Estudar História é fazer uma verdadeira viagem ao passado e, claro, relacionar os eventos antigos com a nossa vida atual. Para isso, precisamos ir bem longe e conhecer povos que viveram há milhares de anos, como é o caso dos Fenícios.
Esse povo viveu por volta de 1.500 a.C. e representa uma das civilizações mais importantes para os vestibulares e o Enem e, claro, para a sociedade atual. Então, que tal conhecer, neste resumo, detalhes sobre esse povo e ficar pronto para arrasar em qualquer questão que cair nos exames? Vamos lá!
O que foram os fenícios?
Sabe o “descobrimento” do Brasil, que hoje é visto mais como uma conquista do território brasileiro do que um acidente? Pois é. E se a gente te contasse que esse evento pode ter relação com os Fenícios?
Isso acontece porque a civilização fenícia era craque em navegar. Esta é a sua principal característica, visto que eles se desenvolveram na área litorânea do Oriente Médio, nas áreas que hoje correspondem à Síria e ao Líbano.
Essa foi uma civilização muito duradoura, que existiu desde meados dos anos 3.000 a.C. até por volta de 900 a.C. Lembre-se de que, na contagem “antes de Cristo”, os anos são ao contrário, beleza?
Outras fortes características desse povo são:
- forte apelo da Matemática, Astronomia e outras ciências;
- valorização feminina na participação social;
- comércio marítimo;
- indústria (metalurgia);
- religião matriarcal;
- governada por reis;
- dividida em cidades-estado.
Por fim, um detalhe importante: os fenícios são, também, o povo responsável pelo desenvolvimento de um alfabeto que deu origem às letras como conhecemos hoje. Ou seja: bem importantes!
Em qual matéria eles estão inseridos?
Os Fenícios são abordados comumente nas questões de História no Enem e em outros vestibulares.
Exemplos práticos de sua aplicação
É praticamente impossível desassociar os Fenícios da nossa sociedade nos dias atuais. Afinal, eles criaram a escrita fonética e o alfabeto, fundamentais para a nossa comunicação. Além disso, deixaram um grande legado no conhecimento naval e em outras ciências, com conhecimentos que foram passados de geração em geração.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Estudar as Civilizações Antigas pode parecer um desafio, mas tudo fica muito mais fácil quando você faz resumos eficientes e cria associações, ligando os povos às suas principais características.
É fundamental também resolver muitas questões sobre o tema. Assim, ficará mais fácil entender quais características pertencem a quais povos. Em pouco tempo, vai ficar automático, pode confiar!
Exemplo de exercício que cai na prova do Enem ou vestibular
Antes de ir, aproveite para conferir um exemplo de questão sobre os fenícios que já caiu em um vestibular. Vamos lá?
(Unesp) Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a. C., um povo semita, que passou a ocupar a estreita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios.
O contido nesse parágrafo refere-se ao povo:
a) fenício;
b) hebreu;
c) sumério;
d) hitita;
e) assírio.
Resposta: alternativa a. Só lembrar a definição do povo fenício e as principais características!
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre os Fenícios? Agora, é hora de se aprofundar nesse tema e resolver ainda mais questões. Assim, você pega ainda mais o jeito do assunto e vai arrasar em suas provas!