Quem viajar para países como a Noruega, sem dúvida, ficará cara a cara com um fiorde. Não um, na verdade, vários. Nesse país, por exemplo, os fiordes marcam as paisagens locais e atraem turistas do mundo todo, ansiosos para verem a singular mistura entre mar, montanhas rochosas e, dependendo do ano, cachoeiras e gelo no topo.
Mas, afinal, você sabe o que é um fiorde? Fique conosco no resumo para descobrir o significado e como estudar sobre Fiordes para o vestibular.
O que é um Fiorde?
Um fiorde (ou fjorde) tem como definição um longo e estreito braço de mar que recorta uma porção de montanhas e morros, como resultado da inundação marinha de um vale glacial, podendo se estender quilômetros para dentro do território. Um fiorde é formado quando a geleira recua e o mar preenche o fundo desse vale que se formou.
Muitos fiordes são surpreendentemente profundos, superando às vezes 1.300 metros. Supõe-se que as enormes geleiras que se formaram nesses vales eram tão pesadas, a ponto de erodir o fundo do vale muito abaixo do nível do mar antes de flutuarem na água do oceano. Depois que as geleiras derreteram, as águas do mar invadiram os vales.
Quais suas características?
Agora que você compreendeu o conceito de fiorde e como ele se forma, vamos elencar suas características fundamentais:
- combinação geológica e aquática formada por imensos vales rochosos inundados pelo mar com paredões de pedra íngremes;
- os fiordes surgiram a partir do degelo de glaciares, que “esculpiram” essas formações ― processo chamado glaciação;
- tem formato de U e podem ser muito compridos;
- na porção final do fiorde, onde se forma uma espécie de baía, surgem portos naturais propícios à ancoragem de barcos;
- as águas são calmas e favorecem navegação e pescaria;
- água de baixa salinização, fruto da mistura da água das geleiras e da água do oceano;
- baixa temperatura, profundidade, porcentagem de salinização, entre outros fatores, criam um ecossistema próprio, com abundante vida selvagem, com focas, botos, peixes e plânctons.
?Saiba mais sobre mudanças no clima, lendo este post sobre aquecimento global.
Existe um fiorde no Brasil?
Fiordes são característicos de regiões geladas ou que tenham tido geleiras, como Noruega, Dinamarca, Canadá, Groenlândia e também na Nova Zelândia. Na América do Sul, são encontrados fiordes na Patagônia (Argentina e Chile).
No Brasil, temos apenas uma formação geológica que remete a um fiorde, mas não é um fiorde real, por conta de sua formação geológica. Trata-se do Saco do Mamanguá, na região de Paraty. É considerado por turismólogos o único “fiorde tropical” do mundo. O braço de mar se estende por 8 km para dentro do continente, banhando uma reserva ambiental com mais de 10 rios, dezenas de cachoeiras e praias. Abriga uma vasta vida marinha.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Logo mais, o Enem 2022 está por aí, assim como a maratona de vestibulares. Então, é bom saber que o assunto fiordes pode na prova de Geografia, atrelado a questões sobre geomorfologia (formas de relevo).
É interessante que você saiba:
- o conceito;
- as diferenças entre relevos;
- o clima (o fiorde surgiu das geleiras derretidas!);
- que se trata do avanço do mar para o interior, e não de um rio avançando para o mar.
Exemplo de questão no vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE, 2015):
“Embora muitos turistas cheguem aos fiordes de navios de cruzeiro, o melhor jeito de abordá-los é aproximar-se, aos poucos, de trem. O melhor ponto de vista para deslumbrar-se com um fiorde é do alto, aproximando-se dele aos poucos, para saborear a sua grandiosidade.” (Fonte: jornal Folha de São Paulo, 10/07/2014)
Assinale a fotografia que mostra o tipo de relevo abordado no texto.
Imagens em anexo
a)
b)
c)
d)
e)
Resposta: A. A imagem contém todas as características de um fiorde: leito estreito, profundo a ponto de permitir navegação, altas montanhas ao redor e gelo no topo dando a dica de ser um local frio.
Esperamos que tenha compreendido esse conceito e como estudar fiorde no vestibular. Então, é hora de se preparar para entrar na faculdade, seja pelo Enem, seja por vestibular direto.
A propósito, você sabia que as faculdades parceiras do Vestibulares têm processos seletivos o ano todo? Confira quais cursos estão abertos e inscreva-se agora mesmo! Trilhe já uma carreira de sucesso.