As Ciências Naturais têm como base o estudo da natureza ao nosso redor. Para isso, é necessário que alguns parâmetros possam ser medidos. Cada um deles, na Física, é chamado de grandeza física. Neste post, vamos apresentar esse conceito e quais são os seus tipos. Confira!
O que é grandeza física?
A definição de grandeza física é algo que pode ser medido. Isso é importante, pois abre a possibilidade de comparar quantitativamente essas grandezas para cada situação. Por exemplo, podemos contar quantos quilômetros separam duas cidades e, depois, comparar com a distância entre outras e inferir qual é mais longe!
Quais os tipos de grandeza física?
Existem dois tipos de grandezas físicas: as escalares e as vetoriais. As primeiras são dadas por um valor apenas, enquanto as segundas estão atreladas a um vetor, ou seja, sua direção e sentido não podem ser ignorados!
Veja, agora, alguns exemplos dessas grandezas e qual o seu tipo.
Tempo
A medida de tempo, em segundos no Sistema Internacional, é importante para várias áreas da Física e está presente no cotidiano. É uma grandeza escalar, ou seja, sua direção e seu sentido não importam.
Massa
A massa é a medida da inércia de um corpo. Quanto mais massa ele tiver, mais difícil é tirá-lo do repouso ou variar seu movimento, como acelerar seguindo a segunda lei de Newton. Essa grandeza também é escalar, por isso, não confunda massa com peso, já que a segunda é uma grandeza vetorial.
No Sistema Internacional, sua medida é em quilogramas.
Temperatura
Outra medida que sempre aparece no cotidiano. A temperatura é dada, no Sistema Internacional, em Kelvin. Conseguir medir a temperatura é muito importante, pois, assim, é possível saber quando uma pessoa está com febre, por exemplo.
Comprimento
Comprimento é uma das medidas de distância que existem na Física. Geralmente, é o tamanho em uma dimensão de um corpo, e a unidade no Sistema Internacional é o metro. Essa é mais uma das grandezas escalares.
Velocidade
A velocidade é a medida da distância percorrida pelo corpo em um determinado tempo, sendo considerada uma grandeza vetorial. Imagine que você está viajando a 60 km/h, mas para o lado errado? Isso seria péssimo!
Contudo, no Sistema Internacional, a unidade de medida para a velocidade é dada em metros por segundo. Ela pode ser confusa, já que normalmente sempre se fala em quilômetros por hora.
Existe uma maneira muito simples de fazer a conversão de uma para outra, usando um fator de 3,6. Se for passar de km/h para m/s, deve-se dividir o valor por 3,6 e multiplicar pelo mesmo valor caso queira transformar m/s para km/h.
Como estudar as grandezas físicas para o Enem e vestibulares?
Estudar Física é muito simples. Fazer resumos da parte conceitual é uma ótima maneira porque, assim, quando você for resolver exercícios, poderá consultar e tirar as suas dúvidas.
Falando em exercícios, veja esse exemplo de como o assunto é cobrado no Enem e vestibulares.
(UEA-AM-2018)
São exclusivamente grandezas vetoriais:
a) força, aceleração, tempo e temperatura.
b) deslocamento, velocidade, calor e potência.
c) período, frequência, energia e força.
d) campo elétrico, velocidade, aceleração e força.
e) aceleração, campo magnético, energia e massa.
A resposta correta é a letra d), pois velocidade, aceleração e força são grandezas facilmente vistas como vetoriais. Contudo, o campo elétrico, assim como o magnético, também são grandezas vetoriais!
Estude grandeza física para o Enem!
Agora que já sabe o que é grandeza física, prepare-se para o Enem 2022 e inclua o assunto em seu cronograma de estudos. Com isso, você vai se dar bem na prova e ficar perto de ingressar na faculdade dos sonhos!
Gostou de saber o que é grandeza física e quer investir no seu futuro? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!