Já o indivíduo B está em uma área com muitas curvas de nível em localização próxima, o que indica um relevo íngreme, enquanto o indivíduo C fica em uma área com curvas de nível mais espaçadas. E mesmo que os relevos ao leste e oeste tenham a mesma altura, seus formatos, como denotado pelas curvas de nível, são bem diferentes.

Perguntas Frequentes

O que é uma carta para a topografia?

A palavra “carta” em topografia é usada para se referir a uma representação planificada de uma área, com o intuito de identificar a localização de pontos específicos no espaço.


Qual é a diferença entre mapa e carta topográfica?

Um mapa é a representação completa de um território, enquanto a carta é cada página individual e o espaço contido nela. Se um mapa tem múltiplas folhas, cada uma é uma carta.

Qual é a finalidade da projeção topográfica?

As projeções topográficas são várias técnicas usadas para representar a superfície do globo terrestre de forma plana. Um mapa plano é mais fácil de ler, mas tende a ser menos acurado quanto maior sua escala.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados