As Cruzadas foram expedições militares organizadas pela Igreja Católica no período entre os séculos XI e XIII no Oriente Médio. Elas tinham como principal missão conquistar a Terra Santa, com o objetivo de tomar Palestina e Jerusalém, e foi iniciada após o domínio dos turcos seljúcidas.
Esse marco na História representou grande influência social e política, além de ter mudado para sempre o contexto religiosos nessas localidades. Será sobre esse conceito que abordaremos neste resumo para o seu preparatório no Enem e vestibulares. Está pronto? Então, vamos começar!
O que foram as Cruzadas?
As Cruzadas foram expedições com fins militares, econômicos e principalmente religiosos entre o período do século XI e XII na Idade Média, lideradas pelos cristãos com a principal missão de “libertar” Jerusalém do domínio turco.
Isso porque, nesse período, os cristãos realizavam peregrinações em Jerusalém, lugar considerado sagrado — tanto para eles como para os mulçumanos. Dessa forma, o domínio turco começou a dificultar e até a impedir a tramitação do Cristianismo, agravando a situação e gerando grandes conflitos.
Inclusive, foi no ano de 1095 que o Papa Urbano II fez um apelo durante o concílio de Clermont para que fosse recuperada a terra santa dos “infiéis”. Esse foi o estopim que causou o movimento.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Para mandar bem no tema das Cruzadas no Enem 2022, além da definição, é preciso entender quais foram os seus reais objetivos. De forma geral, foram 6:
- reconquista de Jerusalém: a Terra Santa estava sob total domínio dos mulçumanos;
- unificação da Igreja do Oriente e Ocidente: elas estavam separadas desde 1054 devido ao Cisma do Oriente;
- conquista da indulgência dos cristãos: as cruzadas também visavam a redenção dos pecadores para voltarem aos seus caminhos;
- exposição demográfica: muitas pessoas acreditavam que seriam recompensadas com terras se ajudassem com as Cruzadas;
- impedimento da expansão muçulmana: essa era uma das principais preocupações dos cristãos, visto que os conflitos eram cada vez mais complexos.
Além disso, outros detalhes cruciais desse tema é compreender quais foram as Cruzadas mais importantes. De forma geral, foram 8. As principais que podemos destacar são:
- Primeira Cruzada (1096 – 1099) — ficou popularmente conhecida como “Cruzada dos Nobres” ou Cruzada dos Barões por ter sido realizada pela nobreza. Ela chegou a conquistar Jerusalém, mas logo foi tomada pelos turcos ainda no século XII;
- Terceira Cruzada ( 1189 – 1192) — foi denominada Cruzada dos Reis com a participação dos Reis Ricardo Coração de Leão (Inglaterra), Frederico Barba-Roxa (Sacro Império Romano-Germânico) e Filipe Augusto (França).
Como sabemos que essa tema da História é bastante amplo, separamos um aulão completo com os principais assuntos sobre política que caem no Enem. Se interessou? Então, é só conferir:
Exemplo de exercício que cai nas provas
Agora que você viu os principais pontos sobre Cruzadas, vamos praticar? Confira um exemplo agora mesmo!
(UFPI) As cruzadas influíram decisivamente na história da Europa na Baixa Idade Média. A mais significativa de suas consequências foi:
a) a reunificação das Igrejas Católica e Ortodoxa, separadas em 1054 pelo Cismo do Oriente.
b) um novo Cisma no cristianismo com o início da Reforma protestante no século XVI.
c) a conquista dos lugares sagrados do cristianismo situados na Ásia Ocidental.
d) a “reabertura” do Mediterrâneo, que, possibilitando a reativação dos contratos entre Ocidente e Oriente, intensificou o renascimento comercial e urbano na Europa.
e) o declínio do comércio, o desaparecimento da vida urbana e a descentralização política no ocidente da Europa.
Resposta correta: alternativa D. Mesmo não obtendo os seus objetivos religiosos de reconquista para os cristãos na Terra Santa, as Cruzadas possibilitaram que as rotas comerciais do Mediterrâneo fossem utilizadas novamente, proporcionando o Renascimento Cultural e fortalecimento das cidades locais.
Agora, é com você!
Depois de ver os principais significados sobre Cruzadas, ficará mais fácil mandar bem no Enem e vestibulares com questões relacionadas. Portanto, lembre-se de entender o seu estopim e quais foram as que marcaram história, fechado?
Já está preparado para ingressar na faculdade dos sonhos? Que tal conhecer as possibilidades com as nossas faculdades parceiras? Confira no site do Vestibulares e saiba mais!
{“@context”:”https://schema.org”,”@type”:”FAQPage”,”mainEntity”:[{“@type”:”Question”,”name”:”O que foram as Cruzadas?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”As Cruzadas foram expedições com fins militares, econômicos e principalmente religiosos entre o período do século XI e XII na Idade Média, lideradas pelos cristãos com a principal missão de “libertar” Jerusalém do domínio turco. “}},{“@type”:”Question”,”name”:”Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Para mandar bem no tema das Cruzadas no Enem 2022, além da definição, é preciso entender quais foram os seus reais objetivos. Além disso, outros detalhes cruciais desse tema é compreender quais foram as Cruzadas mais importantes. De forma geral, foram 8. Como sabemos que essa tema da História é bastante amplo, separamos um aulão completo com os principais assuntos sobre política que caem no Enem. Se interessou? Então, é só conferir”}}]}