Inteligência Artificial na Educação: Transformando Tutoria no Ensino Médio

garota discutindo matéria com robô

Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) têm contribuído para diversas áreas. Desde o mercado corporativo, passando por atividades de lazer e ainda para incentivar o aprendizado. Por isso, com a educação não seria diferente. O uso da Inteligência Artificial na Educação auxilia os alunos a contarem com planos de atividades, organização de estudos, além de ampliar o contato e o saber em tecnologias de última geração. 

No Ensino Médio, por exemplo, este contato pode beneficiar o futuro, ao interpretar minuciosamente o que cada aluno precisa, da maneira mais lógica e objetiva, seja para o momento dos estudos ou para preparação de materiais que reforcem e confirmem o aprendizado em diversas disciplinas. Vamos conhecer um pouco mais sobre o que a IA pode fazer por você?

O que é Inteligência Artificial  

A Inteligência Artificial, ou simplesmente IA, é um novo modelo que, por meio de algoritmos e redes neurais, cria ferramentas para que estas possam evoluir e realizar algumas atividades humanas de maneira autônoma. Mas tenha calma: a IA, pelo menos pelos próximos anos, não vai substituir os humanos em tudo. 

Afinal, ela ainda precisa de alguém que a “alimente” com informações básicas para que ela desenvolva algo que possa suprir a necessidade humana em diferentes afazeres. Trata-se de sistemas de aprendizado, geralmente relacionados à robótica, tecnologias de Machine Learning (do inglês Aprendizado da Máquina) que possam simular capacidades humanas. 

Além disso, a IA também oferece possibilidades de aplicações como reconhecimento de voz, segurança da informação, sentidos de visão e podem complementar o desenvolvimento motor e cognitivo de um ser humano, complementares à inteligência.

robô com símbolos digitais ao redor
Por meio de algoritmos e redes neurais, a IA é capaz de realizar atividades humanas de forma autônoma

Como a IA pode contribuir para o aprendizado

Por meio de ferramentas educacionais inovadoras tudo o que a IA oferece, pode favorecer o aprendizado, com aplicações em sistemas atualizados, que têm capacidade para analisar rapidamente milhares de dados. 

Educação Personalizada com IA 

Desta maneira, além de servir de um ótimo aliado à organização dos estudos, a IA tem o poder de auxiliar o aluno que está no Ensino Médio – de maneira particular e objetiva, a criar seu próprio ritmo de estudos e acessá-lo de diversos dispositivos. 

Por isso, é de extrema importância que o aluno tenha familiaridade com plataformas e aplicativos, para que se beneficie com os métodos de estudo, bem como com os planos de ensino, além de usar milhares de possibilidades que compreendem tanto a teoria quanto à prática.

Ensino Médio e Tecnologia

O Ensino Médio costuma ser atrelado a um período de decisão. Afinal, trata-se de um período extremamente valioso e de decisões a ser tomadas. É no Ensino Médio também, que a maioria dos alunos decide qual curso superior deseja seguir, bem como avalia as condições necessárias para a realização deste sonho. 

Atrelar o Ensino Médio e Tecnologia pode ser fundamental em tempos de Inteligência Artificial. Tudo porque, além de diversas ferramentas auxiliarem os estudos pré-vestibulares e ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), conhecer novidades e entender seu funcionamento pode colaborar com seu sucesso no mercado de trabalho e acadêmico. 

Por isso, não fique para trás: as ferramentas e tecnologias são grandes aliadas do aluno. Basta pensar o quanto elas podem auxiliar em seus estudos. Além disso, são essas ferramentas, plataformas e aplicativos que facilitam a adoção de novas práticas de aprendizado e ainda garante a familiaridade com esses softwares. 

Reforço escolar

Você já sabe que a Inteligência Artificial pode oferecer recursos personalizados de estudo, certo? Agora, você já parou para pensar o quanto a IA pode contribuir para o estímulo de sua criatividade, pensamento crítico, além de ser uma grande aliada para a identificação particular dos seus problemas escolares? 

Por meio de Algoritmos Educacionais, as ferramentas de Tutoria em IA para Educação podem otimizar seu processo de estudo e aprendizado, de acordo com a leitura daquilo que você precisa e busca para se aprimorar, servindo como aquele reforço escolar que é mais do que necessário antes dos exames, como ENEM ou ainda vestibulares. 

Quanto mais você buscar se especializar em determinado assunto, as ferramentas de IA vão te entregar aquilo que identificar mais necessário para seu aprendizado. Mais personalizado do que isso? Só se criarem uma ferramenta com seu nome! 

menino com mochila selecionando símbolos digitais
A tutoria com IA pode oferecer recursos personalizados

Chatbots Educacionais – o que são e como funcionam?

Tour pela prova do Enem


Chatbots são ferramentas que automatizam conversas. Sabe quando você acessa algum site e há um cantinho especial para conversar com o desenvolvedor de determinado produto ou serviço? É exatamente para isso que o Chatbot (ou assistente virtual) serve. Ele funciona por meio de configurações prévias que podem ser feitas, inclusive, com o uso de Inteligência Artificial

Assim, com a educação não poderia ser diferente: os Chatbots Educacionais são recursos de última geração que mudam totalmente o conceito de interação entre professores, alunos, cursos e disciplinas. Isso acontece porque os assistentes virtuais melhoram a experiência entre toda a cadeia envolvida na educação. 

Além disso, funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Ou seja: você nunca vai ficar sem resposta porque o assistente virtual não depende diretamente do contato humano para te responder. Ele é programado com uma série de modelos de perguntas e respostas e pode até te encaminhar para setores responsáveis, de acordo com sua real necessidade, sem enrolação. 

Ainda na Educação, os Chatbots podem cuidar perfeitamente de tarefas recorrentes, como organização de seminários, agenda dos professores e alunos e também contribuir para o fornecimento de informações que estão a apenas alguns cliques. Fácil, não? 

Preparatório ENEM

Já dissemos acima que, por meio da Inteligência Artificial, o aprendizado pode acontecer de maneira personalizada, não é mesmo? Entretanto, o que não contamos ainda é que você pode estabelecer regras próprias, agendamento de conteúdos e materiais a estudar, além de desenhar um cronograma que seja bem mais eficiente do que qualquer anotação.

Desta maneira, além de sua programação de estudos ficar mais fácil e organizada, você não fica com a rotina sobrecarregada e pode até ter tempo para um pouco de diversão, em um período que te cobra tanto. 

moça digitando em computador em agenda virtual
É possível agendar conteúdos e organizar materiais para estudar

IA como tutor

Parte integrante de todo processo preparatório, a tutoria pode ainda colaborar para que suas metas saiam do papel de maneira mais fácil e prática. Tudo porque, de maneira direta, se você tiver um plano de estudos tutorado, com o auxílio de uma plataforma, você consegue:

  • Resolver questões que surgiram em exercícios mais complexos, de difícil resolução;
  • Acabar com suas dúvidas sobre conceitos e aplicações destes;
  • Aprender por meio de questões e maneiras novas de estudo;
  • Obter explicações mais precisas e objetivas sobre questões pontuais;
  • Ter autonomia em seu aprendizado;
  • Usar, a seu favor, a maneira intuitiva desse novo modelo de aprendizado.

Feedback automatizado

Ter o feedback quase que imediato é outra vantagem de usar uma plataforma de tutoria IA. Além disso, isso também acontece de forma personalizada para sua necessidade. Quer ver só? Vamos supor que você tenha estudado e praticado exercícios, mas não tem certeza de que estes estejam certos. 

Um Tutor por IA pode te responder na hora e até te desafiar, por meio de exemplos mais efetivos, a tentar novas resoluções, mesmo que o exercício esteja correto. Além disso, você também pode contar com exercícios dedicados à avaliação do seu aprendizado. Legal, não é? 

Vale considerar isso como ferramenta de apoio, ok? Nada de se escorar em respostas prontas, porque isso não vai te ajudar nas provas, uma vez que essas respostas não estarão ao seu lado no momento. 

Plataformas de Aprendizado Inteligentes

Novos modelos mais apropriados para a educação foram criados para que tanto os alunos, quanto os professores, tenham mais acessos, visibilidade e entendimento do ensino proposto. Neste ponto, a Inteligência Artificial (IA) veio colaborar com todos e não irá embora! 

O programa de aprendizado, por exemplo, pode sempre aprender mais e, em medida mais completa, ajudar a todos nos processos necessários. Ainda vale dizer que a IA na educação facilita e muito o contato direto com a aprendizagem adaptativa, por meio de computadores, celulares e tablets. Você escolhe! 

Por exemplo: digamos que suas maiores dificuldades no Ensino Médio, estejam com as disciplinas de exatas. Assim, ao acessar plataformas de educação personalizada com IA, como a Tutor.ia do Stoodi, você pode direcionar seu aprendizado e foco nas matérias de maior dificuldade. 

E não é só isso: a ferramenta também te ajuda a mandar bem na redação, fazer exercícios de diversas disciplinas, além de oferecer simulados, vídeos e colaborar infinitamente com seu desenvolvimento, a partir de suas reais necessidades. 

Veja também: confira ferramentas que podem ajudar nos estudos!

Play videoPlay video

Vale ressaltar que a intenção da Inteligência Artificial na Educação é facilitar os processos de aprendizagem e estudo e ainda que ferramentas de IA possam aplicar o escopo deste aprendizado e facilitar a vida de milhares de professores, além de servir para todas as idades, profissões e ser atemporal. O que você está esperando para começar? Comece a usar o Tutor IA gratuitamente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados