Eletricidade é tão importante para vida cotidiana que a maioria nem se dá conta mais disso. Já se tornou a norma, praticamente inseparável da vida moderna, até o ponto que ninguém precisa entender como funciona. Ainda assim, é uma boa ideia aprender os fundamentos por trás de tudo que utilizamos.
Por isso que estudamos corrente elétrica no ensino médio, e esse conceito cai nos exames para entrar na faculdade. Acompanhe o resumo que preparamos e veja como essa definição é cobrada!
O que é corrente elétrica?
Corrente elétrica é a movimentação de elétrons dentro de um sistema condutor. É esse movimento que permite o funcionamento de todos os aparelhos. Quando uma corrente elétrica passa por eles, essa energia pode ser convertida em calor, em movimento ou outras formas. Uma corrente elétrica (i) é medida em Ampères (A) por segundo.
Existem dois tipos principais de corrente elétrica. A primeira delas é a corrente contínua, que é o movimento constante de elétrons no mesmo sentido. Já a corrente alternada é um movimento em “vai e vem” dos elétrons dentro do mesmo espaço, que gera menos perda de energia na forma de calor.
Como esse tema cai no vestibular e Enem?
Esse é um tema que cai bastante na prova de física do Enem e vestibulares, tomando diversas formas. É bem provável que você encontre algumas questões também no Enem 2022.
Além de aprender as principais fórmulas e como elas são aplicadas, também é importante entender de que maneira o tema se aplica em diferentes contextos, como a formação de circuitos elétricos. Estas questões vão ajudar a ilustrar o tema. Confira!
(Enem 2016)
O choque elétrico é uma sensação provocada pela passagem de corrente elétrica pelo corpo. As consequências de um choque vão desde um simples susto até a morte. A circulação das cargas elétricas depende da resistência do material. Para o corpo humano, essa resistência varia de 1 000 Ω, quando a pele está molhada, até 100 000 Ω, quando a pele está seca. Uma pessoa descalça, lavando sua casa com água, molhou os pés e, acidentalmente, pisou em um fio desencapado, sofrendo uma descarga elétrica em uma tensão de 120 V.
Qual a intensidade máxima de corrente elétrica que passou pelo corpo da pessoa?
A – 1,2 mA
B – 120 mA
C – 8,3 A
D – 833 A
E – 120 Ka
A resposta correta é a letra B. Para responder à questão, temos que calcular a potência máxima, em Ampères, que o sistema pode ter sem ser letal ao ser humano. Para isso, podemos usar a seguinte fórmula:
Na qual V é a tensão da corrente em Volts, Ω é a resistência em Ohms, e i é a potência em Ampères. Inserindo os valores, teremos:
120 = 1000 x i
i = 120/1000
i = 120mA (120 miliamperes)
(Enem 2014)
Os manuais dos fornos micro-ondas desaconselham, sob pena de perda da garantia, que eles sejam ligados em paralelo juntamente a outros aparelhos eletrodomésticos por meio de tomadas múltiplas, popularmente conhecidas como “benjamins” ou “tês”, devido ao alto risco de incêndio e derretimento dessas tomadas, bem como daquelas dos próprios aparelhos.
Os riscos citados são decorrentes da:
A – resistividade da conexão, que diminui devido à variação de temperatura do circuito.
B – corrente elétrica superior ao máximo que a tomada múltipla pode suportar.
C – resistência elétrica elevada na conexão simultânea de aparelhos eletrodomésticos.
D – tensão insuficiente para manter todos os aparelhos eletrodomésticos em funcionamento.
E – intensidade do campo elétrico elevada, que causa o rompimento da rigidez dielétrica da tomada múltipla.
A resposta correta é a letra B. Para entender essa questão, basta pensar em como aparelhos que puxam muita energia esquentam, mesmo que não sejam um forno microondas.
Quanto mais intensa é a corrente que passa pelo sistema, maior é a quantidade de energia perdida na forma de calor. Ao conectar dois aparelhos de alto consumo na mesma tomada, a corrente fica muito mais forte, o que aumenta o calor e, consequentemente, o risco de incêndio ou de danos à tomada e aos aparelhos.
(Enem 2010)
Todo carro possui uma caixa de fusíveis, que são utilizados para proteção dos circuitos elétricos. Os fusíveis são constituídos de um material de baixo ponto de fusão, como o estanho, por exemplo, e se fundem quando percorridos por uma corrente elétrica igual ou maior do que aquela que são capazes de suportar. O quadro a seguir mostra uma série de fusíveis e os valores de corrente por eles suportados.
Fusível Corrente Elétrica (A)
Azul 1,5
Amarelo 2,5
Laranja 5,0
Preto 7,5
Vermelho 10,0
Um farol usa uma lâmpada de gás halogênio de 55 W de potência que opera com 36 V. Os dois faróis são ligados separadamente, com um fusível para cada um, mas, após um mau funcionamento, o motorista passou a conectá-los em paralelo, usando apenas um fusível. Dessa forma, admitindo-se que a fiação suporte a carga dos dois faróis, o menor valor de fusível adequado para proteção desse novo circuito é o
A – azul.
B – preto.
C – laranja.
D – amarelo.
E – vermelho.
A resposta correta é a letra C. Aqui você precisa entender também o conceito de Potência (P) da corrente elétrica, que é medida em Watts. Ela é representada pelo produto da potência da corrente, em Ampères, pela tensão, em Volts. A fórmula é a seguinte:
O enunciado já dá todos os dados para essa fórmula, então basta inserir tudo e resolver a equação.
55 = 36 x i
i = 55/36
i ≅ 1,53 A
Também sabemos que esses dados são válidos para um sistema com apenas um farol. Porém, como agora são dois puxando energia do mesmo sistema, a intensidade da corrente é dobrada. Logo, a corrente final é de 3,06 A.
O fusível ideal é aquele que apresenta se funde quando exposto à menor corrente elétrica possível, mas que ainda seja maior que a corrente do sistema. A única opção que se encaixa é o fusível laranja.
Se o objetivo é entrar na faculdade, mãos à obra!
A física estuda fenômenos da natureza. Se você parar e prestar atenção, logo vai ver como muitos dos significados que aparecem nos estudos estão presentes no dia a dia. E, claro, continuar praticando é fundamental para garantir a sua vaga!
Também não custa nada buscar todas as opções ao seu alcance. Sabia que você pode usar a sua nota no Enem para entrar em uma das nossas faculdades parceiras? Inscreva-se no site do Vestibulares agora mesmo!