Mandar bem em Física é o sonho de muitos vestibulandos. Afinal, essa é uma das matérias mais desafiadoras da escola. Se esse é o seu caso, fique tranquilo: estamos aqui para ajudar e mostrar que essa matéria não é nenhum bicho de sete cabeças.
Hoje, falaremos sobre um tema muito importante para as provas, o empuxo. Ele faz parte do estudo da Hidrostática, ou seja, uma divisão da Física que fala sobre como os corpos se comportam em meio líquido.
Então, continue a leitura e descubra quais são os principais conceitos do empuxo em física. Ao fim do texto, passaremos um exercício para que você entenda como esse tema é cobrado nos vestibulares. Vamos lá!
O que é empuxo?
O empuxo representa a força exercida por um líquido em um corpo. A ela, é também dado o nome de Princípio de Arquimedes.
Para entender melhor, imagine o seguinte cenário. Se quiser, pode fazer o teste aí em sua casa!
Visualize um copo com uma certa quantidade de água. Agora, pegue uma bolinha de pingue-pongue e coloque na água. É bem provável que ela vá boiar, certo? Imagine, então, que você a pressiona rumo ao fundo do copo e volta a soltá-la. É exercida uma força, que faz com que a bolinha volte para a superfície.
Por conta disso, podemos dizer que o empuxo tem sempre direção vertical e para cima, mais ou menos como a força normal.
Como calcular a força do empuxo?
O cálculo do empuxo funciona como algo que já foi visto nas Leis de Newton. A fórmula é:
E = d × v × g
Sendo:
- E = empuxo;
- d = densidade do líquido estudado;
- v = volume do líquido deslocado quando o corpo é introduzido no meio;
- g = aceleração da gravidade.
Vale lembrar que o volume de líquido deslocado é igual ao volume do objeto inserido no meio, ok?
Como estudar sobre empuxo para o Enem?
Para estudar Física para o vestibular, a principal dica que podemos oferecer é: resolva muitos exercícios.
Com eles, você consegue não apenas fixar o conteúdo, mas também preencher lacunas no aprendizado. Sempre que errar um exercício, busque uma resolução comentada ou em vídeo, para entender onde está o seu erro.
Como o empuxo pode ser cobrado nas provas de vestibular?
Agora, veja um exemplo de como esse tema pode ser cobrado na prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.
(Enem 2012) Um consumidor desconfia que a balança do supermercado não está aferindo corretamente a massa dos produtos. Ao chegar em casa resolve conferir se a balança estava descalibrada. Para isso, utiliza um recipiente provido de escala volumétrica, contendo 1,0 litro d’água. Ele coloca uma porção dos legumes que comprou dentro do recipiente e observa que a água atinge a marca de 1,5 litro e também que a porção não ficara totalmente submersa, com 1/3 de seu volume fora d’água. Para concluir o teste, o consumidor, com ajuda da internet, verifica que a densidade dos legumes, em questão, é a metade da densidade da água, onde, ρágua = 1 g/cm3 . No supermercado a balança registrou a massa da porção de legumes igual a 0,500 kg (meio quilograma).
Considerando que o método adotado tenha boa precisão, o consumidor concluiu que a balança estava descalibrada e deveria ter registrado a massa da porção de legumes igual a
a) 0,073 kg;
b) 0,167 kg;
c) 0,250 kg;
d) 0,375 kg;
e) 0,750 kg.
Resposta: letra d.
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre o empuxo? Agora, é hora de fazer muitos outros exercícios sobre o tema, a fim de se tornar ainda mais experiente nesse tipo de questão. Dessa forma, elas não vão te pegar de surpresa na hora do vestibular!
Por falar nisso, como está a sua preparação para a prova? Precisa de uma ajudinha para planejar um cronograma? Então, baixe o e-book “Como organizar os estudos para o Enem“!