Vestibulares agora também é

O que é mangue? Aprenda rápido e veja como cai no Enem!

mangue

A vegetação brasileira é uma das mais diversas no mundo — o que não é surpresa considerando a extensão do território. E cada um deles é lar de centenas de espécies animais e vegetais que têm um papel importante no equilíbrio ecológico. Por isso esses conteúdos aparecem quase todo ano no Exame Nacional do Ensino Médio e vestibulares.

Um bom exemplo disso é o mangue, um dos tipos de vegetação mais estudados no ensino médio e que caem em vários vestibulares. Veja nosso resumo e entenda como o tema cai em geografia do Enem.

O que é mangue?

Mangue é um tipo de vegetação característica dos manguezais, áreas alagadas, identificada principalmente pelo encontro entre água doce e do mar.

Os mangues têm um papel muito importante no equilíbrio fluvial. Essa vegetação é caracterizada sobretudo pelas suas raízes aéreas, que ficam acima do nível da água. Essa distribuição ajuda a reduzir a velocidade da água que vai em direção ao mar.

Eles também têm papel importante na alimentação. A fauna dos manguezais é extremamente rica, com muitos peixes e crustáceos, os quais representam boa parte dos frutos-do-mar extraídos.

O Brasil apresenta um dos manguezais mais extensos do mundo, estendendo-se desde o Amapá até Santa Catarina. Sua área total representa 15% de todos os manguezais do mundo.

Como consequência de sua extensão e relevância econômica, os mangues também são ambientes altamente ameaçados pela poluição e extração excessiva de recursos. É necessário desenvolver e implementar mais medidas de proteção ambiental para esses ecossistemas.

Como o tema cai no vestibular e no Enem?

Todos os anos aparecem várias questões na prova de Geografia do Enem sobre a vegetação no Brasil e sua importância para o ecossistema e seus conceitos. Algumas das mais comuns abordam as características físicas, a interação com o clima ou importância social — tudo isso junto.

Tour pela prova do Enem

Confira aqui os tipos de questões que você pode esperar no Enem 2022.

(UFV 2011)

A chegada das novas atividades econômicas, como a criação de caranguejo para o mercado, a geração de energia eólica e o turismo na comunidade Sítio Cumbé, município de Aracati, no estado do Ceará, resultou na destruição de um ecossistema local, com consequências socioambientais para a população ribeirinha, diminuindo, assim, a pesca e a coleta de mariscos.

Assinale a afirmativa CORRETA que indica o ecossistema destruído:

A – Caatinga.

B – Mangue.

C – Floresta de babaçu.

D – Recife de corais.

A resposta correta é a opção B. Essa é uma questão básica, para fixar a ideia do que é o mangue e qual é sua importância para o meio ambiente.

(Enem 2013)

O manguezal é um dos mais ricos ambientes do planeta, possui uma grande concentração de vida, sustentada por nutrientes trazidos dos rios e das folhas que caem das árvores. Por causa da quantidade de sedimentos — restos de plantas e outros organismos — misturados à água salgada, o solo dos manguezais tem aparência de lama, mas dele resulta uma floresta exuberante capaz de sobreviver naquele solo lodoso e salgado.

NASCIMENTO, M. S. V. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 3 ago. 2011.

Para viverem em ambiente tão peculiar, as plantas dos manguezais apresentam adaptações, tais como

A – folhas substituídas por espinhos, a fim de reduzir a perda de água para o ambiente.

B – folhas grossas, que caem em períodos frios, a fim de reduzir a atividade metabólica.

C – caules modificados, que armazenam água, a fim de suprir as plantas em períodos de seca.

D – raízes desenvolvidas, que penetram profundamente no solo, em busca de água.

E – raízes respiratórias ou pneumatóforos, que afloram do solo e absorvem o oxigênio diretamente do ar.

A resposta correta é a letra E. As raízes dos mangues são aéreas porque é nelas que ocorre a troca de oxigênio com a atmosfera. Se ficassem submersas, a planta sufocaria.

(UNIRIO-RJ)

Manguezal ameaçado – A construção de um aterro às margens da Linha Vermelha pode ameaçar uma das últimas áreas de manguezal da Baía de Guanabara (…)

JORNAL do Brasil, 10 set. 1999.

Os constantes aterros e os despejos de esgoto residencial e industrial são as maiores ameaças aos manguezais cariocas. Quanto à importância desse ecossistema, é correto afirmar que:

A – são verdadeiros berçários da vida marinha, pois muitos peixes e crustáceos têm, nos manguezais, o estágio inicial de sua cadeia alimentar.

B – servem de proteção às áreas de restinga, pois diminuem os processos de sedimentação marinha.

C – constituem essenciais fornecedores de enxofre para a atividade petroquímica do estado do Rio de Janeiro.

D – desempenham a função de catalisadores de oxigênio para a formação dos bancos de coral.

A resposta correta é a letra A. Manguezais são ricos em vida marinha, principalmente por serem o ponto de encontro entre a água doce e a do mar. Por isso que a biodiversidade é uma das maiores existentes em qualquer ecossistema.

(Fuvest-2000)

“Estou enfiado na lama

É um bairro sujo

Onde os urubus têm casas

E eu não tenho asas

Mas estou aqui em minha casa

Onde os urubus têm asas

Vou pintando, segurando as paredes do

mangue do meu quintal…”

Manguetown, Chico Science.

Os mangues estendem-se desde o Amapá até Santa Catarina. Esse ecossistema

I. desenvolve-se nos litorais protegidos de ondas e na desembocadura de rios.

II. apresenta somente plantas adaptadas ao excesso de luminosidade.

III. tem solo salino, pelo alagamento durante a maré cheia.

IV. é área de procriação de várias espécies pela alta porcentagem de matéria orgânica.

V. sofre degradação pela instalação de indústrias e pela urbanização.

Está correto apenas o que se afirma em.

A – I, II e III.

B – I, III, IV e V.

C – I, III e V.

D – II, III, IV e V.

A resposta correta é a letra B. Todas as afirmações sobre os mangues estão corretas, exceto a II. As copas das árvores de mangues recebem bastante luminosidade, mas há vários tipos de vegetação local que ficam na área abaixo, onde incide menos luz. Ambos são parte desse ecossistema.

E aí, tudo preparado para o Enem?

O mangue é só um dos vários tipos de vegetação do Brasil. Você não precisa decorar todos os detalhes da definição de cada tipo para passar na prova de geografia no Enem, mas é sempre uma boa ideia conhecer a fauna e flora de cada região, até para entender como ela interage com o clima e com a vida humana.

E agora, vamos pensar em como melhorar ainda mais sua formação? Dê uma olhada no site Vestibulares e veja como usar a nota do Enem para entrar numa faculdade parceira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.