Olimpíadas de Tóquio: o que saber para o Enem em atualidades

Olimpíadas de Tóquio

As Olimpíadas de Tóquio 2020 foram um evento e tanto. Os jogos foram sediados na capital japonesa em 2021, com um ano de atraso, devido à pandemia. No entanto, nem mesmo as limitações por conta das medidas de prevenção tiraram o brilho da competição.

Você sabia que esse conteúdo pode ser cobrado no vestibular ou servir como inspiração para as suas redações? É isso mesmo! Então, pensando nisso, preparamos um artigo com tudo o que você precisa guardar sobre os Jogos Olímpicos de 2020.

A seguir, veja dicas e informações que não podem ficar de fora na hora de se preparar para o Enem ou vestibulares. Boa leitura!

O que são as Olimpíadas?

Olimpíadas é o nome dado a um conjunto de competições divididas por modalidades esportivas. Ela teve origem na Grécia, na cidade de Olímpia.

Atualmente, há também as Paralimpíadas, competição destinada exclusivamente às pessoas com deficiência. Ambas as versões são televisionadas no mundo todo e atraem milhares de atletas de inúmeros todos os países.

Quais são os objetivos das Olimpíadas?

O objetivo das Olimpíadas é, principalmente, fazer com que as nações de todo o mundo interajam e vivam em paz. O espírito esportivo e o de amizade prevalecem nos Jogos Olímpicos.

No entanto, essa também é uma ótima oportunidade de valorizar o esporte e fazer com que os melhores atletas do planeta sejam condecorados com as medalhas de bronze, prata e ouro.

Por que e como as Olimpíadas de Tóquio podem ser cobradas no Enem?

Apesar de parecer um evento exclusivamente para a diversão, as Olimpíadas são superimportantes também para os vestibulares. A seguir, veremos algumas maneiras de como esse assunto pode cair nas suas provas!

Tour pela prova do Enem

Inclusão social

Inclusão social é um dos temas que mais cai no Enem. E, na Olimpíada, isso ficou bem claro com a participação massiva das mulheres e a inclusão de esportes como o skate entre as modalidades olímpicas. Esse assunto pode ser abordado em uma redação!

Importância do esporte

Ainda falando sobre a redação, é possível que o assunto da importância do esporte também apareça nessa parte da prova. Aqui, você pode mencionar a questão da inclusão, os benefícios para a saúde, o esporte como uma alternativa ao crime e à violência, entre outros temas.

Questões interdisciplinares

As Olimpíadas também podem ser cobradas em questões interdisciplinares, abordando temas como os fusos horários (que castigaram o telespectador brasileiro nessa edição), a produção de energia para a prática de esportes etc.

Quais foram as particularidades da edição de 2020?

Se você quer mandar bem na prova de atualidades no Enem, fique de olho nestes detalhes das Olimpíadas de Tóquio 2020:

  • a apresentação de Rebeca Andrade no solo, ao som de “Baile de Favela”;
  • a desistência de Simone Biles, uma das maiores ginastas de todos os tempos, a fim de cuidar da própria saúde mental;
  • as atletas afegãs, que competiram mesmo com a proibição do Talibã à prática de esportes entre as mulheres;
  • a participação de 49% de mulheres entre as atletas, um número histórico;
  • o protesto de um judoca argelino, que se recusou a competir contra um israelense, quebrando o protocolo das Olimpíadas e sendo suspenso em seguida.

Como o Brasil saiu nas Olimpíadas de Tóquio?

O saldo brasileiro nas Olimpíadas 2020 foi bem positivo. Na versão tradicional dos Jogos, o nosso país ficou em 12º lugar, com sete ouros, seis pratas e oito bronzes. Foi o melhor resultado brasileiro, superando a edição do Rio de Janeiro, em 2016. Alguns nomes de destaque são Rayssa Leal e Rebeca Andrade.

Os atletas da Paralimpíada também superaram a edição brasileira. O Brasil terminou em 7º lugar, com 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes. O grande nome brasileiro nessa versão foi Maria Carolina Santiago, da natação.

Agora é com você!

Gostou de relembrar e aprender um pouco sobre as Olimpíadas de Tóquio? Certamente, esse evento esportivo entrou para a história e vai deixar muitas saudades. Agora, é hora de estudar e aguardar a próxima edição, Paris 2024. Au revoir!

Ah não, espera aí! Antes de ir, aproveite e dê uma olhadinha em outro artigo do nosso blog, que fala sobre Medicina Esportiva. Tudo a ver com o assunto, não é? Agora sim, até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.