Qual a fórmula do teorema do impulso? Confira aqui

teorema do impulso

Forças impulsivas fazem parte do nosso cotidiano. Em colisões de automóveis, por exemplo, quanto maior for o tempo de contato entre os veículos, mais seguro aquele carro é. Isso acontece porque o impulso relaciona a força aplicada ao tempo de atuação daquela força.

Esse assunto é muito cobrado na prova do Enem e em outros vestibulares. Por isso, é fundamental ficar de olho nos seus conceitos e estudar a matéria com antecedência. Quer saber mais sobre o teorema do Impulso? Então, continue a leitura!

O que é o teorema do impulso?

O teorema de impulso relaciona duas grandezas físicas vetoriais: o impulso e a quantidade de movimento

Essa relação matemática demonstra que uma força aplicada por um tempo em um corpo provoca nele uma variação em sua velocidade e, por consequência, na sua quantidade de movimento. A equação que descreve esse teorema é:

teorema do impulso

Em qual matéria o assunto está inserido?

O estudo do teorema de impulso está presente na Física, no conteúdo de Mecânica na prova do Enem. Questões que relacionam o conteúdo são encontradas no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Quais são os exemplos práticos de sua aplicação?

Já tentou empurrar alguém em um balanço? Qual é a física por trás de uma bola quicando? E aquele lance impossível em uma partida de sinuca? Todos esses são exemplos práticos sobre forças impulsivas.

Ao empurrar alguém no balanço, aplicamos uma força por algum tempo e, com isso, varia-se a velocidade com que o balanço oscila. Isso é uma prova do teorema do impulso, pois a quantidade de movimento do corpo foi alterada.

teorema do impulso

O quicar de uma bola no chão também é um exemplo prático do impulso já que, ao encostar no chão, a bola deforma por um tempo. Com isso, parte de sua energia mecânica é dissipada. Ao iniciar o movimento de subida, sua velocidade será menor do que a anterior e, portanto, atingirá uma altura menor.

Carros também usam o impulso como sistema de segurança. Os materiais dos veículos tendem a ser mais elásticos para aumentar o tempo de contato durante uma batida. Com isso, o impulso sentido pelo motorista e os passageiros é menor, ou seja, uma força total menor vai atuar sobre esses corpos, causando menos problemas.

Como estudar o teorema do impulso para o Enem e vestibulares?

Fazer resumos e mapas mentais com as partes conceituais da matéria e ter uma folha com as equações de Física são ótimas maneiras de se preparar para a resolução de exercícios. Além disso, procurar questões relacionadas com o conteúdo do Enem e outros vestibulares é importante para fixar o conhecimento.

Veja, abaixo, uma questão sobre teorema do impulso com a resolução!

Tour pela prova do Enem

[ENEM] Em qualquer obra de construção civil é fundamental a utilização de equipamentos de proteção individual, tal como capacetes. Por exemplo, a queda livre de um tijolo de massa 2,5 kg de uma altura de 5 m, cujo impacto contra um capacete pode durar até 0,5 s, resulta em uma força impulsiva média maior do que o peso do tijolo. Suponha que a aceleração gravitacional seja 10 m s−2 e que o efeito de resistência do ar seja desprezível.

A força impulsiva média gerada por esse impacto equivale ao peso de quantos tijolos iguais?

a) 2

b) 5

c) 10

d) 20

e) 50

Usando a relação entre impulso e quantidade de movimento, temos que FΔt=ΔQ. Com isso, tiramos que F*0,5=2,5*10, logo, F=50N. Usando a segunda Lei de Newton, F=m*a, temos que a força peso do tijolo é de 25N, com isso, a resposta correta é a letra A.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é o teorema do impulso, saiba que é fundamental estudar esse tema para se dar bem na prova do Enem e vestibulares. Com isso, você fica mais próximo de ingressar na faculdade dos sonhos!

teorema do impulso

Gostou do conteúdo e quer investir no seu futuro? Então, não perca mais tempo e estude em uma boa faculdade. Inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados