Não há como não se encantar com uma aurora polar. Quem presenciou tal evento afirma que ele é indescritível. Ela compreende um fenômeno óptico e luminoso que só ocorre nas proximidades das zonas polares, por meio de partículas energizadas vindas do sol.
Entender esse processo é fundamental para compreender como a dinâmica da latitude e o campo magnético da Terra influencia nosso ambiente e, por essa razão, ele não passará despercebido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.
Portanto, neste resumo prático, você entenderá a definição da aurora polar, como estudar o tema para o Exame, além de um exemplo aplicado para você praticar. Já preparou os materiais para os estudos? Então, vamos começar!
O que é aurora polar?
A aurora polar ocorre quando partículas compostas por prótons e elétrons vindas do sol atingem o campo magnético da Terra e, ao entrar em contato com os gases atmosféricos do planeta, formam os famosos efeitos luminosos em um arco de cores, podendo ser em formato de mancha, véu ou faixa. Além disso, compreende as cores vermelho, violeta e azul.
Os gases responsáveis por proporcionar esse efeito são o oxigênio e o nitrogênio. Outra particularidade sobre a aurora é que ela não é exclusiva da Terra, podendo se apresentar em outros planetas próximos ao Sol, como Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Para arrasar nesse assunto sobre aurora polar, é preciso compreender que ela difere da aurora boreal e austral. Isso porque a sua definição está atrelada às localidades em que ela ocorre. Entenda com detalhes agora:
- aurora polar — fenômeno que ocorre nas proximidades zonas polares;
- aurora boreal — ocorre no hemisfério norte;
- aurora austral — ocorre no hemisfério sul.
Outro fato interessante para se levar em conta na preparação do Exame, é a forma que ocorre. Lembre-se: esse fenômeno acontece devido ao choque dos ventos solares, os quais produzem radiação em diversos comprimentos de onda e proporcionando cores características em tonalidades forte, cintilantes e estendem até 2000 quilômetros.
Exemplo de exercício que cai na prova do Enem ou vestibular
Agora que você viu os principais significados sobre aurora polar, vamos praticar? Confira um exemplo aplicado agora mesmo!
Enem 2020
Os ventos solares são fenômenos caracterizados por feixes de partículas carregadas, lançadas pelo Sol, no espaço, em alta velocidade. Somente uma pequena fração dessas partículas atinge a atmosfera nos polos, provocando as auroras. A chegada dessas partículas à superfície pode gerar efeitos indesejáveis, interferindo nas telecomunicações, no tráfego aéreo e nas linhas de transmissão de energia elétrica.
Esses efeitos são minimizados na Terra pela ação de seu(sua)
a) ionosfera.
b) campo geomagnético.
c) camada de ozônio.
d) campo gravitacional.
e) atmosfera.
Resposta correta: alternativa B. Como abordado inicialmente, o fenômeno da aurora ocorrem devido às partículas dos ventos solares carregados de partículas energizadas em prótons e elétricos chocarem com o campo magnético da Terra e gerar as cores características. Ela também causa interferências nas telecomunicações.
E aí, já está preparado para mandar bem no Enem?
Viu como o conceito sobre aurora polar será fácil de tirar de letra? Contudo, lembre-se de entender como o fenômeno ocorre, as diferenças dos tipos e os principais componentes que contribuem para esse espetáculo acontecer, fechado?
Agora queremos saber mais de você: pronto para realizar o seu sonho de ingressar na faculdade? Que tal conhecer as possibilidades com as nossas parceiras? Faça a inscrição para o vestibular online agora mesmo!