Se você já concluiu o ensino médio, deve estar ansioso para ingressar no ensino superior, não é mesmo? Por isso, é essencial se dedicar aos estudos e conhecer os temas mais cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio e em outros vestibulares.
A prova costuma abranger conceitos biológicos muito discutidos, como o ácido nucleico. Se quer entender o que é e quais são as suas características, continue a leitura!
O que é ácido nucleico?
Os ácidos nucleicos são polímeros formados por moléculas conhecidas como nucleotídeos. Os mais conhecidos são o ácido ribonucleico (RNA) e o ácido desoxirribonucleico (DNA).
Eles são responsáveis pela tradução e codificação de informações que determinarão a síntese de proteínas. Descoberto no século XIX, o ácido nucleico apresenta 3 substratos em sua composição. Veja quais são eles:
- fosfato — derivado do ácido fosfórico, é a substância que determina a acidez das moléculas de ácido nucleico;
- bases nitrogenadas — compostas por guanina, citosina, uracila (exclusiva do RNA) e timina (exclusiva do DNA);
- pentose — carboidratos que apresentam cinco carbonos. Como exemplo, podemos citar a ribose (RNA) e a desoxirribose (DNA).
Em qual matéria está inserido?
O estudo do ácido nucleico faz parte da disciplina de Biologia. No Enem, você encontrará questões desse tema na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Quais são os exemplos práticos de sua aplicação?
O ácido nucleico pode ser dividido em dois tipos: RNA e DNA.
RNA
RNA é uma molécula essencial na síntese de proteínas, já que atua como uma mediadora que expressa as informações do DNA. É constituído de uma fita simples e, de modo geral, existem vários tipos envolvidos no processo de síntese proteica, como:
- RNA mensageiro — codifica as proteínas;
- RNA transportador — transporta os aminoácidos que formam a proteína;
- RNA ribossômico — atua na síntese de proteínas e é o constituinte dos ribossomos.
DNA
O DNA contém as informações genéticas usadas no desenvolvimento e no funcionamento dos organismos. Esse material apresenta uma dupla fita e está localizado no núcleo, mas uma pequena quantidade também pode ser encontrada nas mitocôndrias.
Como estudar ácido nucleico para o Enem e vestibulares?
Se você quer arrasar na prova do Enem 2022 e em outros vestibulares, saiba que precisa ter os conceitos de ácido nucleico na ponta da língua. Afinal, esse é um dos temas mais cobrados, sabia? Então, confira algumas dicas de estudo:
- faça resumos;
- assista a vídeos sobre o tema no YouTube;
- leia a parte teórica e faça anotações;
- faça muito exercícios sobre o assunto.
Qual é o exemplo de exercício que cai nas provas?
Confira, a seguir, um exemplo de questão resolvida que é cobrada em vestibulares de todo o país para compreender ainda mais a definição:
(PUC-SP) Os itens abaixo referem-se à estrutura, composição e função dos ácidos nucleicos.
• Estrutura: I) Dupla hélice; II) Cadeia simples.
• Composição: 1) Presença de uracila; 2) Presença de timina.
• Função: a) síntese de proteínas; b) transcrição gênica.
São características do ácido ribonucleico:
a) II – 2 – b
b) I – 1 – a
c) I – 2 – b
d) II – 1 – a
e) II – 1 – b
A resposta correta é a letra D. Como mencionamos, o ácido ribonucleico (RNA) apresenta uma fita simples, conta com a presença de uracila e tem como função a síntese de proteínas.
Estude ácido nucleico!
Agora que já sabe o que é ácido nucleico e suas características, lembre-se de estudar esse significado para o Enem. Com esse conteúdo bem aprendido, você fica mais perto de realizar o sonho de ingressar no ensino superior!
Gostou do conteúdo e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!