O que é par ordenado? Veja exemplos para o Enem

par ordenado

Gosta de Matemática ou faz parte do time de pessoas que tem certa dificuldade no assunto? Independentemente de qual seja a sua resposta, é indispensável focar bastante o aprendizado dessa matéria na sua preparação para o vestibular.

Nesse processo de aprendizado de Matemática, a palavra-chave é base. Os conteúdos básicos são aqueles que você deve conhecer e treinar até ficar bem craque no assunto. Um deles é o conceito de par ordenado, tema da nossa conversa!

E então, quer saber mais sobre o assunto e entender, de uma vez por todas, o que são os pares ordenados? Vem com a gente! Vamos contar tudo sobre o tema e também trazer um exemplo de exercício que já apareceu em uma edição do Enem. Boa leitura!

O que é plano cartesiano?

Conhecer o plano cartesiano é um dos primeiros passos para que você vá bem na prova de Matemática e suas Tecnologias.

Como o nome já diz, ele é um gráfico representado em uma figura plana, de duas dimensões. É composto por duas retas perpendiculares entre si, ou seja, que formam um ângulo reto (90º).

A reta horizontal é chamada de abcissa e representada pela letra x. A vertical, por sua vez, recebe o nome de ordenada e é representada pelo y.

O que é par ordenado?

Já jogou batalha naval? Ou xadrez? Esses jogos são uma boa representação do que é um plano cartesiano e, claro, os pares ordenados.

Cada reta (tanto a abcissa quanto a ordenada) é dividida em espacinhos numerados. O par ordenado é, portanto, a representação numérica do encontro entre eles.

Não ficou claro? Veja o exemplo abaixo:

Nesse caso, o par ordenado é representado por (1;4).

Quais são os conhecimentos necessários para encontrar o par ordenado?

Para encontrar os pares ordenados, você só precisa entender os conceitos de abcissa e ordenada.

No entanto, esse simples detalhe é utilizado para vários assuntos da Matemática (como as funções matemáticas), da Física (como os vetores) e até mesmo de outras matérias. A leitura de gráficos tem tudo a ver com esse tema!

Tour pela prova do Enem

Como esse assunto pode ser visto no Enem?

Agora, é a hora de vermos um exemplo de questão sobre esse assunto. Afinal, é imprescindível que você saiba o que cai no Enem! Vamos lá?

(Enem Digital 2020) O gráfico mostra o início da trajetória de um robô que parte do ponto A (2; 0), movimentando-se para cima ou para a direita, com velocidade de uma unidade de comprimento por segundo, no plano cartesiano.

O gráfico exemplifica uma trajetória desse robô durante 6 segundos.

Supondo que esse robô continue essa mesma trajetória, qual será sua coordenada, após 18 segundos de caminhada, contando o tempo a partir do ponto A?

A) (0; 18)

B) (18; 2)

C) (18; 0)

D) (14; 6)

E) (6; 14)

Resposta: letra d

Agora é com você! 

Gostou de saber mais sobre o conceito de par ordenado? Agora, estude bastante esse assunto e faça o máximo de exercícios que conseguir, sempre buscando a resolução em caso de erros.

Aproveite e confira, também, o nosso conteúdo especial sobre o caderno de Matemática e suas Tecnologias no Enem! Com ele, você aprende um montão de dicas e macetes para mandar bem nessa prova. Esperamos que goste!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.