Há muitos fatores que influenciam o clima em determinada região ou no planeta como um todo. E, a cada ano, cientistas encontram novos recursos e ferramentas para acompanhar esses fenômenos. Um deles, em particular, e que ganhou bastante notoriedade, é o efeito albedo. Por isso, o conceito tem caído mais nos vestibulares.
O nome pode não ser tão usual, mas você deve entender bem fácil o fenômeno com este resumo. Acompanhe e chegue preparado para o vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio!
O que é o efeito albedo?
Efeito albedo, ou apenas o albedo de um objeto, é uma propriedade que descreve a quantidade de radiação solar que uma determinada superfície reflete de volta para a atmosfera. Ou seja, quanto maior o albedo de uma superfície, mais da radiação solar é refletida e menos é absorvida. Também é chamado de “coeficiente de reflexão”.
Para colocar em perspectiva, o planeta Terra apresenta um valor de albedo médio de 0,367, ou seja, 36,7% da radiação solar é refletida. Já a lua tem um albedo médio de 0,12, ou seja, reflete 12% da luminosidade.
Esse fenômeno tem relação direta com o efeito estufa. A superfície do planeta absorve parte da luminosidade e a transforma em calor, enquanto o resto é refletido de volta para a atmosfera. Devido à camada de ozônio, outra fração dessa luminosidade volta para a Terra e mantém a temperatura estável.
Porém, quando a superfície do planeta tem um albedo médio muito elevado, a quantidade que é retida na forma de calor fica ainda maior. O resultado disso é um aumento médio na temperatura.
Regiões com valor de albedo baixo, como a superfície do oceano, cidades ou estradas, tendem a reter muito calor, enquanto áreas claras, como regiões nevadas, campos e calotas polares, refletem a maior parte da luz solar.
Destruição dos polos, desmatamento e aumento do número de áreas urbanas e estradas influencia direta e indiretamente no albedo de uma região e do planeta como um todo. Se essa taxa fica muito baixa, o aquecimento global se torna mais intenso.
Como esse tema aparece no vestibular?
O significado do efeito albedo já apareceu na prova de geografia no Enem, mas, em essência, é outra forma de abordar temas como a reflexão solar, efeito estufa e afins. O mais importante é entender o que ele significa, para não se perder em nenhuma questão.
Esta questão ilustra bem o efeito. Confira!
(Enem 2019)
A geração de imagens por meio da tecnologia ilustrada depende da variação do(a):
A – albedo dos corpos físicos.
B – profundidade do lençol freático.
C – campo de magnetismo terrestre.
D – qualidade dos recursos minerais.
E – movimento de translação planetária.
A resposta correta é a letra A. A imagem mostra a luz solar sendo emitida em direção a várias partes da superfície terrestre, depois refletida e captada pelo satélite artificial. Quanto mais radiação solar uma determinada superfície reflete, mais luminosidade o satélite tem para absorver e formar uma imagem nítida.
Entender o básico é o mais importante para tirar uma boa nota no Enem!
O efeito albedo é só um dos conceitos que você precisa entender para passar no Enem 2022. A geografia é uma matéria ampla, e muitos dos seus pontos dialogam entre si. Por isso, é fundamental ampliar os estudos e ir além de saber apenas a definição, combinado?
E se está precisando de ajuda para melhorar suas chances, visite o site do Vestibulares e confira como melhorar suas chances de aprovação!