Reaplicação do Enem: quem tem direito?

Reaplicação do Enem

De olho em conquistar aprovação no Enem, milhares de estudantes se inscrevem no Exame Nacional do Ensino Médio todos os anos. O que nem todos sabem é que, para alguns casos, existe a possibilidade de reaplicação do Enem. A alternativa foi criada com o objetivo de contornar imprevistos que impedem a realização da prova.

Entre eles, problemas de logística e questões relacionadas à saúde. Se isso é novidade para você, não se preocupe. Vamos explicar como funciona a segunda aplicação do Enem, além de mostrar quem tem direito à outra chance e um passo a passo para solicitar. Quer saber os detalhes? Então, continue a leitura até o fim!

Como funciona a reaplicação do Enem?

Dentro do Ministério da Educação (MEC), o responsável pela aplicação do Enem é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Além do exame anual que você já conhece, o órgão aplica uma segunda prova.

Ela recebe o nome de reaplicação e é destinada aos candidatos que não conseguiram fazer o exame tradicional. Disponível na versão impressa ou digital, a segunda aplicação do Enem não é a mesma prova, mas mantém o mesmo formato. Se a dúvida é quantas questões tem o Enem, saiba que são 180 questões objetivas e uma redação:

O que muda é a data. Enquanto o exame é aplicado em dois domingos, a reaplicação ocorre no meio da semana, em dois dias seguidos e, aproximadamente, um mês após a primeira aplicação. Com ela, o INEP também realiza o Enem PPL, prova dedicada às pessoas que estão privadas de liberdade.

Quem pode pedir a reaplicação do Enem?

A reaplicação da prova do Enem vale para estudantes que atendem certos pré-requisitos. Isso significa que nem todos os imprevistos dão direito à segunda aplicação. Dessa forma, após o exame tradicional, o instituto abre um prazo para os candidatos que querem solicitar a reaplicação. Pode ser tanto para os dois dias de prova quanto para um.

Lembra no início quando falamos sobre os tipos de imprevistos? Há dois motivos principais que são aceitos pelo INEP: problemas de logística e questões relacionadas à saúde. Porém, dentro dessas duas esferas, existe uma lista do que se encaixa ou não em uma solicitação para ter uma nova chance com o exame.

Problemas de logística

Entre as questões logísticas, a falta de energia elétrica pode dar o direito à reaplicação do Enem se o problema comprometer a visibilidade da prova. A ocorrência de desastres naturais também é levada em conta quando afeta a infraestrutura do local onde o exame é realizado.

Por fim, falhas no dispositivo eletrônico utilizado por candidatos que usam o leitor de tela também são tratadas como problemas de logística. Isso vale ainda para erros de execução durante a aplicação da prova, que possam causar qualquer prejuízo aos participantes.

Problemas de saúde

Quando o motivo envolve questões de saúde, há uma lista de doenças infectocontagiosas que dão aos estudantes uma nova oportunidade. São elas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, rubéola, sarampo, varicela e varíola.

Tour pela prova do Enem

Em 2020, o INEP passou a considerar a Covid-19. Assim, os inscritos que se ausentaram no dia da prova, ganharam uma segunda chance. Para isso, precisaram apresentar documentos que comprovaram o diagnóstico.

Todos os pedidos passam por análise do INEP e valem tanto para um quanto para ambos os dias de prova, a depender de cada caso. Além disso, adultos privados de liberdade e jovens que cumprem medida socioeducativa também participam da reaplicação do Enem. O exame (Enem PPL) é aplicado nas unidades prisionais e socioeducativas.

Quando acontece a reaplicação do Enem?

Na edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio, a reaplicação ocorreu nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Já o período para solicitar a chance de fazer a prova por problemas logísticos ou de saúde se estendeu de 29 de novembro a 3 de dezembro. Os resultados foram disponibilizados na Página do Participante.

Para o Enem de 2022, o INEP já divulgou a data de aplicação da prova, marcado para os dias 13 e 20 de novembro. O Enem PPL, por sua vez, será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro. Para ter mais informações sobre a próxima reaplicação e detalhes da prova, fique de olho no site do Enem para eventuais consultas.

Como solicitar a reaplicação do Enem?

Se você teve um dos imprevistos que compartilhamos ao longo do texto e precisa solicitar a reaplicação, o primeiro passo é fazer o pedido na Página do Participante. Após o login com CPF e senha no sistema gov.br, descreva o motivo que impediu a realização do exame na data em que ele foi aplicado.

No caso de doença, é preciso enviar um laudo médico em PDF, PNG ou JPG (máximo de 2MB) com seu nome e a assinatura de um profissional da saúde. O objetivo do atestado é comprovar sua condição de saúde para que você tenha direito à reaplicação. Vale para quem apresentar sintomas de Covid-19 também. O documento deve incluir:

  • nome do candidato;
  • descrição do diagnóstico médico;
  • código conforme a Classificação Internacional de Doença (CID);
  • nome e assinatura do profissional de saúde responsável, contendo seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou outro órgão competente.

A partir daí, o INEP avalia a solicitação e, se deferida, envia uma notificação pela Página do Participante. A recomendação é fazer todo o processo online e esperar pela aprovação ou reprovação do pedido pelo site. Porém, o instituto disponibiliza um telefone para entrar em contato em caso de dúvidas: 0800-616161.

Agora é a sua vez!

Se você estiver se preparando para conquistar a aprovação no Enem em 2022, é importante saber como funciona a reaplicação do Enem. Afinal, é um direito para quem passa por problemas de logística ou de saúde. Ao ter conhecimento sobre as possíveis datas de aplicação e o processo para a solicitação, fica muito mais fácil dar o próximo passo. Dessa forma, você pode se concentrar nos seus estudos para passar.

Agora que você já sabe como é a segunda aplicação do Enem, não deixe de se inscrever no vestibular online para começar sua trilha profissional quanto antes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados