Dicas e recursos para estudar para o ENEM

Moça estudando com laptop

Estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio é como se preparar para uma maratona. Ou seja, não adianta estudar de última hora e muito menos ir despreparado. Quando se trata de Enem, planejamento e constância são palavras essenciais. 

Desde ler o edital, passando pelo cronograma de estudos, simulados e resumos, estudar para o Enem envolve várias etapas. Por isso, é sempre importante avaliar também as dicas e todos os recursos disponíveis para você estudar. 

Quer estar bem-preparado para o Enem e tirar uma boa nota? Veja como montar um cronograma eficaz, com técnicas de estudo comprovadas. 

Você provavelmente vai querer ver esse vídeo antes de se aprofundar no conteúdo abaixo:

@blogvestibulares 📚 Desvendando o ENEM: Dicas essenciais para mandar bem na prova! #ENEM #Educação #Estudo #DicasENEM #TikTokEducação #DicasVestibular #DicasVestibulares ♬ som original – Dicas para o vestibular!

Por que é importante tirar uma boa nota no ENEM?

Todo este esforço que terá de estudos é para ir bem no Enem. Mas para que estudar para o Exame e tirar uma boa nota? Bom, isso é importante por várias razões, já que a prova é a porta para inúmeras oportunidades. 

A primeira, sem dúvida, é o acesso à educação superior. O ENEM é o primeiro passo para o estudante ingressar nas principais universidades públicas e privadas no Brasil. Uma boa nota pode garantir a sua vaga em cursos de graduação de qualidade. Mas fora isso, o Enem ajuda a conquistar vários outros benefícios, como:

Bolsas de Estudo

Muitas universidades privadas trazem bolsas de estudo com base nas notas do ENEM para os estudantes. Então, ao tirar uma boa pontuação, bem acima da nota de corte, é possível reduzir os custos da educação superior e torná-la mais acessível.

Financiamento Estudantil

Dois programas do governo federal usam o Enem como critério de seleção. O primeiro é o ProUni (Programa Universidade Para Todos), que dá bolsas de estudos para estudantes de baixa renda de acordo com a pontuação no Exame. Além dele, o Fies (Financiamento Estudantil) também se apoia no Enem para financiar os estudos dos estudantes. 

Processos Seletivos

Além da educação superior, o ENEM é usado em processos seletivos de programas como o Ciência sem Fronteiras e o Sisu, que oferecem oportunidades de estudo no exterior ou em instituições de ensino superior brasileiras. Ainda mais, o aluno poderá entrar em um curso técnico com a nota do Enem

Portanto, tirar uma boa nota no ENEM é importante não apenas para o acesso à educação superior, mas também para criar oportunidades e abrir caminhos na educação, seja em uma universidade ou técnica. 

Moça com globo terrestre, passagens e passaporte
Programas como Ciências sem Fronteiras usam o Enem para seleção

Como os recursos oficiais me ajudam a estudar para o Enem?

Os recursos oficiais do Enem são materiais disponíveis do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e pelo MEC (Ministério da Educação). Eles ajudam os estudantes a se prepararem para o exame, sendo úteis para o seu estudo. 

O primeiro e principal recurso é o edital do ENEM, que contém informações detalhadas sobre o exame, incluindo datas, regras, conteúdo programático e orientações. Além disso, há o manual do candidato para fornecer dados sobre como funciona o ENEM, o formato das provas, critérios de avaliação e exemplos de questões. Ele ajuda a entender o que esperar no exame.

Além disso, os sites ainda disponibilizam provas anteriores, banco de questões, aulas, simulados e muito mais. Utilizar esses recursos oficiais é uma parte fundamental da preparação para o ENEM.

Qual o papel do INEP e do MEC no ENEM?

O INEP e o MEC são fundamentais para a realização do Enem, além de ajudar o estudante na preparação da prova. Vamos destacar abaixo o que cada um faz para a realização do Exame. 

O INEP é responsável por elaborar e aplicar as provas, incluindo a definição do conteúdo e o formato das questões. Além disso, o instituto cuida de toda a logística da prova, escolhendo os aplicadores, os locais de prova e a distribuição do material. 

Inclusive, o presidente do INEP, Manuel Palácios, deu uma declaração dizendo que são necessárias mudanças na forma como as questões são apresentadas.

“Você vai mostrar que tudo o que o aluno aprendeu em todas as áreas, Matemática, Ciências, se traduza na compreensão de textos mais complexos”, disse Manuel Palácios em entrevista.

E após a realização das provas, é o INEP quem a corrige, avalia as redações e divulga o resultado dos participantes e as notas de corte para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outros programas educacionais.

Enquanto isso, o MEC define as políticas educacionais em nível nacional, incluindo a importância do ENEM como critério de acesso à educação superior. O ministério também define os critérios de seleção para programas como o Sisu, ProUni e FIES.

O MEC também supervisiona e regulamenta as instituições de ensino superior, bem como os processos seletivos, para garantir a qualidade e a equidade na educação.

frente da sede do Inep
O Inep é quem elabora e aplica as provas do Enem

O que traz o manual do candidato do Enem? 

O manual do candidato do Enem traz informações sobre o exame e as orientações sobre tudo que envolve a prova. Ele deve funcionar como um guia para o aluno, desde como funciona e até o que esperar da avaliação. O manual traz:

  • Datas importantes;
  • Formato do Exame;
  • Conteúdo Programático;
  • Critérios de Avaliação da Redação;
  • Orientações de Preenchimento do Cartão de Respostas;
  • Regras do Exame;
  • Exemplos de Questões;
  • Orientações sobre Recursos;
  • Informações sobre Notas e Resultados.

Assim como o edital, o Manual do Candidato é uma leitura imprescindível para todos os participantes do ENEM. Ele vai fornecer orientações claras sobre o exame, permitindo que os candidatos se preparem de maneira adequada e evitem possíveis problemas no dia das provas.

Tela de celular com app do Enem 2023
O manual do Enem traz todos os detalhes de funcionamento e aplicação da prova

Como se preparar para o ENEM?

O grande desafio para o estudante que vai prestar o Enem é como se organizar e se preparar bem. Estudar para o Exame se torna mais fácil com um planejamento bem-feito. 

Como montar um cronograma?

Se você aprender como montar um cronograma eficaz, com certeza terá uma excelente estratégia para organizar seu tempo. Assim, conseguirá focar ainda mais nas disciplinas e alcançar seus objetivos.

Em primeiro lugar, analise seu calendário e determine quanto tempo você tem disponível para estudar a cada dia. Leve em consideração suas outras responsabilidades, como a escola, tarefas extracurriculares e compromissos pessoais.

Defina seus objetivos e inclua a quantidade de tempo que deseja dedicar a cada matéria e as metas de pontuação que deseja alcançar. Assim, você vai conseguir identificar suas prioridades. As matérias que têm mais dificuldades podem ser as principais e demandar maior tempo, por exemplo. 

Com tudo isso definido, você distribui o tempo disponível de acordo com suas prioridades. Defina quanto tempo dedicará a cada matéria todos os dias ou em cada semana. 

Tour pela prova do Enem

Mas não se esqueça de ser realista e não sobrecarregue seu cronograma. Certifique-se de que suas metas sejam alcançáveis, levando em consideração seus níveis de energia e concentração. Os benefícios de um cronograma estruturado são:

  • Organização;
  • Melhorar a produtividade;
  • Gerenciar bem o tempo;
  • Priorizar disciplinas mais difíceis;
  • Menor estresse no estudo;
  • Equilíbrio entre vida pessoal e estudos. 
Pessoa marcando cronograma com marcadores coloridos
O cronograma é uma ferramenta ótima para estudar com eficiência

Quais as técnicas de estudo?

Na hora de se debruçar nos livros, existem técnicas de estudo que podem ajudar a ser mais eficiente. Assim, o aluno irá memorizar melhor o que estudou e até tornar o processo mais divertido. 

Conheça as top 5 técnicas mais eficazes para estudar para o Enem.

Resumo e Revisão

Uma das mais tradicionais técnicas é a de resumo e revisão. Após a leitura de um texto ou aula, faça um resumo do conteúdo usando suas próprias palavras. Isso ajuda a consolidar o conhecimento. Periodicamente, revise os resumos anteriores para reforçar a memória.

Mapas Mentais

Criar mapas mentais ou esquemas visuais para organizar informações complexas também ajuda no processo de aprendizagem. Eles são úteis para estabelecer conexões entre conceitos e facilitam a visualização do conteúdo. Hoje em dia, existem vários sites que ajudam na criação de mapas mentais. 

Aprendizado Ativo

Em vez de apenas ler ou ouvir, envolva-se de forma ativa no processo de aprendizado. Faça perguntas, discuta tópicos com outras pessoas, ensine o que aprendeu ou aplique o conhecimento em exercícios práticos. Grupos de estudo nestas horas são de grande ajuda a aprender e debater os assuntos. 

Técnica Pomodoro

Esta técnica consiste em dividir seu tempo de estudo em blocos, geralmente de 25 a 30 minutos, chamados “pomodoros”. Com o bloco finalizado, faça uma pausa curta de 5 a 10 minutos. Isso ajuda a manter o foco e evitar o cansaço.

Tomates marcados com caneta preta
A técnica Pomodoro divide o tempo em blocos

Flashcards

Criar flashcards com perguntas ou conceitos-chave em um lado e as respostas no outro. Use os flashcards para testar seu conhecimento de forma rápida e regular. Eles são úteis para a memorização e deixa o aprendizado mais desafiador.

Como escolher materiais de qualidade?

Todo este processo só terá bons resultados se o aluno escolher materiais de qualidade para estudar. Além dos recursos oficiais já ditos neste texto, que são desenvolvidos para o exame e são confiáveis, existem vários outros.

Por isso, escolha livros didáticos atualizados que cubram o conteúdo programático do ENEM. Certifique-se de que eles sejam de editoras respeitáveis e tenham bons comentários. Além disso, considere se inscrever em cursos preparatórios para o ENEM. Muitas instituições oferecem aulas presenciais e online.

Com a ajuda da internet, existem várias plataformas online que oferecem cursos e recursos de estudo para o ENEM. Pesquise e escolha aquela que melhor atenda às suas necessidades.

Consulte também seus professores e especialistas em educação que podem fornecer orientações sobre os melhores materiais de estudo.

Confira 5 dicas para otimizar o tempo

Otimizar o tempo de estudos para o ENEM faz o aluno ter uma preparação eficaz. Isso ajuda a captar o conhecimento, estudar todo o conteúdo e ainda ter tempo para se divertir e não ficar estressado. Confira as 5 principais dicas:

Estabeleça um Cronograma

Como dissemos, crie um cronograma de estudos realista e consistente. Defina metas diárias ou semanais, reserve tempo para cada matéria e inclua pausas para descanso. Seguir um cronograma ajuda a manter o foco e a disciplina.

Moça anotando cronograma em calendário
É importante montar um cronograma realista para que funcione

Priorize os tópicos importantes

Identifique os tópicos que têm maior peso no ENEM ou aqueles em que você tem mais dificuldade. Dedique mais tempo a esses tópicos, mas não negligencie os outros. Uma abordagem equilibrada é importante.

Use técnicas de aprendizado 

Empregue as técnicas de estudos, elas ajudam a consolidar o conhecimento e tornam o estudo mais eficiente.

Faça simulados 

Resolva simulados ou provas anteriores do ENEM regularmente. Isso ajuda a se familiarizar com o formato das questões e a gerenciar melhor o tempo durante o exame real.

Minimize distrações

Durante o tempo de estudo, encontre um ambiente tranquilo e livre de distrações. Desligue o celular ou coloque no modo silencioso, evite redes sociais e mantenha o foco no estudo durante o tempo programado.

Rapaz mexendo em celular em folga
É essencial evitar distrações durante o estudo

Qual o impacto das notas de corte nas Universidades Brasileiras?

As notas de corte são usadas para determinar quem será aceito nos cursos das universidades públicas e privadas. Os candidatos que obtêm pontuação acima da nota de corte geralmente garantem suas vagas.

Em cursos concorridos, as notas de corte costumam ser elevadas. Isso cria um ambiente competitivo em que os candidatos precisam se esforçar para obter notas mais altas.

Esta avaliação desempenha um papel crucial na democratização do acesso à educação superior no Brasil. Elas determinam quem terá a oportunidade de frequentar uma universidade e quem não terá.

A estudante Juliana Moreau, de 17 anos, conseguiu a nota máxima na redação do Enem. Assim, ela conseguiu o sonho de passar em primeiro lugar em medicina na Universidade Federal do Sul da Bahia. 

“Ter conseguido passar no lugar que eu queria é uma sensação inexplicável. Primeiro fiquei em êxtase e agora estou com uma sensação de paz muito grande”, contou a estudante em entrevista.

Qual a importância de testar seus conhecimentos?

A autoavaliação durante o estudo para o Enem ajuda a entender qual o nível de conhecimento do aluno para a prova. Lembra quando falamos que prestar o Exame é como se preparar para uma maratona? Pois é, todo corredor sempre pratica umas provas antes de correr os 42 quilômetros. 

Por isso, faça simulados e responsa provas anteriores do Exame para testar se o seu estudo está dando certo. Faça isso periodicamente para, caso precise, traçar novas rotas e um cronograma de estudos.  

Saiba também: no Stoodi, confira como fazer revisões de Física!

Faça revisão do Enem!

Você viu que estudar para o Exame é uma tarefa que exige total dedicação do estudante. Isso envolve fazer um cronograma realista de estudos, avaliar os pontos fracos e traçar metas.

Agora, contar com material de qualidade e professores qualificados ajuda muito na hora de buscar conhecimento. Por isso, acelere sua preparação com o cronograma de revisão Enem 2023 e garanta sua vaga na turma do extensivo Enem e vestibulares 2024 da Stoodi. Clique aqui para saber mais sobre nossos planos de estudo. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados