Olhando a sociedade moderna, é até fácil esquecer o quanto as civilizações mudaram, como se organizavam e quais eram seus valores. Por isso que estudamos História Antiga, para lembrar e entender vários desses grupos —como é o caso dos Genos.
Você talvez tenha visto esse nome ao estudar a formação da Grécia Antiga, uma das culturas mais influentes no mundo ocidental. Acompanhe o resumo e veja como ele pode aparecer nas suas provas do Enem e vestibulares!
Quem foram os Genos?
Por definição, Genos foram uma estrutura social fechada e patriarcal, na qual seus integrantes tinham um vínculo sanguíneo.
Ela existiu até o período Homérico, que foi entre 800 e 1100 antes de cristo. Nessas sociedades, todos os bens eram compartilhados e voltados à sobrevivência do grupo. Nesse período, essa estrutura foi desaparecendo à medida que o número populacional crescia, o que deu lugar às cidades-estados gregas.
Com sua dissolução, as estruturas sociais também ficaram menos centralizadas, já que havia menos ênfase em quem tinha qual ancestral comum. Foi mais ou menos nessa época que surgiram distinções mais claras de classes sociais, como os georgóis (agricultores), os eupátridas (bem-nascidos) e os thetas (marginais).
Como esse tópico cai no vestibular e no Enem?
Mesmo para quem estuda bastante a Grécia Antiga, não é tão comum ver os Genos serem citados especificamente em muitas questões. Porém, eles podem aparecer como parte do contexto histórico da época, usados para ilustrar as mudanças sociais e econômicas que ocorreram nesse período.
Veja aqui uma questão que serve de exemplo.
(PUC-RS)
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, associe os grandes períodos da história antiga da Grécia (Coluna A) com as respectivas características sociais, políticas e culturais (Coluna B), numerando os parênteses.
Coluna A
1. Período Homérico (aproximadamente 1100 a 800 a.C.)
2. Período Arcaico (800 a 500 a.C.)
3. Período Clássico (500 a 336 a.C.)
4. Período Helenístico (336 a 146 a.C.)
Coluna B
( ) Estruturação das instituições básicas da polis.
( ) Dissolução do Genos e formação das cidades-estados.
( ) Apogeu da produção filosófica, científica e artística.
( ) Síntese entre características culturais gregas e orientais.
( ) Consolidação do sistema democrático em Atenas.
A numeração correta na Coluna B, de cima para baixo, é
A – 4 – 1 – 2 – 2 – 3
B – 1 – 2 – 3 – 4 – 3
C – 3 – 2 – 4 – 2 – 2
D – 2 – 1 – 3 – 4 – 3
E – 1 – 2 – 3 – 3 – 4
A resposta correta é a letra D. Para responder à questão, você precisa conhecer os principais períodos da história grega e quais são os eventos/características que marcaram cada uma delas. Os Genos, em particular, vieram antes do período Homérico e se desfizeram com a formação das cidades-estados.
foto-genos-2
Já está pronto para deixar sua marca no vestibular?
Os Genos são apenas um exemplo do contraste entre a antiguidade e a sociedade moderna. À medida que há mais pessoas no mundo e essas relações sociais ficam mais fragmentadas, elas dão origem a novas formas de interagir. É assim que as civilizações crescem e evoluem.
Não fique aí esperando! Visite o site Vestibulares e dê o primeiro passo agora mesmo. Você pode conseguir vaga em uma de nossas faculdades parceiras com sua nota no Enem.