O gabarito do Enem é a página de respostas de cada prova. Com ele, os alunos conseguem conferir seus erros e acertos, sendo que há o gabarito oficial, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) — o órgão responsável pela aplicação do exame —, além de gabaritos extraoficiais.
Porém, a quantidade de erros e acertos não determina o seu resultado, sabia? Isso porque, no Enem, há um sistema de correção diferente, em que as perguntas têm pesos diferentes. Quer entender melhor o que é o gabarito, para que ele serve e por que é diferente do resultado? Continue a leitura!
Qual é a diferença entre o gabarito e o resultado do Enem?
O gabarito do Enem indica quais são as alternativas corretas em cada questão das provas. Também é nesse documento que constam quais questões foram anuladas, quando há alguma. Ele é divulgado pelo Inep pouco tempo depois da aplicação das provas.
No entanto, a nota do candidato não é equivalente ao seu número de acertos, pois a teoria de resposta ao item (TRI), que é o sistema de correção do Exame, leva em conta a coerência no desempenho do candidato.
Assim, o gabarito é interessante para conferir seus acertos e até comparar com as respostas de seus colegas e amigos. Porém, só é possível saber ao certo se você foi bem quando o boletim com os resultados oficiais for divulgado.
O sistema de correção do Enem
Para conquistar a aprovação no Enem, o candidato deve ter coerência em suas respostas. Na TRI, as perguntas têm diferentes níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil. Assim, a nota é atribuída a partir de um cálculo estatístico mais complexo.
Se você acertar mais perguntas difíceis do que fáceis, o sistema “antichute” vê uma inconsistência. Afinal, quem consegue responder de forma correta a questões de maior dificuldade logicamente deveria ter acertado também as mais fáceis.
Isso leva a sua nota a cair, já que a TRI entende que há grandes chances de aqueles acertos serem meros “chutes”. A grande vantagem desse sistema é que ele ajuda a atribuir notas mais justas.
O cálculo da nota final do candidato
Agora que você já sabe como funciona o sistema de correção do Exame, pode estar se perguntando como é calculada a nota final, certo? Bem, apesar de ser útil para sanar sua curiosidade sobre quantas questões você acertou, não é possível saber qual será sua nota a partir do resultado do gabarito do Enem.
Para isso, é preciso esperar a divulgação do seu boletim final, que ocorre alguns meses depois da aplicação das provas. Em cada prova, a pontuação do candidato pode chegar até 1.000, porém, esse resultado máximo é muito raro.
Veja só como são as médias em cada prova, de acordo com o desempenho dos inscritos na edição de 2020, de acordo com o levantamento do Inep:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — média de 523,98 pontos (nota mais alta de 801,1 e nota mais baixa de 288,7);
- Matemática e suas Tecnologias — média de 520,73 pontos (nota mais alta de 975,0 e nota mais baixa de 327,1);
- Ciências Humanas e suas Tecnologias — média de 511,64 pontos (nota mais alta de 862,6 e nota mais baixa de 313,7);
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias — média de 490,39 pontos (nota mais alta de 854,8 e nota mais baixa de 323,8);
Já na redação do Enem, a média foi de 588,74 pontos. Apenas 28 participantes tiveram a tão sonhada nota 1.000.
Agora, basta fazer a média simples entre esses 5 resultados. Por exemplo, um candidato que teve pontuação média, em todas as provas, alcançou a nota final de 527,09 pontos:
- 523,98 + 520,73 + 511,64 + 490,39 + 588,74 = 2.635,48;
- 2.635,48 / 5 = 527,09.
Quando e onde o gabarito do Enem é divulgado?
O gabarito oficial do Enem sai em até 3 dias úteis após a aplicação das provas no site do Inep e no aplicativo do Exame. As datas exatas constam no calendário da edição que você vai prestar — para conferir, fique de olho no edital.
Também é por lá que você pode acessar todas as provas e gabaritos do Inep. Esse recurso é muito útil para quem está em fase de preparação para o Exame e quer utilizar as edições anteriores para fazer simulados.
Já o resultado oficial costuma ser divulgado no mês de fevereiro do ano seguinte à aplicação das provas. Você pode acessar seu boletim na Página do Participante ou no app do Enem.
O que são gabaritos extraoficiais?
Além do gabarito oficial divulgado pelo Inep — isto é, diretamente pelo órgão que elabora e aplica o Enem —, você também pode se deparar com os chamados gabaritos extraoficiais. Eles são desenvolvidos por professores, no geral, de cursos preparatórios para o Exame.
Então, são bastante confiáveis! E a vantagem é que costumam ser divulgados ainda mais rápido: no mesmo dia da aplicação da prova. Assim, se você não conseguir aguentar a ansiedade e esperar os 3 dias úteis até o gabarito do Inep, vale a pena buscar pelos extraoficiais.
Para que servem os gabaritos extraoficiais?
Assim, como o gabarito oficial, os extraoficiais servem para a conferência do candidato. Porém, também não revelam qual será a nota final, já que a TRI é mais complexa do que a simples soma de acertos, como você viu.
Onde encontrá-los?
Os gabaritos extraoficiais podem ser facilmente encontrados na internet, basta realizar uma pesquisa simples no seu buscador preferido. Se você é estudante de um curso preparatório para o Enem, pode contar também com as comunicações da sua escola.
Prepare-se para o Enem!
Diante desta leitura, você já sabe o que é o gabarito do Enem, como acessá-lo e para que serve. Como vimos, ele é interessante para conferir os acertos e comparar o desempenho com o de colegas, porém, o resultado de cada candidato é calculado por meio da TRI, que não considera somente o número de respostas marcadas corretamente.
Aproveite e inscreva-se no vestibular online para começar a sua graduação o quanto antes!