Vestibulares agora também é

Quais são os 4 hemisférios? Como estudar esse tema?

Estudar Geografia é fundamental não só para nos darmos bem no vestibular, mas também para que a gente possa se localizar melhor no mundo. E um desses temas importantes é a questão dos hemisférios.

Quando pensamos neles, é comum acharmos que há só dois. Mas e se a gente dissesse que são, na verdade, quatro hemisférios? Você sabe quais são?

Aproveite e descubra logo abaixo, em um conteúdo especial que fizemos para que você possa aprender e, assim, garantir algumas questões extras em suas provas. Vamos lá!

O que são os 4 hemisférios?

Os quatro hemisférios são: norte, sul, leste e oeste. Os últimos também são conhecidos como ocidente (leste) e oriente (oeste). 

Essas divisões são feitas a partir de linhas imaginárias. A divisão entre os hemisférios norte e sul é feita pela Linha do Equador, enquanto o oriente e ocidente são divididos pelo Meridiano de Greenwich.

Em qual matéria eles estão inseridos?

É possível ver questões sobre os hemisférios na matéria de Geografia, mas isso não é tudo. Esses conceitos são, por exemplo, vistos também em disciplinas como Biologia e História.

Exemplos práticos de sua aplicação

Os conceitos de hemisférios são cobrados, normalmente, em questões que envolvem conhecimentos sobre os fusos horários. Outros assuntos que podem estar relacionados são biomas, movimentos da Terra, incidência de Sol/luz em determinado ponto do globo e estações do ano.

No entanto, entender bem esses termos também nos ajuda bastante em outras matérias. Afinal, quando as palavras “oriente” e “ocidente” surgirem, você terá uma noção mais ampla da localização desse ponto no mapa.

Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?

Estudar os quatro hemisférios é uma tarefa que exige o desenvolvimento de bons resumos ou mapas mentais. Eles ajudam tanto na fixação do conteúdo quanto em sua revisão.

Além disso, é interessante fazer o máximo possível de exercícios sobre esse assunto. Desta forma, você pratica, aprende e revisa tópicos importantes. E isso é válido para qualquer disciplina!

Exemplo de exercício que cai na prova do Enem ou vestibular

Agora, é hora de conferir um exemplo de exercício sobre o tema que já apareceu em um vestibular. Vamos lá?

Tour pela prova do Enem

(ENEM 2021)

Considerando as informações apresentadas, o prédio do Congresso Nacional, em Brasília, no dia 21 de junho, às 12 horas, projetará sua sombra para a direção:

a) norte;

b) sul;

c) leste;

d) oeste;

e) nordeste.

Resposta: alternativa b.

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre os quatro hemisférios? Agora, você está um passo mais próximo da conquista da sua tão sonhada vaga no vestibular. Continue estudando que, em breve, o seu nome estará na lista de aprovados!

Que tal aproveitar e dar ainda mais um passo antes de fechar essa janela? Faça a sua inscrição para o vestibular do curso dos seus sonhos e aumente as suas chances de garantir a sua aprovação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.