Estudar História é, sem dúvidas, uma grande viagem. Nos próximos minutos, você conhecerá um dos temas mais importantes para a história dos Estados Unidos da América: a Guerra de Secessão. Mas não se engane: esse é um capítulo fundamental não apenas para os norte-americanos, mas para todos nós!
Os eventos da Guerra de Secessão trouxeram consequências para todo o mundo, trazendo reflexão sobre um tema importante: a escravidão. Assunto este que, como sabemos, é pauta até os dias atuais.
Quer saber mais sobre essa guerra? Por que ela aconteceu? Quem foi o vencedor? Tire essas e outras dúvidas aqui com a gente!
O que foi a Guerra de Secessão?
Também chamada de Guerra Civil Americana, a Guerra de Secessão é um conflito marcado pelo embate entre as regiões sul e norte dos Estados Unidos da América. É tido como um dos principais eventos bélicos da história norte-americana, com muitas mortes e devastação.
Onde e quando ela ocorreu?
Aconteceu nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 e 1865.
Por que a disputa aconteceu?
A Guerra de Secessão se inicia antes mesmo do conflito começar. As regiões Sul e Norte dos EUA, desde muito antes, já tinham interesses bem diferentes, tanto nos âmbitos cultural e econômico, quanto na área política.
O Norte, por ter sido uma colônia de povoamento da Inglaterra, era mais industrializado e rico economicamente. O Sul, por sua vez, foi historicamente destinado às plantações e extrações, o que fez com que ficasse menos modernizado e, consequentemente, menos bem-sucedido financeiramente.
Essa estruturação perdurou por muitos anos na história norte-americana, o que fez com que a escravidão fosse um “bom negócio” para os grandes latifundiários do Sul. O Norte, por sua vez, seguia a tendência abolicionista mundial e queria a libertação dos escravos.
Então, a guerra aconteceu por conta da divergência de opiniões sobre a questão da escravatura. A gota d’água foi a eleição de Abraham Lincoln, abolicionista, como presidente dos EUA.
Quem venceu?
Embora o Sul tenha iniciado vitorioso, conquistando muitas batalhas, a vitória final foi da região Norte dos EUA.
Os motivos para isso são:
- a dificuldade do Sul em encontrar apoio de outras nações, que estavam vivendo um momento abolicionista;
- a implementação de bloqueios econômicos ao Sul (pelo presidente), que fez com que a economia sulista quebrasse, entre outros.
Quais foram as consequências dessa guerra?
As principais consequências dessa guerra foram:
- alto saldo de mortos, com cerca de 600 mil óbitos;
- destruição da economia do Sul;
- fortalecimento da economia e do poder do Norte;
- abolição da escravidão nos Estados Unidos (com a 13ª Emenda Constitucional).
Como estudar esse tema?
O estudo da Guerra de Secessão envolve compreender o fatos e realizar muitos exercícios. Além disso, assistir filmes de guerra sobre esse evento pode ser uma boa alternativa. Algumas opções são:
- Adoráveis Mulheres (2019);
- A glória de um covarde (1951);
- Cold Mountain (2003);
- Gangues de Nova Iorque (2002);
- Lincoln (2012);
- … E o Vento Levou (1939).
Vale lembrar que esse tema também é um ótimo assunto para ser abordado em uma redação sobre racismo. A segregação racial norte-americana foi muito presente nessa época, com o ápice da Ku Klux Klan, organização que perseguia os negros.
Como a Guerra de Secessão pode ser cobrada no Enem?
Agora, veremos um exemplo de como essa disputa pode ser cobrada no Enem ou em qualquer outro vestibular. Vamos lá?
(Fuvest) Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas:
a) abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social;
b) inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam;
c) arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos;
d) desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte;
e) recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.
Resposta: letra b.
Agora é com você!
Agora que você já conhece a Guerra de Secessão e sabe quais foram as suas consequências, resolva muitas questões sobre o tema a fim de não só fixar o conteúdo, mas também revisar tudo ao longo da sua preparação para o Enem. Não marque bobeira!
Como vimos, você também pode usar esse tema nas suas produções de texto! Então, aproveite e faça o download do nosso e-book “Redação para o Enem e os vestibulares: leia e arrase na redação!”