Dilatação térmica dos sólidos: resumo, fórmulas e exercícios

dilatação térmica dos sólidos

Quem nunca escutou o estalar de madeira à noite em uma casa antiga? Ou visualizou um recipiente esquentando e variando de tamanho? Esses fenômenos estão relacionados ao conceito de dilatação térmica dos sólidos. Ele pode ocorrer tanto em sólidos quanto em líquidos e em gases, cada um com suas particularidades.

E aí, ficou interessado e quer conhecer mais sobre a dilatação térmica de sólidos? Então, continue a leitura!

O que é a dilatação térmica dos sólidos?

Ao relembrar o conceito de temperatura, que consiste na velocidade média das moléculas do corpo, fica fácil perceber que, ao aumentar a energia térmica de um objeto, o mesmo dilatará.

Um jeito fácil de entender é com base em um modelo bem simples: pessoas correndo em uma sala sem uma direção definida. A cada choque com as paredes da sala, ela tenderá a se deformar, e as suas dimensões ficarão maiores.

Em sólidos, a dilatação ocorre sempre da mesma forma, ou seja, o aumento de temperatura resulta em um acréscimo nas dimensões do objeto.

dilatação térmica dos sólidos

É possível separar a dilatação térmica em três casos: a primeira é chamada dilatação linear, e funciona em apenas uma direção; a segunda é a dilatação superficial, onde a superfície do objeto estudado sofre uma mudança de tamanho; a terceira é a dilatação volumétrica, que engloba as três dimensões de uma só vez.

A equação que descreve esse comportamento é muito parecida nos três casos. A única diferença é na potência do coeficiente de dilatação térmica, linear no primeiro caso, quadrático no segundo e cúbico no terceiro. Para lembrar com facilidade, é só pensar que, para obter a área da superfície de um corpo, multiplicamos duas dimensões, e no volume, três!

Em qual matéria a dilatação térmica dos sólidos está inserida?

O assunto de dilatação térmica dos sólidos está inserido no estudo da Física, mais precisamente em Calorimetria. Questões com o conceito podem ser encontradas no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Enem.

Quais são os exemplos práticos de sua aplicação?

Se a tampa do vidro de palmito estiver difícil de abrir, é comum esquentá-la para facilitar sua saída. Isso ocorre porque o metal da tampa e o próprio vidro do recipiente têm coeficientes de dilatação diferentes e, por isso, eles ficam menos grudados.

Fios de alta tensão são colocados mais frouxos para evitar rompimentos durante a dilatação térmica. Alguns aparelhos eletrônicos usam placas bimetálicas como método de segurança ou automação de funções em circuitos elétricos.

Como estudar dilatação térmica dos sólidos para o Enem e vestibulares?

Fazer resumos e mapas mentais com a parte conceitual da matéria, além de ter à mão uma folha com as equações separadas por temas ajuda na hora de resolver questões do Enem e de outros vestibulares. Assim, é possível fixar os conteúdos, sendo uma ótima maneira de entender como as questões abordam a dilatação térmica dos sólidos.

Tour pela prova do Enem

Pensando nisso, separamos para você uma questão sobre o assunto com gabarito. Veja!

[ENEM-2014] Para a proteção contra curtos-circuitos em residências são utilizados disjuntores, compostos por duas lâminas de metais diferentes, com suas superfícies soldadas uma à outra, ou seja, uma lâmina bimetálica. Essa lâmina toca o contato elétrico, fechando o circuito e deixando a corrente elétrica passar. Quando da passagem de uma corrente superior à estipulada (limite), a lâmina se curva para um dos lados, afastando-se do contato elétrico e, assim, interrompendo o circuito. Isso ocorre porque os metais da lâmina possuem uma característica física cuja resposta é diferente para a mesma corrente elétrica que passa no circuito.

A característica física que deve ser observada para a escolha dos dois metais dessa lâmina bimetálica é o coeficiente de:

A) Dureza.

B) Elasticidade.

C) Dilatação térmica.

D) Compressibilidade.

E) Condutividade elétrica.

A resposta correta é a letra C). Isso porque, como os dois materiais têm coeficientes diferentes, assim que esquentarem, uma placa vai aumentar de tamanho mais que a outra. Como o corpo é rígido, ele tende a se curvar para manter a coesão entre os materiais.

dilatação térmica dos sólidos

Agora é com você

Agora que já sabe o que é dilatação térmica dos sólidos e a sua importância, saiba que é fundamental estudar esse conteúdo para a prova do Enem e outros vestibulares. Com isso, você fica mais perto de ingressar na faculdade dos sonhos!

Gostou do conteúdo e quer investir no seu futuro? Inscreva-se no vestibular online de uma de nossas faculdades parceiras e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados