Cada ser humano é único. No entanto, também somos bastante semelhantes. Como isso é possível? A resposta é bem simples: genoma! Epa, peraí, não sabe o que é isso? Então, você precisa continuar a leitura para se informar, já que esse é um tema muito importante para o vestibular.
O genoma é um conteúdo cobrado na prova de Biologia, mas também pode ser abordado de diferentes maneiras em questões de Química e até mesmo História. Por isso, fique ligado!
A seguir, você descobrirá não só o que é o genoma, mas também o seu histórico e dicas para estudá-lo para as provas. Vamos lá? Boa leitura e bom aprendizado!
O que são os genomas?
O genoma é a sequência de DNA de um ser. Ou seja: é uma espécie de “mapa” de todos os genes de seres humanos, cães, baleias, plantas e vírus.
Lembrando que os conceitos de DNA e RNA estão intimamente interligados, sendo um precursor do outro. Fique ligado!
Quais são as diferenças entre genomas e cariótipos?
O genoma é o conjunto de todos os nucleotídeos de um ser. O cariótipo, por sua vez, é o conjunto de cromossomos que um indivíduo possui.
Vamos utilizar como exemplo o ser humano. O genoma humano é composto por 23 cromossomos, que compõem as nossas células diploides. Sendo assim, o nosso cariótipo é de 46 cromossomos.
O que foi o Projeto Genoma?
O Projeto Genoma é uma iniciativa de vários países, com o objetivo de desvendar o código genético das mais diversas espécies.
O sequenciamento do genoma humano foi concluído em 2003, com precisão de mapeamento e identificação de 99,99% dos nucleotídeos.
Qual é a importância de estudar sobre o tema para o Enem?
O tema dos genomas é muito atual. Esse é um projeto extenso, que envolve a participação de cientistas dos mais variados países e que tem uma importância substancial para a Medicina e outras áreas do estudo, como a Bioquímica.
Entender o conceito do Projeto Genoma e as particularidades da Genética é essencial para que você possa resolver questões variadas, inclusive as que trazem informações de atualidades. Lembrando que esse tipo de conhecimento também pode ser uma ótima adição para a sua redação.
Como estudar sobre genomas para a prova?
A melhor forma de estudar esse tema é lendo a sua teoria, mas você também pode compreender melhor o conceito caprichando no estudo de:
- cromossomos;
- genética;
- citologia;
- divisão celular;
- evolução;
- mutação, e muito mais.
Invista na realização de resumos ou mapas mentais e faça revisões frequentes sobre esse assunto!
O que pode ser cobrado no Enem sobre o assunto?
Agora, que tal resolvermos uma questão sobre genomas que já caiu em um vestibular? Assim, você vê na prática como esse assunto é cobrado. Vamos lá?
(Enem) Um estudante relatou que o mapeamento do DNA da cevada foi quase todo concluído e seu código genético desvendado. Chamou atenção para o número de genes que compõem esse código genético e que a semente da cevada, apesar de pequena, possui um genoma mais complexo que o humano, sendo boa parte desse código constituída de sequências repetidas. Nesse contexto, o conceito de código genético está abordado de forma equivocada.
Cientificamente, esse conceito é definido como
a) trincas de nucleotídeos que codificam os aminoácidos;
b) localização de todos os genes encontrados em um genoma;
c) codificação de sequências repetidas presentes em um genoma;
d) conjunto de todos os RNAs mensageiros transcritos em um organismo;
e) todas as sequências de pares de bases presentes em um organismo.
Resposta: letra a.
Agora é com você!
Você já descobriu o que é o genoma e sabe como ele é cobrado no vestibular. Agora, aprofunde os seus estudos por meio da resolução de mais exercícios e não deixe de revisar esse conteúdo algumas vezes antes da prova!
Aproveite e confira um material que poderá ajudá-lo muito na hora do exame. Baixe o e-book “Ciências Exatas e da Terra: guia para estudar e conquistar uma boa nota” e aproveite as nossas dicas!