O que é rocha sedimentar? Aprenda de forma rápida e acerte no Enem!

rocha sedimentar

O estudo das rochas é um dos temas que mais caem no vestibular — principalmente as classificações e os métodos de formação. Esse é um tema que dialoga com vários outros pontos da geografia, como relevo e erosão. Por isso, é importante conhecer cada tipo e suas principais características, sobretudo a rocha sedimentar.

Já que é um tema tão comum em Geografia, é melhor começar a estudá-lo para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares! Acompanhe o resumo e veja como se preparar para essas questões.

O que é rocha sedimentar?

Chamamos de rocha sedimentar qualquer pedra formada a partir do acúmulo de sedimentos e de matéria orgânica, compactados ao longo do tempo.

Pense que, à medida que o tempo passa, rochas formadas a partir do magma ou outros fenômenos sofrem erosão. Isso cria poeira, areia e outros sedimentos. Tudo isso se mistura à matéria orgânica, como restos de plantas e animais, e se acumula no solo. Após anos de acúmulo, a parte mais abaixo fica tão compactada que se consolida e forma uma rocha a partir desses sedimentos.

Outro aspecto no qual você pode pensar: se uma rocha sedimentar sofre erosão, o material pode formar novas rochas sedimentares. Por isso, a maior parte das rochas encontradas na crosta da Terra é sedimentar.

E há outro ponto muito importante sobre as rochas sedimentares para a geologia. Elas servem como um marcador das várias eras que se passaram em uma região.

Pense naqueles cortes de solo ou pedras que apresentam várias camadas listradas. Cada camada conta com uma composição diferente de acordo com os sedimentos que estavam naquela região na época. Para cada camada, podemos marcar uma era geológica.

Além de tudo isso, esse também é o tipo de solo em que são encontrados fósseis. Corpos de animais podem ser facilmente cobertos por sedimentos, preservando seus ossos para análises futuras.

Tour pela prova do Enem

Como esse tópico cai no vestibular e no Enem?

Por ser um dos fundamentos, você vai ver muitas questões falando sobre o significado de rocha sedimentar nas provas de Geografia, seja de forma direta, seja de forma indireta. O mais importante é entender como elas se formam e quais são algumas das implicações desse processo.

Estas questões aqui ilustram bem como o tema é cobrado. Confira!

(Enem 2021)

Desde os primórdios da formação da crosta terrestre até os dias de hoje, as rochas formadas vêm sendo continuamente destruídas. Os produtos resultantes da destruição das rochas são transportados pela água, vento e gelo a toda superfície terrestre, acionados pelo calor e pela gravidade. Cessada a energia transportadora, são depositados nas regiões mais baixas da crosta, podendo formar pacotes rochosos.

LEINZ, V. Geologia geral. São Paulo: Editora Nacional, 1989.

As transformações na superfície terrestre, conforme descritas no texto, compõem o seguinte processo geomorfológico:

A – Ciclo sedimentar.

B – Instabilidade sísmica.

C – Intemperismo biológico.

D – Derramamento basáltico.

E – Compactação superficial.

A resposta correta é a letra A. O texto cita várias formas de erosão que ocorrem no planeta Terra e também menciona como muitos desses fenômenos levam à formação de pacotes rochosos. O ciclo sedimentar é esse processo de formação de rochas sedimentares e subsequente erosão, que ocorre repetidas vezes ao longo da história.

(UERN/2012)

As rochas fazem parte da nossa vida: da fundação de uma edificação até o seu revestimento, como em pias e mesas. Para isso, a natureza oferece uma grande variedade de rochas, cujas características físicas e químicas dependem do processo de formação. A imagem demonstra o ciclo de formação das rochas. Observe.

rocha sedimentar

(Vesentini, José William; Vlach, Vânia. Geografia Crítica, 1: O Espaço Natural e a Ação Humana. São Paulo: Ática. 2000. p. 90. Adaptado.)

Após analisar a imagem verifica-se que

A – a rocha sedimentar possui o mesmo processo físico de formação da rocha magmática, pois ambas dependem do resfriamento do magma

B – a rocha sedimentar é formada pela cimentação e compactação dos sedimentos, provenientes do desgaste de todos os tipos de rochas.

C – as rochas magmáticas são formadas pela transformação de rochas sedimentares e metamórficas em ambiente de pouca pressão.

D – a rocha metamórfica é formada pela solidificação do magma, proveniente do núcleo terrestre, cuja composição química é homogênea.

A resposta correta é a letra B. Observando o fluxograma da imagem, todas as rochas listadas se transformam em sedimentos em algum momento devido à erosão e ao transporte pelo vento e pela água. Por meio da compactação desses materiais, são formadas rochas sedimentares.

(UFRGS/2017)

Considere as afirmações abaixo, sobre os tipos de rochas encontrados na crosta terrestre.

I. Rochas ígneas, formadas pela solidificação do magma em profundidade, são chamadas de vulcânicas.

II. Rochas sedimentares são formadas a partir da deposição e da litificação de fragmentos de outras rochas da superfície terrestre que sofreram intemperismo e erosão.

III. Rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de rochas preexistentes, submetidas a grandes pressões e a grandes temperaturas.

Quais estão corretas?

A – Apenas II e III.

B – Apenas II.

C – Apenas I.

D – I, II e III.

E – Apenas III.

A resposta correta é a letra A. A crosta terrestre é a camada mais superficial do planeta, incluindo toda a área dos continentes até o fundo do oceano. As afirmativas II e III explicam corretamente o processo de formação dessas rochas. Já a afirmativa I fala sobre rochas formadas no magma profundo, mas o magma tende a se solidificar quando chega à superfície, ou a temperatura é mais baixa.

(Enem 2010)

rocha sedimentar

O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são

A – magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre.

B – sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos.

C – magmáticas, pois são as rochas mais facilmente erodidas, possibilitando a formação de tocas que foram posteriormente lacradas.

D – sedimentares, já que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão dessa área representada.

E – metamórficas, pois os animais representados precisavam estar perto de locais quentes.

A resposta correta é a letra B. Rochas sedimentares podem se formar ao redor de corpos de animais, levando à formação de fósseis.

Entender as rochas é fundamental para passar no vestibular e no Enem!

É quase certo que você vai esbarrar com o conceito de rocha sedimentar na prova de geografia no Enem. Dominar a definição ajuda a compreender várias outras questões e temas importantes da disciplina, especialmente em um campo tão amplo quanto a geologia.

Outro motivo para não dar bobeira no Enem: com a nota, dá para entrar em uma das faculdades parceiras do Vestibulares. Visite o site do Vestibulares e veja o passo a passo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados