Como andam as lições de História, vestibulando? Seja para o Enem ou o vestibular tradicional, essa é uma das áreas mais importantes que tem. E o que seria de nós se não tivéssemos passado pela Baixa Idade Média, não é mesmo? Brincadeiras à parte, é fundamental entender bem sobre esse assunto, para se sair com ótima pontuação no Enem e vestibulares.
Um fato curioso dessa época é que foi um dos momentos com maior boom populacional que o mundo já viveu. Também marcou a mudança na forma como a sociedade funcionava, com importantes avanços na produção e na comercialização de alimentos básicos. Que tal, então, fazermos uma viagem nesse tema? Confira o conteúdo abaixo e veja em resumo o conceito da Baixa Idade Média!
Qual foi Baixa Idade Média?
A Baixa Idade Média consistiu no final do período da Idade Média, indo do século XI ao século XV. É conhecida ainda como um século de crise, pois mostra o rompimento com os costumes medievais — de todas as formas: cultura, sociedade, alimentação e comércio.
Essa época representa o fim da Idade Média e o começo da Idade Moderna. Com isso, muitas transformações aconteceram ao mesmo tempo e foram decisivas para a forma como vivemos nos dias de hoje. Interessante, não é mesmo?
Quais são as principais características da Baixa Idade Média?
A Baixa Idade Média foi muito marcada pelas mais diferentes mudanças em toda a Europa, principalmente por conta dos avanços e das melhorias na agricultura. O crescimento urbano foi ainda um dos que mais foram impactados na época — a população aumentou rapidamente.
Apesar de ter sido o auge do feudalismo, também foi o começo do fim dele. Os europeus vivenciaram a decadência desse sistema.
Outras características que valem a pena saber da Baixa Idade Média, principalmente quando se trata da preparação para Enem e vestibulares, é que o comércio foi retomado. As primeiras universidades surgiram, e o pensamento científico ganhou uma roupagem totalmente nova. Agora, sem estarem vinculados à religião.
No meio disso tudo, ainda teve a burguesia e a classe social de comerciantes que cresceram bastante com a comercialização de especiarias. Houve o fortalecimento da monarquia e dos reis, dando início à formação dos Estados Nacionais.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Acha que pegou o conceito e definição do assunto? Uma dica de como estudar Baixa Idade Média é preparar tópicos diretos com as principais informações. Ajuda a aprender, a memorizar e a criar uma linha de raciocínio lógico. Daí basta deixar em um local visível até enraizar o assunto!
Separamos um bom exemplo, veja:
- Foi a segunda fase da Idade Média, no período dos séculos XI e XV;
- Definida como a transição da Idade Média para a Moderna;
- O comércio, a urbanização e a cultura foram os mais impactados. Muitas mudanças ocorreram na Europa Ocidental;
- Especiarias ganham destaque no comércio;
Exemplo prático de aplicação
Que tal testar seus conhecimentos sobre a Baixa Idade Média? Responda abaixo.
(Unifenas MG/2020/Janeiro)
Uma zona fortificada constituía o burgo (castelo fortificado) para assegurar a defesa do lugar. Em breve, porém, o casario ultrapassava os limites da fortaleza; e quando tinha sido construído perto do castelo do senhor feudal, acabava por cercá-lo completamente. Assim, o castelo ou palácio episcopal, símbolos da sociedade feudal, começavam a estagnar, enquanto as povoações cresciam, cheias de vida. Elas já estavam integradas numa nova ordem econômica.
(José Jobson de A. Arruda, História Antiga e Medieval, editora Ática, São Paulo, 1977, p. 393)
A Baixa Idade Média (séc. XII – séc. XV) foi marcada pela crise do sistema feudal. Com base na leitura do texto, é possível identificar:
a) o renascimento das cidades associado a atividade comercial.
b) a ação dos burgueses para evitar a crise do sistema feudal.
c) o fortalecimento das relações entre senhores feudais e servos.
d) o abandono dos castelos feudais pela nobreza.
e) a preocupação da nobreza feudal em fortificar seus castelos.
Resposta correta: alternativa A
Agora é com você!
Estude bem, não deixe para a última hora e repasse os conteúdos sempre que possível. A Baixa Idade Média vai virar um tema facinho com a prática!
E aproveite para se inscrever no vestibular de uma de nossas faculdades parceiras. Afinal, você está mais que preparado para isso. Daqui desse lado, conte com a nossa torcida!