O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das provas mais importantes para os estudantes que sonham com um diploma de ensino superior. Nem todo mundo sabe disso, mas a nota do Exame, que é realizado anualmente, pode ser utilizada de diversas maneiras e em muitas instituições, não apenas nas do governo.
E o melhor de tudo: mesmo as notas anteriores do Enem podem ajudar você a entrar na faculdade e se tornar o profissional dos sonhos. Acompanhe e veja as opções!
Você provavelmente vai querer ver esse vídeo antes de se aprofundar no conteúdo abaixo:
@blogvestibulares Desvende os segredos por trás da sua nota do Enem 2023! 📝🎓 Aprenda dicas práticas e estratégias inteligentes para aproveitar ao máximo sua pontuação no Enem e alcançar seus objetivos acadêmicos. 🚀💡 Esteja pronto para desbravar o caminho para a universidade dos seus sonhos! #Enem2023 #DicasEnem #Educação #FuturoAcadêmico ♬ som original – Dicas para o vestibular!
4 maneiras de utilizar as notas anteriores do Enem
Depois de conquistar a aprovação no Enem, ou seja, ter notas maiores que 450 pontos, é hora de definir seu futuro: escolher o curso (com modalidade e turno) e em qual instituição.
As vagas em instituições do governo geralmente exigem a nota da última prova do Enem realizada. Ou seja, mesmo que você tenha ido melhor em anos anteriores, não pode utilizar a nota maior.
Entretanto, muitas instituições aceitam as notas antigas do Enem para facilitar o acesso ao ensino superior de qualidade. Veja, então, como utilizar esses dados para conquistar o diploma.
1. Substituição do vestibular
Essa é a mais comum, e muitas instituições usam o método. Assim, o candidato não precisa realizar mais uma prova de vestibular. Basta comprovar seu conhecimento com as notas do Enem, que já é um exame bastante completo e cansativo.
Assim, faculdades particulares oferecem essa opção para que os estudantes não se preocupem em estudar novamente o que já mostrou saber. Como cada instituição segue suas regras de ingresso, e muitas permitem o uso das notas do Enem das edições anteriores, a partir de 2010!
2. Desconto na faculdade
Além de conquistar a vaga no curso desejado, a nota do Enem pode ser utilizada para bolsas de estudos nas faculdades particulares. Dessa forma, é possível utilizar as notas anteriores tanto para conquistar a vaga quanto para garantir uma mensalidade muito mais baixa.
Isso porque as instituições particulares também utilizam seus vestibulares como maneira de oferecer bolsas. Substituindo essas provas pelo Enem, também é possível analisar o conhecimento e o potencial daquele aluno dentro da instituição.
Vale a pena ficar de olho, pois muitas oferecem até mesmo 100% de desconto na mensalidade. Faculdade de qualidade e de graça para você entrar no mercado de trabalho com tudo pronto para o sucesso.
3. Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)
Se você não conquistar o desconto necessário para sua realidade, não precisa se desesperar. Outra opção muito benéfica utilizada pelos estudantes é o Financiamento Estudantil do Governo Federal, popularmente chamado de FIES.
Para definir quanto do valor do curso será financiado, o governo utiliza igualmente as notas do Enem. Afinal, o Exame é nacional e também realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão federal.
Dessa forma, o governo consegue ter uma noção geral da educação brasileira e quão bem o aluno se saiu na prova nacional. É possível utilizar as notas de qualquer edição do Enem desde 2010.
4. Programa de Universidade para Todos (Prouni)
Além do Fies, outra possibilidade oferecida pelo governo federal é o Prouni, programa que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares. Ou seja, além de concorrer às bolsas da própria instituição, você também tem a chance de conquistar a bolsa do próprio governo, aceita na maioria dos lugares.
O lado bom da bolsa do Prouni é que você não precisa pagar nada depois da faculdade, já que o desconto é dado mensalmente. Isso se difere do financiamento, que você paga até quitar a dívida. Mas os juros são justos e baixos, para caber na realidade de cada pessoa.
Nesse caso, é possível utilizar a nota apenas do Enem mais recente. Ou seja, você tem o ano seguinte todo para conseguir a bolsa, não apenas no começo do ano. Não deixe a oportunidade passar. As bolsas podem ser parciais (50%) ou integrais (100% de desconto), dando a possibilidade de ensino gratuito nas melhores faculdades.
Tempo de validade das notas
Como foi possível ver, muitas instituições e programas do governo aceitam os resultados do Enem feitos a partir de 2010, pois esse foi o ano em que o método de avaliação e da própria prova passaram por mudanças significativas. Ou seja, é mais de uma década de possibilidades para você conseguir a melhor opção em cada caso.
É válido falar também que, apesar de a maior parte aceitar esse período de tempo, muitas faculdades particulares podem exigir a nota do Enem do ano anterior apenas, por acreditarem ser uma avaliação mais recente dos conhecimentos.
Então, na hora de escolher sua faculdade, fique de olho nessas regras. O FIES utiliza as notas desde 2010. Portanto, se a faculdade faz parte do programa do governo, precisa também aceitar as notas mais antigas.
Como saber a nota do Enem de anos anteriores
Quer ver se consegue uma vaga em uma faculdade? É só ver suas notas do Enem dos anos anteriores e entrar nos sites das faculdades para verificar as possibilidades. Veja como acessar o Enem antigo e ver as notas dos anos passados.
Enem de 2009 a 2014
- Acesse o sistema do Enem;
- Informe CPF e Senha;
- Se não souber essas informações, as recupere em “Consultar n.º de inscrição” e “Recuperar senha”;
- Informe o texto da imagem.
- Pronto! É só ver suas notas!
Enem de 2015 a 2021
- Acesse o sistema do Enem;
- Informe a figura indicada no sistema;
- Informe CPF e Senha;
- Se não souber essas informações, as recupere em “Consultar n.º de inscrição” e “Recuperar senha”;
- Pronto! É só ver suas notas!
Use sua nota antiga do Enem e faça faculdade!
Viu como é fácil? Depois de verificá-las, é só correr atrás dos seus sonhos e se tornar um profissional qualificado para o mercado. As oportunidades são muitas, basta escolher a ideal para o seu caso. Inclusive, nas faculdades parceiras do Vestibulares, dá para usar a nota do Enem de edições anteriores como isenção de vestibular e para obter descontos nas mensalidades.
Por isso, aproveite! Inscreva-se nas faculdades parceiras do Vestibulares com suas notas antigas do Enem. Temos polos em todo o Brasil.