É praticamente impossível falar sobre História sem mencionar o Feudalismo. Esse foi um dos períodos mais marcantes, fazendo parte de uma das Eras mais longas da humanidade: a Idade Média.
Pensando em toda a relevância que esse tema tem para os vestibulares e concursos públicos do Brasil afora, preparamos um conteúdo que tem como objetivo trazer informações sobre um dos componentes essenciais dessa estrutura social: o feudo. Não sabe o que é feudo ou precisa relembrar conceitos? Então, continue a leitura do resumo e tire dúvidas!
O que é feudo?
Feudo é o nome dado à estrutura que simboliza o feudalismo. Ela consiste em um pedaço de terra estruturado com base nos pilares da sociedade daquela época, existindo como “pequenas cidades” autossuficientes que geravam toda a produção para consumo próprio.
Vale lembrar que o comércio não era inexistente entre os feudos. No entanto, essa atividade não era o foco da sustentação feudal.
Características dos feudos
Algumas características dos feudos são:
- estratificação social — nobreza, clero e servos — sem a possibilidade de mobilidade (mudança de camada);
- pouco comércio;
- autossuficiência;
- existência de suseranos (pessoa que concedia o pedaço de terra) e vassalos (os que recebiam);
- altos pagamentos de impostos pelos vassalos.
Em qual matéria está inserido?
Quer ir bem no Enem 2022? Então, o primeiro passo é entender que esses significados estão inclusos na matéria de História.
No entanto, fique de olho: é possível que a prova faça alguma linkagem entre esse tema e o êxodo rural. É sempre bom saber relacionar assuntos que, à primeira vista, não têm nada a ver!
Exemplos práticos de sua aplicação
O Feudalismo é um modelo muito antigo e que não tem exemplos práticos nos dias atuais. A menos, não de forma direta.
A dica para correlacionar a definição com a Era Contemporânea é estabelecer uma relação entre as consequências do Feudalismo na Idade Média para a construção de nossa sociedade atual. Por exemplo: o mercantilismo surgiu como “cria” dos feudos. Assim, temos os primeiros passos do capitalismo nascendo a partir desse contexto.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Veja, agora, algumas dicas para estudar os feudos!
Entender como o assunto é usado
O primeiro passo para mandar bem no vestibular é entender como o assunto estudado se encaixa no contexto das provas e mundial. Quais são as relações que podem ser estabelecidas com o Feudalismo? Quais são as heranças para a sociedade atual? E consequências? Faça essa reflexão!
Praticar em atividades
Feito isso, é hora de aprofundar os conhecimentos, tirar dúvidas e fixar o conteúdo com a resolução de questões. Não se engane: matérias de Humanas também exigem que você faça muitos exercícios. Manda ver!
Como os feudos são cobrados nas provas?
Veja, agora, um exemplo de questão sobre feudos que já deu as caras em algum vestibular do Brasil!
(Fatec-SP) Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é:
a) a sociedade feudal era semelhante ao sistema de castas.
b) os ideais de honra e fidelidade vieram das instituições dos hunos.
c) vilões e servos estavam presos a várias obrigações, entre elas, o pagamento anual de capitação, talha e banalidades.
d) economia do feudo era dinâmica, estando voltada para o comércio dos feudos vizinhos.
e) as relações de produção eram escravocratas.
Resposta: alternativa c
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre o feudo e entender sua importância no contexto histórico em que está inserido? Agora, é hora de aprofundar os seus estudos sobre Feudalismo e dar continuidade ao aprendizado da história!
Aproveitando, que tal já se inscrever no vestibular? Faça a inscrição agora mesmo e aumente as chances de começar a faculdade quanto antes!