Se você acompanha qualquer tipo de mídia, real ou ficção, então já conhece os vulcões. Em muitos casos, eles são retratados como fontes de desastres naturais, mas o vulcanismo também tem um papel importante na dinâmica da crosta terrestre, na formação de relevos e de diferentes tipos de minerais.
Quem está se planejando para fazer faculdade em geografia precisa entender bem esse fenômeno e suas repercussões. Mesmo que quando não se fala em vulcões, ainda há questões que abordam seus efeitos no mundo.
Acompanhe e entenda como se preparar para sua prova.
O que é vulcanismo?
O vulcanismo é o fenômeno que ocorre quando o magma presente no interior da Terra escapa por uma falha tectônica, junto com gases e fumaça. O vulcão, por sua vez, é um tipo de relevo formado nessas áreas onde a pressão do magma é maior e há maior chance de extravasar quando sob pressão.
Esse fenômeno ocorre geralmente em áreas próximas aos limites entre placas tectônicas, onde há maior chance de terremotos e maior chance de vazamento do magma no manto superior.
Qual é o papel do vulcanismo na formação de relevos?
A pressão do magma abaixo da superfície tem grande influência sobre a formação de diversos relevos, tanto na superfície terrestre quanto no assoalho oceânico.
Primeiro, o magma que chega à superfície eventualmente se solidifica e forma novos relevos de rocha ígnea. Essa rocha, por sua vez, pode passar por um processo de erosão, dando origem a planaltos. Nos casos em que a lava se acumula na mesma área, ocorre a formação de montanhas.
Como esse tópico aparece nos vestibulares?
O mais importante é entender como é o fenômeno do vulcanismo e como ele ocorre. A partir disso, você pode estabelecer uma relação entre a atividade vulcânica e outros fenômenos naturais, incluindo a formação de relevos.
Confira aqui uma questão para ajudar a fixar a ideia.
(FUVEST)
O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcânicas trazem novos materiais para locais próximos à superfície terrestre.
A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo:
A – é um dos poucos processos de liberação de energia interna que continuará ocorrendo indefinidamente na história evolutiva da Terra.
B – é um fenômeno tipicamente terrestre, sem paralelo em outros planetas, pelo que se conhece atualmente.
C – traz para a atmosfera materiais nos estados líquido e gasoso, tendo em vista originarem-se de todas as camadas internas da Terra.
D – ocorre quando aberturas na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e mudanças em seus estados físicos.
E – é o processo responsável pelo movimento das placas tectônicas, causando seu rompimento e o lançamento de materiais fluidos.
A resposta correta é a letra D. Esse fenômeno natural é causado pela alta pressão interna do magma sobre a crosta. Quando há algum ponto frágil na superfície próxima, essa pressão é extravasada, causando a atividade vulcânica.
Perguntas Frequentes
O primeiro é a atividade vulcânica propriamente dita, quando há o vazamento de magma para a superfície.
O segundo envolve processos associados ao vulcanismo, como a formação de fontes termais e gêiseres. Algo que acontece quando o calor proveniente do magma entra em contato com a superfície de forma mais estável.
Chile, Indonésia, Japão, Rússia e Estados Unidos são os países com maior número de vulcões ativos no mundo, formando o Círculo de Fogo do Passífico.
Quais são os efeitos positivos do vulcanismo?
A cinza vulcânica geralmente carrega uma série de componentes químicos importantes para a fertilidade do solo, como magnésio, ferro e silício.