Como se define o politeísmo? O que deu origem a ele?

As práticas religiosas tomaram diferentes formas ao longo da história. Hoje, muitas religiões dominantes cultuam apenas um deus, chamadas de monoteístas. Porém, em várias civilizações antigas, o mais comum era o politeísmo.

Esse termo costuma aparecer em questões de História nos vestibulares e no Enem ao tratar de civilizações antigas. Afinal, era uma grande parte de sua cultura. Acompanhe o resumo e veja como se preparar para essas questões!

O que é politeísmo?

Politeísmo é a adoração de múltiplas divindades como parte de um mesmo sistema religioso. Religiões como o cristianismo e o judaísmo pregam a existência de apenas uma divindade, enquanto outras, como a nórdica, a egípcia e a grega, têm vários deuses, cada um com suas características e funções.

Como o tema cai no vestibular?

Não é de costume ver questões diretamente sobre religião no vestibular, mas o tema ainda deve aparecer no Enem 2022 — só que direcionada ao significado cultural. Confira aqui uma questão para saber o que esperar.

Tour pela prova do Enem

(Unitau 2016)

Disponível em http://www.gks.uk.com/images/Book_of_dead.jpg Acesso em 25/08/2015.

Em relação à cultura egípcia, é possível afirmar que:

A – os egípcios acreditavam na vida pós-morte. Sua religião era politeísta e antropozoomórfica — a presença, na imagem, das divindades Anubis e Thot é exemplo disso. Seus rituais produziram muitos registros iconográficos e escritos, tal como a imagem acima, em que está representado um julgamento.

B – os egípcios eram um povo de religião politeísta. Como acreditavam na vida após a morte, investiam dinheiro para produzir registros como o da imagem acima, a fim de mostrar sua proximidade com os deuses, de maneira a convencer a todos de sua passagem para o reino dos céus. A imagem reproduz um dos rituais de culto aos deuses, teatralizado em cerimônias funerárias.

C – os egípcios eram comerciantes e conquistaram seu apogeu com a comercialização de sua produção agrícola, conforme mostra a imagem. A balança representada no registro iconográfico refere-se às trocas comerciais, e a fartura era associada à proximidade desses comerciantes com os deuses.

D – para os egípcios, a religião era fundamental. Professavam a religião politeísta e antropozoomórfica, centrada na crença de que todos eram filhos dos deuses, portanto, todos eram iguais na vida terrena. Por esse motivo, a balança presente na imagem representa esse equilíbrio social.

E – a imagem, retirada do Livro dos Mortos, refere-se aos rituais de proteção contra os demônios, representados como seres antropozoomórficos, amplamente presentes na religião monoteísta e exibidos na ilustração. Os egípcios acreditavam que esses seres apareciam durante o julgamento realizado após a morte.

A resposta correta é a letra A. Uma crença central no Egito antigo era de que as almas eram julgadas por Anúbis, deus dos mortos, que pesava seu coração contra uma pena. Cada figura divina apresenta suas próprias funções práticas e culturais na mitologia.

E aí, já está com tudo pronto para se sair bem no Enem?

O politeísmo já foi a norma em várias culturas e religiões, sendo uma parte importante da cultura de muitas civilizações importantes. Conhecer esse conceito é fundamental para compreender como essas culturas atuavam e responder bem no vestibular ou Enem, combinado?

Quer mais uma ajudinha para entrar no curso dos seus sonhos? Então, entre no site Vestibulares e faça a inscrição agora mesmo! Você também pode usar sua nota no Enem para conseguir vaga em uma de nossas faculdades parceiras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.6 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados