Vestibulares agora também é

O que é um lençol freático e como ele funciona?

O Brasil é um dos países com mais recursos hídricos na Terra, que estão dispersos em rios, lagos, lagoas etc. Dentre os locais em que a água costuma apresentar as melhores propriedades para consumo, destaca-se o chamado lençol freático. Inclusive, muitos poços artesianos são escavados sobre esses reservatórios naturais.

Para entender melhor a definição, continue lendo e veja o resumo que preparamos!

O que é lençol freático?

É uma espécie de reservatório de água que aparece a partir do acúmulo de águas provenientes de infiltração de rios, chuvas, derretimento de neve, etc. Ele está localizado acima da camada impermeável do solo, formando a camada superior das águas localizadas no subterrâneo.

Vale destacar que o lençol freático normalmente tem entre 500 m e 1000 m (1 km) de profundidade. No entanto, existe o chamado lençol freático raso, o qual é capaz de formar até mesmo uma nascente. De qualquer modo, um reservatório do tipo está em um nível mais próximo da superfície do que outras massas de água, como rios subterrâneos.

Aliás, a profundidade varia conforme diferentes fatores, a exemplo de topografia, atributos do solo e cobertura vegetal. Também é importante mencionar que o seu volume sofre variações de acordo com o regime de chuvas (ou de outra fonte de água que o alimente) e a porosidade do solo.

Em qual matéria está inserido?

Em geral, o conceito de lençol freático é abordado no vestibular na matéria de Geografia. Já o lençol freático no Enem aparece normalmente nas questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, em que também estão os exercícios relacionados à Geografia.

Tour pela prova do Enem

Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?

É importante saber como estudar o significado de lençol freático para entender bem não só as suas características, também de que forma ele se relaciona a outros fatores, elementos e sistemas naturais. Por isso, algumas orientações são úteis:

  • faça cursinhos e, se possível, tente descobrir quando serão as aulas sobre recursos hídricos;
  • faça pesquisas na Internet sobre especificidades das massas de água subterrâneas;
  • leia livros sobre o assunto;
  • monte grupos de estudos e, em uma ou mais reuniões, tente estudar sobre a hidrografia brasileira e de outras regiões da Terra;
  • realize exercícios para medir se entendeu bem os novos conhecimentos.

Exemplo de exercício que cai na prova do Enem ou vestibular

Os lençóis freáticos podem ser abordados de maneira específica ou em correlação com outros elementos de seu entorno. Por exemplo, reforçando a importância deles para o abastecimento de rios e lagos, bem como para o consumo de água pelas pessoas.

Além disso, pode ser cobrado um entendimento da dinâmica entre esses reservatórios e a fauna e flora local. É o caso da seguinte questão do Enem 2014:

Uma região de Cerrado possui lençol freático profundo, estação seca bem marcada, grande insolação e recorrência de incêndios naturais. Cinco espécies de árvores nativas, com as características apresentadas no quadro, foram avaliadas quanto ao seu potencial para uso em projetos de reflorestamento na região.

Qual é a árvore adequada para o reflorestamento da região?

A) 1

B) 2

C) 3

D) 4

E) 5

A resposta é a alternativa B, ou seja, a árvore 2. Isso porque ela conta com revestimento de cera em suas folhas, o que reduz a perda de água. Além do mais, por ter raízes mais longas, ela terá maiores chances de alcançar e absorver a água e os sais minerais presentes no lençol freático (ou próximos a ele).

Pronto para as questões de Geografia?

É indicado buscar exemplos como o anterior para treinar os seus conhecimentos. Dessa forma, caso apareça alguma questão sobre lençol freático no Enem ou vestibular, você terá maior capacitação para respondê-la.

Se você acha que já está preparado para a prova, aproveite e faça agora a sua inscrição no vestibular!

{“@context”:”https://schema.org”,”@type”:”FAQPage”,”mainEntity”:[{“@type”:”Question”,”name”:”O que é lençol freático?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”É uma espécie de reservatório de água que aparece a partir do acúmulo de águas provenientes de infiltração de rios, chuvas, derretimento de neve, etc. “}},{“@type”:”Question”,”name”:”Em qual matéria está inserido?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Em geral, o conceito de lençol freático é abordado no vestibular na matéria de Geografia. Já o lençol freático no Enem aparece normalmente nas questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, em que também estão os exercícios relacionados à Geografia.”}},{“@type”:”Question”,”name”:”Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”faça cursinhos e, se possível, tente descobrir quando serão as aulas sobre recursos hídricos;\nfaça pesquisas na Internet sobre especificidades das massas de água subterrâneas;\nleia livros sobre o assunto;\nmonte grupos de estudos e, em uma ou mais reuniões, tente estudar sobre a hidrografia brasileira e de outras regiões da Terra;\nrealize exercícios para medir se entendeu bem os novos conhecimentos”}}]}

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.