Ao longo da História, nos deparamos com muitos personagens bem importantes. Alguns deles são tão emblemáticos que influenciam o modo de vida da sociedade até hoje.
Isso também é válido para alguns períodos históricos, como é o caso do Helenismo. Esse é um momento de tamanha importância que os costumes e as características da época estão presentes em nosso cotidiano. E, então, que tal conhecer mais sobre esse conceito que costuma ser bem cobrado nos vestibulares? Vamos lá!
O que é o helenismo?
Alexandre, o Grande, é um dos principais personagens mencionados no comecinho do nosso bate-papo. Este conquistador ficou conhecido por montar um dos maiores Impérios já vistos, integrando povos que outrora praticamente não se comunicavam entre si.
Com suas conquistas, Alexandre promoveu um processo de expansão da cultura grega para outras regiões do mapa, fazendo com que esses conceitos fossem espalhados por várias partes da Europa e de outros continentes.
Com a sua morte, deu-se início ao Período Helenístico, que perdurou até a anexação da “Grécia Antiga” por Roma.
Em qual matéria o assunto está inserido?
Helenismo é cobrado na disciplina de História. No entanto, também pode dar as caras em questões de Filosofia ou Sociologia. Fique de olho!
Exemplos práticos de sua aplicação
O Helenismo pode facilmente ser visto em vários locais do mundo até hoje, em obras monumentais. Mas isso não é tudo, já que esse período também deixou marcas em áreas como Medicina, Matemática, Filosofia, Astronomia e muito mais.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Os melhores modos de estudar Helenismo para as provas são:
- fazer resumos;
- investir em mapas mentais;
- assistir a videoaulas.
E, claro, caprichar na resolução de exercícios. Após o domínio da teoria, separe listas para resolver e busque sempre compreender o motivo dos seus erros. É assim que a gente aprende!
Exemplo de exercício que cai na prova do Enem ou vestibular
Agora, que tal conferir um exemplo de como o Helenismo é cobrado nos vestibulares? Veja essa questão antiga e tente resolvê-la!
(UEPG/PR) Sobre a cultura helenística, assinale o que for correto.
1. As cidades foram os grandes espaços de florescimento da cultura helenística. Atenas continuou servindo de modelo às demais, tornando-se importante polo de atração internacional.
2. A expansão geográfica realizada a partir das conquistas de Alexandre possibilitou o surgimento e o desenvolvimento de outros importantes centros urbanos como Alexandria, no Egito, e Pérgamo, na Ásia Menor.
4. Um traço inovador da cultura helenística foi a intervenção direta do Estado nas atividades culturais, criando instituições que funcionaram como centros de produção cultural, escolas e museus.
8. Mesmo que a designação helenística seja usada para salientar a influência oriental na cultura grega, reconhece-se que a identidade grega prevaleceu e, posteriormente, expandiu-se pelo mundo.
16. Alexandre conseguiu consolidar um império coeso e uniforme que, pela sua estrutura, manteve-se íntegro por longo tempo.
Some os números dos itens corretos. A resposta é: 15 (01 + 02 + 04 + 08).
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre o Helenismo? Agora que você já conhece essas informações, não deixe de continuar se aprofundando no assunto e de responder muitas questões sobre o tema, tudo bem?
Aproveite, também, para fazer a sua inscrição para o vestibular! Assim, você fica ainda mais perto da vaga no curso dos seus sonhos e já pode começar a planejar o que vai fazer assim que for aprovado. Estamos torcendo por aqui, hein?