As principais características e informações sobre o Classicismo

classicismo

O estudo da Literatura é muito complexo. Afinal, essa é uma arte presente em boa parte da história da humanidade, trazendo características únicas nos movimentos literários a partir das características das épocas representadas nos textos.

Por isso, devemos estudar os movimentos de forma ampla, compreendendo os seus detalhes e o contexto histórico em que estavam inseridos. Assim, é mais fácil entender o conteúdo e mandar bem no vestibular!

Pensando nisso, preparamos um artigo para ajudá-lo a compreender o que é Classicismo, quais são as suas características e como ele é cobrado nas provas. Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas!

O que foi o Classicismo?

Foi um movimento artístico e literário que aconteceu nos séculos XV e XVI, no contexto histórico do Renascimento Europeu. O seu foco era retomar temas e a estética da Antiguidade Clássica, ou seja, o “estilo” de arte feito em civilizações como a Roma e a Grécia Antigas.

Quando e onde surgiu o Classicismo?

Para mandar bem em provas como a de Literatura no Enem, é fundamental que você saiba mais do que a definição de um movimento literário. A contextualização também é fundamental!

Como dito, o Classicismo nasceu durante o Renascimento Cultural, entre os séculos XV e XVI. O palco para esse nascimento foi a Europa. Entre os temas abordados, podemos citar as Grandes Navegações e a inspiração na Mitologia Grega.

O que você precisa saber sobre o Classicismo para o Enem?

Agora, veja o que você precisa saber sobre o tema para arrasar na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias!

Conheça as suas características

O primeiro passo para estudar esse conceito é prestar atenção às suas características. De modo geral, as obras do Classicismo são pautadas em:

  • racionalismo;
  • antropocentrismo (o homem no centro de tudo);
  • busca pelo belo e pela perfeição;
  • abordagem de temas universais;
  • inserção do pensamento humanista.

Na Literatura, a poesia traz rimas perfeitas, estrutura fixa (sem muito espaço para experimentações) e poemas conhecidos como sonetos.

Os sonetos são poemas com quatro estrofes. Duas delas são quartetos (ou seja, têm quatro versos) e duas, tercetos (com três versos). Eles também são decassílabos, ou seja: cada verso tem exatamente 10 sílabas poéticas (que têm mais a ver com o som do que com a separação silábica a qual estamos acostumados).

Saiba quais são os autores mais cobrados nos vestibulares

Outra dica é estudar os autores mais cobrados do período. Alguns nomes de destaque são:

Tour pela prova do Enem
  • Luís de Camões – Os Lusíadas;
  • Sá de Miranda – Poesias;
  • Miguel de Cervantes – Dom Quixote;
  • Dante Alighieri – A Divina Comédia;
  • Giovanni Boccacio – Decamerão.

Como o Classicismo é cobrado nas provas?

Agora, veja um exemplo de como esse assunto é cobrado nos vestibulares de todo o Brasil!

(EsPCEx) Em relação ao Classicismo, que se desenvolveu durante o século XVI, marque a alternativa correta.

a) esse movimento literário possibilita a expressão da condição individual, da riqueza interior do ser humano que se defronta com sua inadequação à realidade;

b) a poesia dessa época adota convenções do bucolismo como expressão de um sentimento de valorização do ser humano;

c) os poetas pertencentes a esse período literário perseguiam uma expressão equilibrada, sóbria, capaz de transmitir o domínio que a razão exercia sobre a emoção individual, colocando o homem como centro de todas as coisas;

d) os autores dessa estética literária procuraram retratar a vida como é e não como deveria ou poderia ser. Perseguem a precisão nas descrições, principalmente pela harmonização de detalhes que, somados, reforçam a impressão de realidade;

e) a poesia desse período passa a ser considerada um esforço de captação e fixação das sutis sensações produzidas pela investigação do mundo interior de cada um e de suas relações com o mundo exterior.

Resposta: letra c.

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre o Classicismo? Agora, chegou o momento de incluir esse tema no seu cronograma de estudos. Seguir a cronologia dos movimentos literários é importante para que você possa entender a progressão e evolução da arte literária.

Quer uma ajudinha para começar a estudar? Baixe o e-book “Como organizar os estudos para o Enem“!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.