- 1 Entendendo o ENEM e sua importância
- 2 Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ProUni: Pontes para o ensino superior
- 3 Navegando pelas notas de corte: Curso por curso
- 4 Calculadora ENEM: Seu guia para as notas necessárias
- 5 Concorrência por vaga: Preparando-se para o desafio
- 6 Como melhorar minha nota de corte?
Entendendo o ENEM e sua importância
Se você pretende fazer a prova do ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio] seja esse ano ou nos próximos, além de estudar e se preparar fisicamente para os dias de prova, você precisa entender muito bem como funcionam as Notas de Corte.
Só assim você poderá garantir a pontuação para a tão sonhada vaga no curso escolhido.
Você provavelmente vai querer ver esse vídeo antes de se aprofundar no conteúdo abaixo:
@blogvestibulares Desvende os segredos por trás da sua nota do Enem 2023! 📝🎓 Aprenda dicas práticas e estratégias inteligentes para aproveitar ao máximo sua pontuação no Enem e alcançar seus objetivos acadêmicos. 🚀💡 Esteja pronto para desbravar o caminho para a universidade dos seus sonhos! #Enem2023 #DicasEnem #Educação #FuturoAcadêmico ♬ som original – Dicas para o vestibular!
O que é o ENEM?
Criado em 1998 como forma de avaliação do ensino médio, o ENEM se tornou a maior prova do Brasil, sendo a principal forma de ingressar em uma das universidades brasileiras, o que atrai milhões de estudantes ano a ano.
Inicialmente com 63 questões mais a redação, a prova idealizada pelo MEC, Ministério da Educação, passou a valer como vestibular só em 2004, com a criação do PROUNI (Programa Universidade para Todos) e em 2009 foi reformulada com 180 questões e uma redação.
A nota do Enem é suficiente para que um estudante possa se candidatar a uma vaga em uma universidade, seja ela pública ou privada.
A importância do ENEM para universidades brasileiras
Sem dúvida a maior missão do ENEM é de democratizar a entrada dos estudantes nas faculdades, conferindo bolsas que podem ser integrais ou parciais, além de ser a principal ferramenta para concessão de cotas e para a política de expansão universitária. Afinal,após fazer a prova, os estudantes podem se inscrever em programas criados pelo governo federal para acesso ao ensino superior, como:
- Sistema de Seleção Unificada – Sisu: oferece vagas em instituições públicas de ensino superior;
- Programa Universidade para Todos – Prouni: oferece bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições particulares;
- Fundo de Financiamento Estudantil – Fies: concede financiamento sem juros em faculdades particulares.
Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ProUni: Pontes para o ensino superior
Como funciona o Sisu?
O Sisu (Sistema de Seleção Unificado) reúne vagas que são ofertadas pelas universidades públicas em todo o país, sendo sua inscrição gratuita online, aberta duas vezes ao ano, antes do início de cada período letivo.
Assim que as notas de corte são disponibilizadas aos participantes, servem como uma referência para saber se seriam selecionados para o curso desejado.
Caso a nota do aluno seja inferior a Nota de Corte, o sistema permite a troca de curso no período de inscrição.
Após o encerramento do processo, são divulgadas as listas com os nomes de todos os candidatos selecionados e as matrículas liberadas nas instituições desejadas.
Benefícios e inscrições do ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) tem como objetivo conceder bolsas de estudos em instituições privadas. Sendo também o desconto parcial ou integral.
Permitindo, dessa forma, que estudantes brasileiros que não tenham condições de pagar por seus estudos tenham acesso a um diploma de graduação.
O ProUni torna possível que milhares de estudantes que preenchem os pré -requisitos possam cursar uma universidade e investir em sua carreira.
Para participar do programa é preciso ter média de 450 pontos no último Enem, além de não zerar na redação.
Uma vez selecionados, os estudantes ficam isentos de qualquer pagamento futuro, mas além de boas notas, para serem selecionados precisam preencher aos seguintes critérios:
- ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
- ter cursado o ensino médio completo em escola privada com ou sem bolsa de estudos, ou
- ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista ou não, ou
- ser pessoa com deficiência, ou
- ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
Com exceção dos professores, os demais candidatos precisam comprovar renda de até um salário-mínimo e meio por pessoa para garantir bolsa integral e de até três salários-mínimos para a bolsa parcial.
O que são as notas de corte?
A nota de corte é simplesmente a nota mínima necessária para conseguir acesso em uma universidade para cursar seu curso desejado em uma universidade pública ou privada.
Mesmo se você for um treineiro do ENEM, também precisa ficar de olho nas notas de cortes, pois é uma forma de saber se lá na frente, na prova oficial, se conseguirá escolher o curso desejado com sua nota.
No Enem, a nota de corte pode ser utilizada em diversos programas de governo os quais já citamos anteriormente.
Como o método de correção do Enem é feito a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI), não é suficiente apenas somar erros e acertos com base no gabarito para saber qual foi a sua média final. O resultado oficial é divulgado um tempo depois no portal do Enem.
Para conferir a nota de corte no Enem, é necessário acessar os sites dos programas do governo (Sisu, Prouni e Fies), durante o período de inscrições, selecionar o curso desejado, universidade e outras informações necessárias. Assim, a plataforma informa a nota de corte e você pode compará-la com a sua nota final da última edição em que realizou o Enem.
Tendências das notas de corte nas principais universidades
Independente do curso escolhido, o desejo de todo estudante é ter um bom desempenho na prova do Enem e conseguir ingressar no ensino superior. A nota de corte funciona como um tipo de passaporte para o ensino superior.
Para se dar bem no Sisu é preciso entender que o sistema funciona como um leilão e acompanhar as divulgações das notas de cortes parciais enquanto o período de inscrições permanecem abertas, pois a classificação é alterada diariamente e é possível acompanhar a sua posição em relação aos concorrentes.
Dos 284 cursos ofertados no Brasil, Medicina continua sendo o mais requisitado com uma nota de corte de 918,40 pontos.
Entre as maiores notas de corte estão Medicina, Engenharia da Computação com 888,46 pontos, Direito com 873,47, Odontologia com 870,62 pontos e em quinto lugar, Enfermagem com 861,51 de nota de corte.
Calculadora ENEM: Seu guia para as notas necessárias
Infelizmente, não dá para calcular a nota do Enem contando os acertos nas provas. Se a ansiedade aperta e não puder esperar a divulgação das notas, você pode fazer o cálculo com a calculadora do ENEM, uma ferramenta que ajuda a ter uma noção da sua média ponderada e traçar as próximas estratégias, como se inscrever para as faculdades mais concorridas sem a necessidade do vestibular tradicional.
Ou mesmo investir seus estudos em uma determinada área de conhecimento para alcançar a nota de corte desejada.
Concorrência por vaga: Preparando-se para o desafio
A relação de candidato por vaga é uma forma de saber se o curso escolhido é mais ou menos concorrido.
Todo mundo antes de prestar o exame já tem algumas considerações de cursos e faculdades que pretende cursar, por isso é importante ficar de olho no número de candidato por vagas que cada curso e instituição para realizar uma preparação de acordo e investir nas principais áreas de conhecimento.
Conforme dito acima, medicina ainda é a primeira escolha da maior parte dos estudantes brasileiros.
Como melhorar minha nota de corte?
Se você já realizou a prova do ENEM e não conseguiu a nota que desejava, com um pouco de organização e disciplina é possível reverter a situação ao realizar uma nova prova.
Comece estudando as provas anteriores e seus erros
Entenda seus erros na prova anterior e utilize os materiais disponibilizados, como provas anteriores para treinar na área de conhecimento que você não foi tão bem como precisava.
Crie um cronograma de estudos
É muito fácil se perder no grande volume de conteúdo oferecido ao se preparar para uma prova do ENEM, somente com um cronograma que contemple todas as áreas mas que de ênfase nas suas dificuldades será possível manter a calma e os estudos em ordem.
Busque um cursinho preparatório
Mesmo que você conte com ajuda de amigos e acredite que está bem organizado, ter o apoio de um cursinho preparatório faz muita diferença e pode ser o fator decisivo para que você consiga melhorar sua nota de corte, com foto e orientações de especialistas.
Confira também: veja como desenvolver uma redação nota 1000 no Enem!