A Terra apresenta uma forma esférica e, por essa razão, os raios solares não incidem do mesmo modo e com a mesma intensidade em todos os pontos. Esse é um fator que determina a localização dos vários tipos de clima e a temperatura do globo.
Para identificar áreas que apresentam semelhanças na incidência de raios solares, o planeta é dividido em algumas zonas climáticas. É sobre esse tema que vamos abordar neste conteúdo. Fique ligado!
O que significa uma zona climática?
Zonas climáticas são as faixas latitudinais do globo ou regiões que demarcam a diferente maneira com que os raios solares incidem sobre a superfície terrestre. Isso condiciona a distribuição diferencial do calor.
A delimitação das zonas térmicas acontece por meio dos paralelos em que o planeta está dividido, e ocorre de maneira parecida no hemisfério sul e no hemisfério norte.
Quais são as zonas climáticas existentes?
Abaixo, você vai conhecer as zonas climáticas e as suas características. Veja!
Zona Tropical
Trata-se de uma área mais exposta ao sol, recebendo bastante iluminação por meio dos raios solares que chegam de modo perpendicular. Por consequência, a duração da noite e do dia não apresentam muitas diferenças.
Zona Temperada
Os raios solares atingem a região de modo inclinado, fazendo com que tenha temperaturas diferentes. É possível perceber que as estações do ano são bem-definidas. Além disso, os dias são mais curtos no inverno e mais longos no verão.
Zona Polar
Os dias apresentam várias durações ao longo do ano por receber os raios de sol de forma bem inclinada. O inverno marca uma estação em que algumas áreas ficam meses sem receber a luz solar, diferentemente do verão, quando os dias são prolongados.
Quais as zonas climáticas no Brasil?
Levando em conta que uma parte dos estados do Amapá, Pará, Roraima e Amazonas esteja situada acima da linha do Equador, pode-se afirmar que a maior parcela do território brasileiro se encontra entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer.
Logo, boa parte do Brasil está inserida na Zona Tropical do planeta. Por sua vez, todo o território de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, boa parte de São Paulo e do Paraná estão localizados na Zona Temperada Sul.
Como estudar zona climática para o Enem e vestibulares?
Para estudar o assunto de zonas climáticas, é fundamental ler toda a parte teórica da matéria e, depois, fazer um bom resumo. Também vale muito a pena resolver exercícios sobre o conteúdo.
Veja, abaixo, um exemplo de questão com resolução:
O território brasileiro possui uma grande variabilidade climática. Além de sofrer os mais diversos efeitos, como a maritimidade em algumas regiões, a altitude em outras, o Brasil apresenta também uma grande diversidade de climas provenientes de sua elevada extensão latitudinal. Assim, o país apresenta, por exemplo, uma região Sul mais fria e as regiões Norte e Nordeste mais quentes. Tal variação decorre do fato de o espaço brasileiro estar localizado em diferentes zonas térmicas da Terra, que são:
a) Intertropical e Glacial Antártica.
b) Temperada Norte e Temperada Sul.
c) Intertemperada e Tropical Norte.
d) Intertropical e Temperada Sul.
e) Tropical Sul e Intertropical.
A resposta correta é a letra D. Como vimos, o território brasileiro está localizado em diferentes zonas climáticas, que é a Zona Tropical (Intertropical) e Zona Temperada Sul.
Agora é com você!
Agora que já sabe o que é zona climática e a sua importância, invista no seu futuro. Estude o tema para o Enem e outros vestibulares e fique mais próximo da aprovação!
Não perca mais tempo e estude em uma boa instituição de ensino. Inscreva-se no vestibular online de uma de nossas faculdades parceiras e saia na frente!