O que é uma religião monoteísta? Como estudar o tema?

monoteísta

As religiões surgiram há milhares de anos, e os estudos sobre o assunto não conseguem definir qual foi a primeira crença dos seres humanos. Porém, elas fizeram parte da tentativa dos povos primitivos em tentar compreender o universo ao seu redor, dando sentido à natureza, trazendo a ideia que erupções de vulcões, trovões, eclipses e outros fenômenos naturais eram causados por entidades divinas.

Até hoje os pesquisadores tentam saber se o monoteísmo foi o primeiro a surgir. Mas você sabe qual é a diferença entre monoteísmo e politeísmo? Confira o post e entenda mais sobre o significado dessa vertente religiosa!

O que é uma religião monoteísta? 

A palavra monoteísta é a junção de mónos, que em grego antigo significa único, e theos, deus. Por isso, a característica principal do monoteísmo é acreditar em apenas um Deus supremo. Em todas essas crenças, a entidade é onipotente, onipresente e onisciente.

Contudo, essas crenças podem apresentar características diferentes umas das outras. Em algumas, o Deus seria algo impessoal e que não interfere na vida humana, ou que o próprio universo é a personificação de Deus. Ou seja, as religiões monoteístas abrangem uma grande quantidade de visões e seu estudo é muito rico.

Em qual matéria está inserido?

O estudo das religiões é multidisciplinar. Historiadores, antropólogos, sociólogos, filósofos, teólogos e até arqueólogos usam esses conhecimentos para tentar desvendar mistérios das civilizações antigas e especular sobre a evolução do pensamento humano.

Questões sobre religiões, sejam elas mono ou politeístas, se encontram no Enem no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Tour pela prova do Enem

Quais são os exemplos práticos de sua aplicação?

Um exemplo prático de como o conhecimento de religiões ajuda a entender o que acontecia a um povo em uma determinada época é o uso da palavra em inglês antigo “tu”, ao se referir a Deus. Esse fenômeno ocorreu para dar ênfase que apenas um Deus existia naquela religião, ao contrário do politeísmo enraizado na ilha por muitos séculos.

Como estudar monoteísmo para o Enem e vestibulares? 

Muitas são as técnicas de estudo, e você deve ter as suas preferidas. Porém, fazer resumos e mapas mentais com os conceitos de cada matéria é uma boa forma de estudar a definição, porque sempre terá um material didático, feito por você, para consultar na hora de resolver os exercícios.

Falando em exercício, quer ver como o tema de religiões monoteístas é cobrado em vestibulares? Veja uma questão com o gabarito e prepare-se para o Enem 2022!

(UFC) Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que:

a) A importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado centralizado.

b) A civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do Oriente Próximo.

c) A importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.

d) Os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o Gênesis, que trata da Criação.

e) A antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.

A resposta dessa questão é a letra c. Isso porque a religião hebraica é uma das primeiras religiões monoteístas que tiveram uma grande influência no mundo, assim como a grega-romana entre as politeístas. As religiões cristãs e o islamismo partem deste ramo hebraico nos séculos seguintes!

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é monoteísmo, lembre-se de incluir o estudo desse tema no seu cronograma e esteja mais preparado para os vestibulares. Assim, o sonho de ser aprovado em uma faculdade fica mais próximo.

Gostou do conteúdo e quer investir no seu futuro? Inscreva-se no nosso vestibular online e venha estudar em uma faculdade de excelência!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados