O estudo da Literatura é muito complexo. Afinal, essa é uma arte presente em boa parte da história da humanidade, trazendo características únicas nos movimentos literários a partir das características das épocas representadas nos textos.
Por isso, devemos estudar os movimentos de forma ampla, compreendendo os seus detalhes e o contexto histórico em que estavam inseridos. Assim, é mais fácil entender o conteúdo e mandar bem no vestibular!
Pensando nisso, preparamos um artigo para ajudá-lo a compreender o que é Classicismo, quais são as suas características e como ele é cobrado nas provas. Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas!
O que foi o Classicismo?
Foi um movimento artístico e literário que aconteceu nos séculos XV e XVI, no contexto histórico do Renascimento Europeu. O seu foco era retomar temas e a estética da Antiguidade Clássica, ou seja, o “estilo” de arte feito em civilizações como a Roma e a Grécia Antigas.
Quando e onde surgiu o Classicismo?
Para mandar bem em provas como a de Literatura no Enem, é fundamental que você saiba mais do que a definição de um movimento literário. A contextualização também é fundamental!
Como dito, o Classicismo nasceu durante o Renascimento Cultural, entre os séculos XV e XVI. O palco para esse nascimento foi a Europa. Entre os temas abordados, podemos citar as Grandes Navegações e a inspiração na Mitologia Grega.
O que você precisa saber sobre o Classicismo para o Enem?
Agora, veja o que você precisa saber sobre o tema para arrasar na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias!
Conheça as suas características
O primeiro passo para estudar esse conceito é prestar atenção às suas características. De modo geral, as obras do Classicismo são pautadas em:
- racionalismo;
- antropocentrismo (o homem no centro de tudo);
- busca pelo belo e pela perfeição;
- abordagem de temas universais;
- inserção do pensamento humanista.
Na Literatura, a poesia traz rimas perfeitas, estrutura fixa (sem muito espaço para experimentações) e poemas conhecidos como sonetos.
Os sonetos são poemas com quatro estrofes. Duas delas são quartetos (ou seja, têm quatro versos) e duas, tercetos (com três versos). Eles também são decassílabos, ou seja: cada verso tem exatamente 10 sílabas poéticas (que têm mais a ver com o som do que com a separação silábica a qual estamos acostumados).
Saiba quais são os autores mais cobrados nos vestibulares
Outra dica é estudar os autores mais cobrados do período. Alguns nomes de destaque são:
- Luís de Camões – Os Lusíadas;
- Sá de Miranda – Poesias;
- Miguel de Cervantes – Dom Quixote;
- Dante Alighieri – A Divina Comédia;
- Giovanni Boccacio – Decamerão.
Como o Classicismo é cobrado nas provas?
Agora, veja um exemplo de como esse assunto é cobrado nos vestibulares de todo o Brasil!
(EsPCEx) Em relação ao Classicismo, que se desenvolveu durante o século XVI, marque a alternativa correta.
a) esse movimento literário possibilita a expressão da condição individual, da riqueza interior do ser humano que se defronta com sua inadequação à realidade;
b) a poesia dessa época adota convenções do bucolismo como expressão de um sentimento de valorização do ser humano;
c) os poetas pertencentes a esse período literário perseguiam uma expressão equilibrada, sóbria, capaz de transmitir o domínio que a razão exercia sobre a emoção individual, colocando o homem como centro de todas as coisas;
d) os autores dessa estética literária procuraram retratar a vida como é e não como deveria ou poderia ser. Perseguem a precisão nas descrições, principalmente pela harmonização de detalhes que, somados, reforçam a impressão de realidade;
e) a poesia desse período passa a ser considerada um esforço de captação e fixação das sutis sensações produzidas pela investigação do mundo interior de cada um e de suas relações com o mundo exterior.
Resposta: letra c.
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre o Classicismo? Agora, chegou o momento de incluir esse tema no seu cronograma de estudos. Seguir a cronologia dos movimentos literários é importante para que você possa entender a progressão e evolução da arte literária.
Quer uma ajudinha para começar a estudar? Baixe o e-book “Como organizar os estudos para o Enem“!