O estudo das grandezas na Física é muito importante, pois, com elas, é possível fazer comparações entre as situações. Existem dois tipos: as vetoriais e as escalares. Veja, neste post, o que são grandezas vetoriais e quais são elas. Confira!
O que são grandezas vetoriais?
As grandezas vetoriais se diferem das escalares por estarem atreladas a um vetor. Elas não trazem todas as informações, apenas expressando o valor escalar e sua respectiva unidade de medida.
Quais são as grandezas vetoriais?
Existem muitas grandezas vetoriais na Física. Veja, a seguir, alguns exemplos e seus significados!
Força
Esse é um exemplo simples de como os vetores funcionam. Quando se realiza um exercício na academia, direciona-se a força em uma direção e sentido específico para otimizar os resultados. Por isso, é importante o acompanhamento de um profissional da Educação Física nos treinos.
A unidade de medida da força no Sistema Internacional é o Newton. Alguns exemplos de força são o peso e o empuxo.
Velocidade
A definição de velocidade é a variação da posição do corpo em um tempo específico. Essa é outra grandeza vetorial, pois a velocidade de dois carros em direções opostas em uma estrada serão diferentes, mesmo que o velocímetro marque o mesmo número.
A unidade de medida no Sistema Internacional para a velocidade é o m/s. Isso se dá, pois as unidades de distância e tempo são dadas em metros e segundos, respectivamente.
visualizar.
Aceleração
A aceleração é definida como a variação da velocidade em um determinado tempo. É fácil visualizar essa grandeza como vetorial analisando dois sistemas: uma maçã caindo da árvore acelera “para baixo”, enquanto um foguete indo ao espaço acelera “para cima”.
A unidade de medida no Sistema Internacional para a aceleração é o metro por segundo ao quadrado, m/s².
Como calcular as grandezas vetoriais?
Ao contrário das grandezas escalares, o cálculo para grandezas vetoriais não é dado apenas pela soma direta de seus módulos. A soma vetorial é obtida usando trigonometria, a partir da lei dos cossenos, ou seja, o ângulo entre eles é importante.
Caso o ângulo entre os vetores seja de 90º, voltamos ao teorema de Pitágoras e o cálculo se torna simples. Porém, sempre que for resolver um exercício, vale a pena desenhar os vetores e ver como será o vetor resultante dessa soma!
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Fazer resumos e mapas mentais da parte conceitual da matéria ajuda a ter um material próprio, sob medida, para a consulta enquanto os exercícios são resolvidos. Para fixar o conteúdo e seu conceito, resolva exercícios do Enem e de vestibulares.
Falando em exercícios, dê uma olhada em como esse assunto é cobrado em questões de vestibulares e se prepare para o Enem 2022!
(UFPR 2021) O texto a seguir é referência para a questão.
Em todas as questões, as medições são feitas por um referencial inercial.
O módulo da aceleração gravitacional é representado por g. Onde for necessário, use g = 10 m/s² para o módulo da aceleração gravitacional.
Na representação de grandezas físicas, são utilizados diferentes sistemas de unidades, sendo que o SI (Sistema Internacional de Unidades) é o sistema padrão utilizado pela comunidade científica.
Uma unidade básica do SI, a unidade de medida do comprimento, é:
a) a milha.
b) o metro.
c) o pé.
d) a polegada.
e) a jarda.
A resposta desse exercício é a letra b) o metro. Por mais que todas as outras unidades de medida sejam utilizadas para medir distâncias e comprimentos, no Sistema Internacional a sua unidade é o metro.
Agora é com você!
Inclua o estudo de grandezas físicas vetoriais no seu cronograma e prepare-se para o vestibular. Com isso, o sonho de estudar em uma faculdade ficará mais próximo!
Gostou de saber sobre grandezas físicas vetoriais e quer investir no seu futuro? Então inscreva-se agora no nosso vestibular online!