Você, provavelmente, sabe que a Terra está puxando as pessoas para baixo. Porém, talvez ainda não saiba que as pessoas também estão puxando a Terra para cima. Por exemplo, se a Terra está puxando você para baixo com uma força gravitacional de 500 N, você está puxando a Terra para cima com uma força gravitacional de 500 N. Trata-se de uma consequência da terceira lei de Newton.
É comum nos referimos a essa lei como a lei da ação-reação, em que a força exercida é a ação, e a força experimentada como consequência, a reação. Neste post, vamos explicar a definição da Lei de Newton e mostrar exemplos práticos, bem como questões de prova (Enem e vestibulares) sobre esse assunto. Confira nosso resumo!
O que é Terceira Lei de Newton?
Se um objeto A exerce uma força sobre o objeto B, então, o objeto B deve exercer uma força de igual magnitude sobre o objeto A, mas em direção oposta. Esse é o conceito da Terceira Lei de Newton.
Há uma certa simetria na natureza por conta dessa relação de ação-reação: as forças sempre ocorrem em pares, e um corpo não pode exercer uma força sobre outro sem experimentar uma força em si. A força de reação é chamada de empuxo.
Importante: não é correto dizer que as forças de ação e reação se equilibram ou se anulam, porque as duas forças são aplicadas em corpos diferentes.
Vamos a um exemplo para ficar para fácil de entender. Um nadador empurra a parede com os pés, o que faz com que ele acelere na direção oposta à de seu empurrão. A parede exerceu uma força igual e oposta sobre o nadador devido à Terceira Lei de Newton.
Do ponto de vista da Física, dizemos que as duas forças são grandezas vetoriais (por isso, apresentam módulo, direção e sentido).
Se chamarmos a parede de A e o nadador de B, tanto a força A quanto a força B possuem mesmo módulo e a mesma direção, mas apresentam sentidos contrários. Colocando em fórmula, a terceira Lei de Newton ficaria da seguinte maneira:
FA,B| = – |FB,A|
FA,B indica a força que o corpo A faz sobre o corpo B. FB,A indica a força que o corpo B faz sobre o corpo A.
A fórmula mostra que a força que A faz sobre B é igual (em módulo) à força que B faz sobre A. O sinal negativo demonstra apenas que essas forças estão em sentidos opostos.
Em qual matéria Terceira Lei de Newton está inserida?
A Terceira Lei de Newton é um assunto visto na matéria da Física. Por outro lado, no enunciado de questões do Exame Nacional do Ensino Médio e outros vestibulares, a Terceira Lei de Newton pode ser contextualizada com assuntos de outras áreas, como Geografia e Matemática.
Isso pode confundir os estudantes, mas o segredo é atentar sempre para a pergunta feita no final do enunciado. É nesse trecho que encontra o que realmente a questão está querendo que você responda.
Exemplos práticos da aplicação da Terceira Lei de Newton
Exemplos da terceira lei de Newton são fáceis de encontrar. Veja alguns exemplos abaixo.
Exemplo 1: funcionária caminhando
Podemos ver a ação dessa lei na movimentação das pessoas. Enquanto uma funcionária caminha no corredor de um supermercado, ela exerce uma força para trás no chão. O chão, então, exerce uma força de reação para frente na funcionária, que a faz acelerar.
Exemplo 2: carro em movimento
Um carro acelera porque o solo empurra as rodas para frente em reação às rodas empurrando para trás no solo. Quando os pneus giram em uma estrada de cascalho e jogam pedras para trás, ficam ainda mais evidências de que as rodas empurram o carro para essa direção.
Exemplo 3: foguetes e outros objetos aéreos
Os foguetes sobem expelindo gás em alta velocidade. Se o foguete exerce uma grande força para trás com o gás, esse gás exerce uma grande força de reação para frente no foguete.
Da mesma forma, os helicópteros criam sustentação empurrando o ar para baixo, experimentando assim uma força de reação ascendente.
Pássaros e aviões também voam exercendo força no ar em uma direção oposta àquela de qualquer força de que precisem. As asas de um pássaro forçam o ar para baixo e para trás com o objetivo de obter sustentação e movimento para frente.
Como estudar a Terceira Lei de Newton para o Enem e vestibulares?
Se você está estudando Física para o Enem e outros vestibulares, é preciso se preparar para alguma questão sobre Terceira Lei de Newton. A seguir, separamos dicas para ajudar na preparação.
Crie um plano de estudo prático
Uma excelente dica é estudar Terceira Lei de Newton e outros assuntos da Física com base em um plano de estudos abrangente. Dê mais tempo aos assuntos que você acha difíceis e não dedique todo o tempo disponível para a teoria (leitura), pois a prática também auxilia você a alcançar um bom resultado.
Responda a questões de simulados e provas antigas
A maioria dos vestibulares brasileiros disponibiliza provas dos anos anteriores de forma online e gratuita. Inclusive, você pode acessar todas as provas anteriores do Enem no site do Governo Federal, desde a primeira edição do Exame. Uma boa dica é responder às questões como se você estivesse no dia das provas.
Questões de Terceira Lei de Newton do Enem e outros vestibulares
Vamos à prática? Confira duas questões reais sobre Terceira Lei de Newton e veja se você aprendeu mesmo esse assunto da Física. Responder a questões como essas vão contribuir com a sua preparação para o Enem 2022 e para outros vestibulares brasileiros.
Questão 1 (Enem – 2018)
Durante uma faxina, a mãe pediu que o filho a ajudasse, deslocando um móvel para mudá-lo de lugar. Para escapar da tarefa, o filho disse ter aprendido na escola que não poderia puxar o móvel, pois a Terceira Lei de Newton define que se puxar o móvel, o móvel o puxará igualmente de volta, e assim não conseguirá exercer uma força que possa colocá-lo em movimento.
Qual argumento a mãe utilizará para apontar o erro de interpretação do garoto?
a) A força de ação é aquela exercida pelo garoto.
b) A força resultante sobre o móvel é sempre nula.
c) As forças que o chão exerce sobre o garoto se anulam.
d) A força de ação é um pouco maior que a força de reação.
e) O par de forças de ação e reação não atua em um mesmo corpo.
Gabarito: Letra E
Questão 2 (UERN)
Duas esferas metálicas idênticas estão carregadas com cargas elétricas de sinais iguais e módulos diferentes e se encontram situadas no vácuo, separadas uma da outra por uma distância x. Sobre a forca elétrica, que atua em cada uma dessas esferas, tem-se que são:
a) iguais em módulo e possuem sentidos opostos.
b) iguais em módulo e possuem o mesmo sentido.
c) diferentes em módulo e possuem sentidos opostos.
d) diferentes em módulo e possuem o mesmo sentido.
Gabarito: Letra A
Agora é com você!
De modo geral, não há nada a temer quando o assunto é Terceira Lei de Newton. A relação entre força de ação e reação pode ser vista em exemplos práticos do cotidiano. Além disso, a fórmula não deixa grandes mistérios sobre os seus significados.
Você sabia que pode começar seu futuro profissional agora mesmo usando a sua nota de edições passadas do Enem? Se inscreva nas faculdades parceiras do Vestibulares!