Olhando para a sociedade moderna, é quase impossível enxergar todos os passos envolvidos em sua formação. Por isso que essa trajetória é uma parte tão importante nas aulas de história, começando desde a Crescente Fértil na antiguidade.
Por ser um tema tão importante, é quase certo que ele vai cair no vestibular ou no Enem. Acompanhe o resumo e veja como se preparar para essas questões!
O que foi a Crescente Fértil?
Crescente Fértil foi uma região no atual Oriente Médio por onde percorriam vários rios, sendo fundamental para a estruturação das primeiras grandes civilizações.
Os quatro grandes rios, Tigre, Eufrates, Nilo e Jordão, percorriam a região, criando terreno fértil para a agricultura. Com acesso a esses recursos, a humanidade passou de nômade a sedentária, dando origem às primeiras grandes civilizações, como os sumérios, os persas e os assírios.
Como esse tema cai no vestibular e no Enem?
Em quase toda prova há algumas questões falando sobre a antiguidade e como essas civilizações se formaram.
A Crescente Fértil foi uma das regiões de maior importância para essa formação, devido ao acesso à água e ao terreno para plantio. Isso influenciou não só a alimentação, mas também outros aspectos culturais.
Veja aqui uma questão que exemplifica bem esse ponto.
(UFCSPA/RS)
A Mesopotâmia atual situa-se no Oriente Médio entre os rios Tigre e Eufrates, que ficam no atual Iraque, na região conhecida como Crescente Fértil. Seu nome vem do grego (meso=meio e potamos=água) e significa “terra entre rios”. A fertilidade desta região, localizada em meio a montanhas e desertos, deve-se à presença dos rios.
Sobre a civilização mesopotâmia, na Antiguidade Oriental, analisar os itens abaixo:
I – A estrutura social baseava-se na existência de uma pequena elite, controladora de uma vasta população que estava submetida ao trabalho compulsório, característica de um governo despótico, de fundamento teocrático, que domina todos os grupos sociais.
II – O Estado era responsável pelas obras hidráulicas necessárias para a sobrevivência da população, bem como pela cobrança de impostos e pela administração de estoques de alimentos.
III – Na religião mesopotâmia, o governante era representado e compreendido por seus súditos mais como uma divindade viva do que como um representante dos deuses.
IV – Em termos políticos, a Mesopotâmia caracterizou-se por ter, na instituição monárquica, personificada no governante, o seu principal fator de unidade.
Está(ão) CORRETO(S):
A – Somente o item I.
B – Somente os itens I e II.
C – Somente os itens I, III e IV.
D – Somente os itens II e IV.
E – Todos os itens.
A resposta correta é a letra B. A Crescente Fértil foi o lar de algumas das primeiras grandes civilizações da antiguidade, muitas das quais se formaram com base em princípios teológicos que impunham uma ordem social fixa. Parte dessa estrutura de poder se baseava no controle sobre a água, um dos recursos mais importantes para a manutenção de uma civilização.
Não espere para garantir a sua vaga na faculdade!
A Crescente Fértil é chamada de “berço da civilização” por um bom motivo. É difícil imaginar como a humanidade teria evoluído sem essa formação desde os primeiros grandes povos da antiguidade. E os historiadores ainda estão descobrindo mais e mais sobre eles até hoje. Incrível, não acha?
Se sente preparado? Então, visite o site Vestibulares e use sua nota no Enem para se inscrever em uma de nossas faculdades parceiras.