Quando tentamos medir distâncias e localizações em escala global, é bem difícil fazer uma medida em quilômetros. É necessário algo mais abrangente para conseguir uma localização, mesmo que vaga. Por isso usamos as coordenadas geográficas a fim de definir essas localizações.
É um conceito simples que cai bastante no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, então, veja nosso resumo, bem como exemplos de questões!
O que são Coordenadas Geográficas?
Coordenadas Geográficas são medidas usadas para definir um ponto de localização no globo terrestre. Existem duas coordenadas usadas em escala global: latitude, que define a distância em relação à linha do equador; longitude, que é a distância em relação ao meridiano de Greenwich.
Ao usar essas duas coordenadas e definir se elas são norte, sul, leste ou oeste, é possível fazer a definição de um ponto no planeta.
Como esse tema cai no vestibular?
Há muitos significados em que você deve ver as coordenadas geográficas sendo cobradas, como fusos horários, na leitura de mapas, na diferenciação do clima, entre outros.
Confira aqui duas questões que vão ajudar a se preparar para o Enem 2022 e vestibulares. Elas exigem a aplicação dessas definições, na prática.
(INEP – 2019 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – Primeiro Dia e Segundo Dia )
Os moradores de Utqiagvik passaram dois meses quase totalmente na escuridão
Os habitantes desta pequena cidade no Alasca — o estado dos Estados Unidos mais ao norte — já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia. Em 18 de novembro de 2018, seus pouco mais de 4 mil habitantes viram o último pôr do sol do ano. A oportunidade seguinte para ver a luz do dia ocorreu no dia 23 de janeiro de 2019, às 13 h 04 min (horário local).
Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 maio 2019 (adaptado).
O fenômeno descrito está relacionado ao fato de a cidade citada ter uma posição geográfica condicionada pela:
A – continentalidade
B – maritimidade
C – longitude
D – latitude
E – altitude
A resposta correta é a letra D. Em latitudes muito elevadas, o ângulo de incidência do Sol faz com que, em determinada época do ano, ele possa não aparecer ou nunca realmente se por no horizonte.
(INEP – 2008 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – prova amarela)
O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários.
Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4.
A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8. Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 8 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?
A – 9 h 8 min, do dia 8 de agosto.
B – 12 h 8 min, do dia 8 de agosto.
C – 15 h 8 min, do dia 8 de agosto.
D – 1 h 8 min, do dia 9 de agosto.
E – 4 h 8 min, do dia 9 de agosto.
A resposta certa é letra A. Como o Amapá está ao leste, primeiro você deve subtrair 8 horas do horário de Pequim para igualá-lo ao do meridiano de Greenwich, depois subtrair mais 3 horas para encontrar o horário do Amapá.
E aí, pronto para arrasar no Enem?
Qualquer que seja a questão, o mais importante é entender os fundamentos das Coordenadas Geográficas, pois esse é um tema que dialoga com várias outros tópicos na prova de geografia no Enem.
E se quiser usar a sua nota do Enem para entrar numa faculdade parceira do Vestibulares, visite a nossa página e veja todas as informações!