O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 vai acontecer nos dias 5 e 12 de novembro, o que significa que os estudantes que vão participar do exame estão na reta final da preparação. Embora pareça pouco tempo, ainda dá tempo de conhecer e aprender muitos conteúdos, e pensando nisso, preparamos o artigo de hoje especialmente para você que ainda tem dúvidas sobre a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
- 1 No Enem 2023 vão cair quais temas em Ciências Humanas e suas Tecnologias
- 2 O que caiu em Ciências Humanas e suas Tecnologias no último ano?
- 3 Quantas perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias vai ter no Enem em 2023?
- 4 Quanto tempo é necessário estudar em Ciências Humanas e suas Tecnologias para ir bem no Enem?
- 5 Como tirar nota máxima em Ciências Humanas e suas Tecnologias no Enem 2023?
- 6 Cursinho preparatório para o Enem 2023
No Enem 2023 vão cair quais temas em Ciências Humanas e suas Tecnologias
A área de Ciências Humanas e suas Tecnologias é composta por quatro disciplinas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia. E embora as questões do Enem sejam reveladas apenas no momento da prova, todos os anos diversos profissionais da área divulgam listas com possíveis temas que podem cair no exame.
Para que um assunto faça parte de uma prova como o Enem, ele deve ser um tema recorrente no dia a dia, presente em edições passadas e atuais. Mais do que um tema atual, ele precisa ser relevante para a sociedade.
Veja a seguir quais são os temas mais esperados no Enem 2023 em cada uma das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias:
História:
- Escravidão
- Civilizações Egípcias
- Feudalismo
- República Oligárquica
- Grécia Antiga
- Globalização
- Guerras Mundiais
- Revolução Russa
- Iluminismo
- Expansão Colonial
- República democrática
- Ditadura militar
Geografia:
- Agropecuária
- Agentes do relevo
- Guerra fria
- Guerra na Ucrânia
- Desmatamento
- Aquecimento Global
- Amazônia
- Espaço rural
- Geografia do Brasil
- Relações internacionais
- Políticas Públicas
Filosofia:
- Filosofia do conhecimento (Descartes, David Hume)
- Racionalismo
- Empirismo
- Existencialismo
- Filosofia política
- Ética e moral (Dilemas éticos contemporâneos)
Sociologia:
- Funcionalismo
- Interacionismo
- Sociologia do trabalho
- Justiça ambiental
- Direitos civis e sociais
- Globalização cultural
- Sociologia da cultura
- Desigualdades
- Mobilidade
- Movimentos sociais
- Antropologia Urbana
- Desenvolvimento social e tecnológico
- Antropologia
Quem escolhe as perguntas sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias para o Enem?
As perguntas sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e as demais áreas são elaboradas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A escolha das perguntas, por sua vez, ocorre através de sorteio.
O INEP possui um banco de dados com perguntas elaboradas por professores e testadas em alunos sem que eles saibam. As perguntas aprovadas estarão disponíveis no momento do sorteio.
Para garantir a isonomia das provas foi criada a TRI – Teoria da resposta ao item. A TRI do Enem é baseada em modelos matemáticos criados para a elaboração de diferentes provas que possuem o mesmo grau de dificuldade. Como a própria sigla sugere, esse modela baseia-se em três parâmetros: grau de dificuldade, nível de discriminação e probabilidade de acerto ao acaso.
Como é decidido o que vem de Ciências Humanas e suas Tecnologias para o Enem?
A decisão dos temas abordados em cada uma das disciplinas é feita cuidadosamente por profissionais do MEC (Ministério da Educação) e pelo INEP.
Ao realizar a escolha os profissionais consideram a relevância do tema, se refere-se a assuntos tratados no Ensino Médio e a importância deles para o desenvolvimento do estudante e para o convívio em sociedade, considerando contextos políticos, sociais e culturais.
É preciso relembrar que quando foi criado, o objetivo do Enem era avaliar a qualidade do ensino médio e consequentemente os alunos do ensino médio. No entanto, hoje em dia, o exame é a porta de entrada principal para as universidades brasileiras. Mas isso não significa que as capacidades dos alunos deixaram de ser avaliadas.
O que esperar de Ciências Humanas e suas Tecnologias no exame em 2023?
O candidato que vai participar do Enem 2023 deve esperar da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias questões que abordem cultura, políticas, assim como questões sociais, especialmente os assuntos que estavam em alta no ano que se passou.
Questões raciais, relacionadas à diversidade e também à cidadania e direitos humanos devem fazer parte da prova de Ciências Humanas esse ano.
Vai se sair bem o aluno que conseguir interpretar e analisar bem essas questões, com base não apenas no texto da prova, mas no contexto em geral. Um dos talentos do Enem é fazer uso de situações históricas e conectar com temas que fazem parte do nosso dia a dia hoje.
Vale ressaltar ainda que com a criação do Novo Ensino Médio, existia um medo de que o Enem 2023 sofresse alterações. Mas segundo o ministro da educação, Camilo Santana confirmou que não haverá alteração. Confira na citação abaixo.
Não vamos mudar o Enem nos próximos anos. Nem agora, nem em 2024.
Camilo Santana
O que caiu em Ciências Humanas e suas Tecnologias no último ano?
Sabe quando eu disse que o Enem conseguia conectar acontecimentos históricos com temas que fazem parte do nosso presente? Um exemplo disso é o tema abordado no Enem de 2022: “O papel da mulher no Segundo Reinado”. Um assunto bastante atual quando consideramos a luta da mulher moderna em busca de empoderamento e da construção do seu próprio reinado.
O tema em questão foi, inclusive, muito elogiado por profissionais da área de História, Filosofia e afins. Principalmente pelas profissionais do gênero feminino. Veja a seguir mais alguns assuntos que caíram no último ano.
História que caiu no ano anterior
- Papel das mulheres no Segundo Reinado
- Organização do Proletário
- Relação excludente sobre o trabalho na Amazônia
- Expectativa exploratória da escravidão ainda que sobre o conceito da medicina;
- Religiosidade popular
- Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP)
- Nova República
- Valorização do Estado de direito
Geografia que caiu no ano anterior
- Valorização da brasilidade e dos povos tradicionais do Brasil
- Amazônia
- Importância dos trabalhadores em diferentes contextos
- Espaço rural e urbano
- Sertão Nordestino
- Amazônia
- Temas como escalas, solos, rochas, movimentos migratórios e macrocefalia urbana
Filosofia que caiu no ano anterior
- Filosofia antiga (Arché, Pólis)
- Sêneca e estoicismo
- Filosofia Contemporânea
- Filósofos: Michel Foucault, Gilles Deleuze, Hanna Arendt e Maurice Merleau-Ponty
Sociologia que caiu no ano anterior
- Questões relacionadas a gênero e raça
- Desigualdade social
- Desenvolvimento social e tecnológico
- Relações de poder
- Psicologia social
- Economia e Sociedade
- Transformação digital
- Questões identitárias
Quantas perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias vai ter no Enem em 2023?
A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias é composta de 45 questões no total, relacionadas às disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
As questões normalmente são acompanhadas de um texto explicativo e em alguns casos pode ser feito o uso de tabelas, gráficos e outras ferramentas que vão auxiliar na interpretação e análise dos candidatos.
Quantidade de perguntas sobre História
A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias possui aproximadamente 10 a 15 questões.
A maior parte da prova é dedicada a essa disciplina, e por isso, a possibilidade de assuntos que podem ser abordados é consideravelmente maior. Além dos temas citados, há ainda aqueles temas que são abordados em grande parte dos exames.
Entre eles, os principais são: Civilizações antigas, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea, História Cultural, História do Brasil, Eventos Políticos, Movimentos Feminista, Brasil Colônia, Brasil Império, Ditadura Militar
Quantidade de perguntas sobre Geografia
A prova de Geografia, por sua vez, possui entre 9 e 15 questões. E embora seja um pouco menor que a prova de História, a lista de temas que podem ser abordados também é longa.
Entre os temas mais frequentes na prova de Geografia, encontramos: Meio ambiente, Sustentabilidade, Agropecuária, Ciências Sociais, Urbanização, Comércio, Globalização,Geografia Física, Hidrografia, Geopolítica, Imigrações, Climatologia, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), Políticas Públicas, Organizações/Instituições como IBGE, Unesco, IPEA.
Quantidade de perguntas sobre Filosofia
A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias é composta também por aproximadamente entre 5 e 6 questões sobre Filosofia. Uma quantidade pequena de questões se comparado a outra disciplina, mas que não deve ser considerada como pouco importante.
Entre os assuntos preferidos de Filosofia no Enem, estão: filósofos como Michel Foucault, Sócrates, Platão, Aristóteles, René Descartes, Voltaire, Rousseau e Montesquieu. Além de temas como ética, filosofia natural, ética, Iluminismo, Grécia antiga, Filosofia da mente, Filosofia Contemporânea.
Quantidade de perguntas sobre Sociologia
Para a prova de Sociologia é disponibilizado um espaço para 2 ou 3 questões. Mas acredite, é o suficiente para tirar o sono de muitos candidatos.
Para ir bem na prova de Sociologia, a recomendação é que você priorize estudar temas como: Bauman e a Sociedade Líquida, Foucault, Auguste Comte e o Positivismo,Cultura material, Cultura imaterial, Humanidades, Transformação digital, Desigualdade social e Estratificação social.
Quanto tempo é necessário estudar em Ciências Humanas e suas Tecnologias para ir bem no Enem?
Dentro de um contexto perfeito, o período de um ano seria o ideal para se dedicar aos estudos, não apenas para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, mas para o Enem como um todo.
No entanto, o contexto perfeito ou ideal nem sempre é o mesmo da vida real. Basta pensar na rotina de uma mulher que é mãe, dona de casa e trabalha fora. Criar uma rotina e estudos é sempre mais difícil para essas pessoas e encontrar tempo para estudar durante 12 meses não faz parte da realidade de todos.
Para essas pessoas, é possível que uma redução para 6 ou 8 meses de estudo, seja uma meta passível de realização. Há ainda candidatos que enxergam o fim do período de inscrição da prova, como o momento de começar a estudar.
Como tirar nota máxima em Ciências Humanas e suas Tecnologias no Enem 2023?
Que precisa estudar, todo mundo já sabe. Mas algumas dicas para o Enem, além de tornarem sua rotina de estudos mais leves, vão te deixar um pouco mais próximo de realizar o seu sonho de tirar nota máxima em Ciências Humanas e suas Tecnologias no Enem 2023. Confira algumas delas a seguir.
Tudo que você precisa saber sobre o Enem 2023.
Criar um cronograma de estudos para o Enem
Quando falamos em criar uma rotina de estudos é no sentido literal. É preciso separar não apenas um horário do dia para estudar, mas criar um cronograma com os assuntos que serão abordados em determinado dia.
No caso da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, por exemplo, é preciso elaborar um cronograma que determine os dias da semana em que você vai estudar História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Nessa etapa uma das principais dicas é: Estabelecer metas reais. Se você tem apenas 3 horas disponíveis no seu dia, não adianta estabelecer no seu cronograma que você vai estudar durante 6 horas ou mais.
Um cronograma que não condiz com a sua realidade vai te trazer frustrações e ansiedade, além de afastar o sonho da aprovação no Enem.
Escolher uma boa metodologia de estudos para o Enem
Estabelecer uma rotina de estudos e elaborar um cronograma são etapas importantes, mas não são as únicas. O próximo passo é conhecer os métodos disponíveis de estudos para o Enem e escolher entre eles o que melhor se adequa ao perfil.
Existem indivíduos que conseguem absorver melhor o assunto fazendo resumos sobre ele. Para outras pessoas funciona o método de dividir o dia de estudo entre a leitura e a realização de exercícios de fixação ou simulados para o Enem.
Se matricular em um cursinho para o Enem também pode ser uma opção, assim como o método chamado de Pomodoro, que consiste em estudar durante 30 minutos ou uma hora e realizar pausas de 15 minutos. Para muitos, esse método pode ser uma distração, para outros é uma estratégia para o Enem e para outras situações também. Escolha dentre todas as opções aquela que torna o momento de estudar mais agradável e que faz o assunto parecer mais fácil.
Conheça as 8 melhores técnicas de estudos e escolha a sua.
Revisar os exames anteriores
As provas de edições passadas do Enem podem ser grandes aliadas enquanto você se prepara para realizar o exame. Além de relembrar temas que já foram tratados e que podem cair na prova novamente, vão te ajudar na adaptação ao modelo da prova.
Toda a expectativa criada ao redor da prova, somada ao fato de ser a sua primeira vez realizando o exame, tornam o momento muito mais pesado, em alguns casos te fazendo até mesmo esquecer assuntos que você já conhece. Estar adaptado ao modelo da prova e a quantidade de questões já é meio caminho andado.
E embora as questões sejam diferentes das edições passadas, os assuntos abordados podem ser os mesmos.
Fazer simulados com as últimas versões do Enem
Um simulado, segundo a definição do dicionário, é: aparência da realidade. Sendo assim, a realização de simulados do Enem nada mais é do que realizar uma simulação da prova.
O objetivo principal é ajudar o candidato a se familiarizar com o modelo das provas, o formato das questões do Enem, além de criar uma noção de tempo necessário para responder cada pergunta, exercitar a interpretação de texto e ficar os assuntos estudados.
Se houver algo para ser corrigido, o momento de fazer isso é no simulado.
Confira também: no Stoodi, veja dicas para estudar tabela periódica!
Cursinho preparatório para o Enem 2023
A sua preparação para o Enem, não precisa ser um caminho solitário. É comum que mesmo seguindo cada uma das dicas acima, seguindo uma rotina, elaborando cronogramas e realizando simulados, o candidato possua uma dificuldade maior com algumas das matérias do Enem ou até mesmo com os conteúdos para o Enem.
Nesses momentos o auxílio de profissionais capacitados pode fazer toda a diferença na sua rotina de estudos. E pensando nisso, eu não poderia deixar de falar do Stoodi, famoso por estar entre os melhores cursos preparatórios para o Enem 2023 e demais edições.
O Stoodi conta com um quadro de professores experientes e atualizados, que fornecem um atendimento personalizado, de acordo com as suas expectativas e necessidades. E embora seja um curso digital, graças ao material didático de qualidade, com videoaulas, exercícios práticos e simulados, você vai sentir que os professores estão do seu lado.