O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais portas para o ensino superior. Porém, todos os anos vemos notícias de estudantes que chegam atrasados nos dias de prova e, por isso, perdem a oportunidade de realizar o exame.
Portanto, o conhecido “show dos atrasados” muitas vezes representa o adiamento do início da graduação. Você não quer passar por isso, certo? Então, veja neste post todas as informações que precisa sobre o horário do Enem e como garantir a sua pontualidade!
Como é o horário do Enem?
O horário do Enem é o mesmo todos os anos. As provas ocorrem no período da tarde, a partir das 13h30. Porém, você deve chegar ao local de prova entre as 12h e as 13h, quando ocorre o fechamento dos portões.
Veja de forma detalhada como são os horários nos dias de prova:
- 12h — abertura dos portões dos locais de prova;
- 13h — fechamento dos portões;
- 13h30 — início das provas;
- 19h — término das provas no 1º domingo;
- 19h30 — término das provas no 2º domingo.
Agora, veja como o Exame é organizado!
1º domingo
Duração total de 5 horas e 30 minutos para:
- redação (produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre temas de atualidades, com até 30 linhas);
- caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões de múltipla-escolha) — com Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
- caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões de múltipla-escolha) — com História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
2º domingo
Como você viu, o horário de saída do Enem é diferente nos dois domingos. No primeiro, há 30 minutos a mais devido à redação. No segundo, a duração total é de 5 horas para:
- caderno de Matemática e suas Tecnologias (45 questões de múltipla-escolha) — com Matemática;
- caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões de múltipla-escolha) — com Biologia, Física e Química.
Por que são definidos dessa forma?
O Enem passou a ser aplicado em dois domingos seguidos na edição de 2017. De acordo com notícia da época divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), essa decisão foi tomada após entrevista com alunos participantes do Exame.
A maior parte preferia fazer a prova em duas semanas diferentes para que a experiência não fosse tão cansativa. Anteriormente, o Enem ocorria em apenas um fim de semana, com provas nas tardes de sábado e do domingo.
Além disso, de acordo com a notícia do MEC, essa organização também atende às necessidades dos estudantes que precisam guardar o sábado por razões religiosas.
O que acontece se houver atraso no Enem?
Quem chega no local de prova após o horário de fechamento dos portões não pode mais entrar. É isso mesmo: os fiscais são orientados a não autorizar a entrada de mais ninguém. Portanto, o planejamento para chegar em tempo é fundamental.
Caso você perca a prova por atraso em apenas um dos domingos, receberá as notas somente dos cadernos respondidos. Portanto, se faltar no primeiro dia e ir no segundo, por exemplo, terá apenas as notas de Matemática e Ciências da Natureza, o que impede o candidato de usar a média do Enem daquela edição para entrar na faculdade.
Porém, lembre-se que na forma de ingresso por nota do Enem, as instituições de ensino privadas também aceitam os boletins de anos anteriores.
Como evitar o atraso nos dias de prova?
Para conquistar aprovação no Enem, os candidatos passam por meses de estudos. Porém, de pouco adianta revisar todas as matérias e, no grande dia, perder a oportunidade de realizar a prova por conta de um atraso, concorda?
Agora que você sabe qual o horário do Enem, é importante se planejar para evitar essa situação. Veja só algumas dicas para garantir sua pontualidade:
- leia bem o edital do Enem para não ter dúvidas sobre que horas a prova do Enem começa e quando os portões se fecham;
- alguns dias antes, faça o trajeto para o local de prova para conferir as melhores rotas e o tempo aproximado de deslocamento;
- leve em conta que, no dia da prova, o trânsito pode estar mais intenso devido ao número de alunos se deslocando para o local de prova;
- sabendo o tempo médio para chegar ao local e o considerando possível tráfego, planeje-se para chegar com antecedência;
- no dia anterior à prova, deixe seus pertences organizados para não ter correria, separando os materiais que deve levar, lanche, garrafa de água etc.
Como concluir a prova dentro do período estipulado?
Além dessa preocupação com o horário de chegada, o candidato tem que prestar atenção no tempo para a realização das provas. Afinal, o Exame é uma maratona: são 90 questões por dia de prova, mais a redação no primeiro domingo.
Por mais que haja tempo suficiente para todas as tarefas, parece que o relógio anda mais rápido quando precisamos de tempo, não é? Então, agora que você sabe quantas horas de Enem são para cada dia, vale a pena pensar na sua organização para realizar a prova.
Para que você tenha uma ideia, são 5 horas para realizar as provas de múltipla-escolha, o que totaliza 300 minutos a serem divididos em 90 questões (45 de cada caderno). Isso resulta em aproximadamente 3 minutos para cada pergunta.
No entanto, lembre-se de que você precisa preencher o cartão de respostas antes do horário que termina o Enem. Então, o ideal é levar menos tempo do que isso. Ainda, no primeiro dia há a redação para produzir.
Parece corrido? Então, confira algumas dicas para gerir bem o seu tempo e não perder pontos valiosos por falta de planejamento:
- no primeiro dia, comece pela redação — ela sozinha corresponde a 20% da nota final do candidato, por isso, não pode ser negligenciada. Depois de escrevê-la, responda os cadernos de questões e deixe para passá-la a limpo na folha oficial por último (com pelo menos 30 minutos antes do fim da prova). Esse intervalo ajudará a revisar seu texto com mais atenção;
- nas provas de múltipla-escolha, comece pelas suas disciplinas preferidas para adiantar as coisas, já que você deve levar mais tempo para resolver as questões em que tem mais dificuldade;
- se uma questão estiver difícil, pule sem medo. É melhor voltar nela por último, quando já tiver resolvido a maior parte dos cadernos;
- não se esqueça de preencher o gabarito do Enem, pois não há tempo adicional para ele. Uma dica é passar cada resposta para o cartão assim que terminar de resolver a questão, o que também minimiza as chances de erros no preenchimento;
- pratique antes, realizando as provas anteriores com a mesma organização de tempo que ocorre na aplicação oficial, isto é, considerando os horários de início e término da prova do Enem.
Planeje-se e garanta sua aprovação!
Agora que você já sabe como é o horário do Enem e por que é tão importante se planejar para evitar atrasos, não deixe de seguir nossas dicas. Afinal, essas questões práticas são decisivas para que você não perca sua chance de entrar na graduação utilizando a nota do Enem.
Antes de ir, inscreva-se para o vestibular online do curso e da instituição de ensino ideal para você!