Como encontrar cursos gratuitos para o Enem?

curso enem gratuito

Conquistar aprovação no Enem não precisa ser um “bicho de sete cabeças”. Ao entender como a prova funciona e ao saber estudar do jeito certo, é possível conseguir ótimas notas no Exame e garantir sua vaga na faculdade que quiser. O bom é que hoje em dia já existem cursos gratuitos para o Enem: assim, você consegue se preparar para a prova da melhor maneira — e sem pagar nada por isso.

Saiba mais sobre esse mundo dos cursos preparatórios para o Enem e por que fazer um!

O que são os cursos preparatórios para o Enem

São cursos criados especialmente para quem quer tirar notas altas no Enem e, assim, conquistar uma vaga na faculdade. Com um cursinho preparatório, as chances de estudar da maneira correta aumentam muito, já que são feitos por profissionais da educação que entendem da prova e dos principais tópicos que aparecem por lá.

Os cursos preparatórios, no geral, ensinam os principais assuntos abordados nas provas de maneira simples e direta. Isso ajuda no aprendizado e facilita o entendimento do que realmente é importante para o dia da prova.

Além disso, muitos deles dão dicas de estudo e de aproveitamento, para que o aluno consiga seu rendimento máximo e conquiste vaga nas melhores faculdades.

Os cursos mais conhecidos são aqueles tradicionais, feitos em escolas e redes de ensino, mas, graças à internet, hoje em dia, é possível encontrar cursos online totalmente focados no Exame Nacional de maneira gratuita ou paga. Já pensou estudar para o Enem de casa e sem pagar nada por isso? É possível!

Por que fazer um curso específico para o Enem

Para muita gente, fazer um curso específico para o Enem pode parecer bobagem… Mas isso só à primeira vista, pois a escolha é positiva por vários motivos:

  • você estuda o que realmente cai na prova do Enem;
  • consegue focar os estudos de onde e quando quiser;
  • pode priorizar as matérias com as quais tem mais dificuldade;
  • é uma ótima opção para quem já saiu da escola há mais tempo e quer relembrar os conteúdos;
  • entende como fazer a prova da melhor forma, com dicas de produtividade;
  • consegue dicas de estudo para ter mais rendimento na prova.

Os cursos gratuitos para o Enem são também a melhor opção para quem quer ir bem no Enem, mas não tem dinheiro para pagar um “cursinho tradicional” em escolas particulares e redes de ensino, que costumam custar caro e nem sempre estão focadas apenas no Exame Nacional.

Assim, mesmo quem não tem como investir nisso agora consegue estudar com qualidade e concorrer de forma justa com os outros estudantes.

Como escolher o curso ideal para você

São várias as opções de cursos preparatórios para o Enem: vídeos, e-books, documentos, listas de exercícios, alguns focados apenas na redação, outros em matemática ou em técnicas de estudos…

Confira algumas dicas e escolha a opção ideal para você!

  • Veja de que forma você prefere estudar: com vídeos ou lendo? Fazendo exercícios ou vendo a parte teórica? Entenda suas preferências na hora dos estudos e escolha a melhor opção de acordo com isso;
  • Entenda suas reais necessidades: nem sempre você precisa de um curso completo, mas, sim, um focado na suas dificuldades, como matemática ou redação;
  • Defina em que momento você estuda: a maior parte dos cursinhos gratuitos para o Enem são feitos para que o aluno estude a qualquer hora e lugar, mas alguns também oferecem aulas ao vivo para tirar dúvidas, por exemplo.

Como encontrar um cursinho para o Enem gratuito

Graças à Internet, é possível encontrar muitos cursos de Enem gratuitos e outros conteúdos que podem ajudar nos estudos. Existem várias formas de você encontrá-los, desde uma busca rápida até uma mais focada nas suas necessidades. Veja dicas!

Pesquise as áreas de maior interesse

Cada aluno tem uma necessidade diferente na hora dos estudos. Assim, escolha seu curso de acordo com suas dificuldades. Alguns são focados em Exatas, outros em Linguagens ou em Redação.

Tour pela prova do Enem

Entenda qual área da prova é mais importante para o curso que deseja, considerando as médias de pontos dos outros anos. A redação, por exemplo, é uma das partes primordiais.

Peça recomendação para professores

Os professores são uma ótima fonte para os melhores cursos. Afinal, eles também estão sempre de olho nos conteúdos existentes e nos novos tópicos importantes para a prova. Assim, conhecem também as melhores opções de cursos online para Enem gratuitos.

Faça parte de grupos de estudo

Trocar informações com outros estudantes é uma ótima maneira de saber tudo sobre o mundo dos vestibulares e da prova do Enem.

Além de ajudar nos estudos em si, é uma maneira de ficar sabendo as novidades e, claro, de cursos para o Enem gratuitos.

Procure instituições renomadas

Você sabia que muitas instituições conhecidas pelo bom ensino oferecem cursos gratuitos para o Enem? A FGV (Fundação Getulio Vargas) é uma delas.

O bom desses cursos é que eles têm qualidade certificada e foram criados para contribuir com o acesso ao ensino superior.

4 opções de cursos gratuitos para o Enem

Confira opções de cursos gratuitos para você estudar da melhor maneira e dar o primeiro passo na conquista do diploma de ensino superior. Veja qual se encaixa mais em suas necessidades!

1. FGV Ensino Médio

O portal criado pela Fundação Getulio Vargas tem conteúdos gratuitos e mais de 10 mil questões para serem resolvidas, todas divididas em áreas de conhecimento.

Além disso, tem o apoio de 200 docentes, realiza simulados periodicamente e conta com informações imprescindíveis para quem quer prestar o Enem. Os materiais são tanto escritos quanto em vídeos.

2. Kultivi

O Kultivi é uma plataforma com diferentes tipos de cursos, incluindo para vestibulares e Enem. Na página, é possível encontrar tanto cursos completos quanto focados em matérias específicas, todos gratuitos. São milhares de estudantes acompanhando os materiais e as videoaulas.

3. Mande Bem No Enem

O site oferece curso gratuito para o Enem 2022, focando a interdisciplinaridade entre as matérias, algo essencial para o Enem. É totalmente gratuito e conta com materiais escritos e videoaulas. Também tem um avaliador de desempenho, que ajuda o estudante a enxergar sua evolução nos estudos de maneira clara.

4. Stoodi

A Stoodi é uma plataforma de cursos pré-vestibular já muito conhecida e conta com inúmeros profissionais qualificados para tal. O estudo para o Enem é oferecido de maneira gratuita, mas também é possível pagar para ter alguns diferenciais, como correção da redação por um professor especializado. Mas apenas os conteúdos gratuitos já são um baita diferencial para quem quer ajuda para estudar para o Exame Nacional.

Sabendo procurar, é fácil encontrar os melhores cursos gratuitos para o Enem 2022! Depois, com uma boa nota, você consegue entrar na faculdade que quiser e tirar do papel o sonho do diploma superior.

Inscreva-se no Vestibulares e veja o quanto sua nota do Enem vale para entrar em nossas faculdades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 56

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.