Abiótica: o que é e como estudar o tema?

abiótica

O meio ambiente é composto de múltiplos fatores, cada um com sua própria influência em seu funcionamento. Ao estudar estes conceitos e suas funções, você vai ver uma distinção entre aqueles que são de origem biótica e de origem abiótica. Todos esses fatores são levados em conta para determinar o equilíbrio do ecossistema e em estudos sobre o meio ambiente.

Se você está estudando para o vestibular, então esse é um tema importante para manter em mente. Confira com o resumo como se preparar para sua prova!

O que é abiótica?

Chamamos de abiótica quando um fator ambiental exerce influência sobre o meio, mas não tem sua origem em um organismo. A água, a luz solar, o vento e a temperatura, por exemplo, são fatores abióticos, enquanto os microrganismos, as plantas e os animais são fatores bióticos.

Cada um destes fatores exerce sua própria influência sobre o meio e uns sobre os outros. Por exemplo, a temperatura e a umidade em uma região podem influenciar os ventos, assim como os organismos que têm melhor chance de sobrevivência nesse ambiente.

Existem três tipos de fatores abióticos:

  • físicos — umidade, vento, temperatura, etc.;
  • químicos — acidez, nutrientes presentes na água;
  • geológicos — o solo e suas movimentações.

Todos eles interagem com os fatores bióticos e formam o meio ambiente.

Como esse tema cai no vestibular?

A definição de abiótica costuma aparecer como um tema complementar a outras questões sobre seres vivos e meio ambiente na prova de Biologia do Enem e dos vestibulares. Afinal, é um significado que diz respeito à relação de animais e do ser humano com o mundo a sua volta. Entender o seu significa vai te ajudar a compreender várias questões com mais facilidade.

Veja aqui uma questão que exemplifica bem o que você pode encontrar.

(Enem 2018)

A polinização, que viabiliza o transporte do grão de pólen de uma planta até o estigma de outra, pode ser realizada biótica ou abioticamente. Nos processos abióticos, as plantas dependem de fatores como o vento e a água.

A estratégia evolutiva que resulta em polinização mais eficiente quando esta depende do vento é o(a):

A – diminuição do cálice.

B – alongamento do ovário.

C – disponibilização do néctar.

D – intensificação da cor das pétalas.

E – aumento do número de estames.

A resposta correta é a letra E. O vento, enquanto fator abiótico do meio ambiente, exerce uma influência sobre a forma como o pólen das flores se move no ar. Porém, não é um fator que está sob o controle da planta. Não é possível apontar o vento na direção do estame para sua reprodução. Sendo assim, o aumento do número de estames é a melhor estratégia de sobrevivência, pois aumenta a probabilidade de o pólen encontrar ao menos um estame, independente da direção ou intensidade do vento.

Garanta a sua vaga na faculdade!

Entender o que são os fatores de origem abiótica no meio ambiente é um passo importante para compreender outros fenômenos naturais. Além, é claro, de melhorar a sua leitura de toda a prova de Biologia no vestibular. Então, não deixe de estudá-los.

Se você ainda precisa de mais um empurrão para garantir a sua vaga, faça a sua inscrição para o vestibular online agora mesmo! Você também pode usar sua nota no Enem para entrar em uma de nossas universidades parceiras.

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados