Há diferentes formas de força usadas na movimentação. E uma das principais, mesmo que você não se dê conta, é o atrito. É assim, por exemplo, que você consegue se deslocar com seus pés ou que um carro pode se movimentar. Mas não existe apenas um tipo envolvido. O que vamos falar hoje, que com certeza cai no vestibular, é o atrito estático.
Se você já começou a estudar forças e vetores, então, já deve ter visto esse tema por aí. E ele é bastante cobrado nas provas do vestibular. Acompanhe e veja como se preparar para estas questões!
O que é atrito estático?
A força atrito estático é uma forma de atrito que tem efeito quando os corpos em contato não estão em movimento. O atrito, de forma geral, é um indicativo do quanto um objeto resiste ao movimento sobre alguma superfície.
A fórmula da força atrito é a seguinte:
Onde Fat é a Força Atrito, μ é o Coeficiente de Atrito entre as superfícies e N é a Força Normal sobre o objeto, em Newtons.
Digamos que você queira empurrar uma caixa em uma superfície de concreto. Há dois coeficientes de atrito entre esses dois materiais, o atrito estático e o dinâmico. Algo importante a lembrar coeficiente de atrito estático para qualquer material é maior que o dinâmico.
Ou seja, depois que um objeto começa a se mover, a força atrito sobre ele é menor. O movimento é difícil de iniciar, mas é mais fácil de manter.
Como esse tema cai no vestibular?
Você vai encontrar várias questões sobre atrito estático e dinâmico no vestibular. Porém, a primeira recomendação que trazemos é compreender o básico, ou seja, entender a diferença entre essas duas formas de atrito e como elas se aplicam em diferentes contextos.
Confira aqui uma questão para fixar essa ideia.
(Enem 2012) O freio ABS é um sistema que evita que as rodas de um automóvel sejam bloqueadas durante uma frenagem forte e entrem em derrapagem. Testes demonstram que, a partir de uma dada velocidade, a distância de frenagem será menor se for evitado o bloqueio das rodas.
O ganho na eficiência da frenagem na ausência de bloqueio das rodas resulta do fato de.
A – o coeficiente de atrito estático tornar-se igual ao dinâmico momentos antes da derrapagem.
B – o coeficiente de atrito estático ser maior que o dinâmico, independentemente da superfície de contato entre os pneus e o pavimento.
C – o coeficiente de atrito estático ser menor que o dinâmico, independentemente da superfície de contato entre os pneus e o pavimento.
D – a superfície de contato entre os pneus e o pavimento ser maior com as rodas desbloqueadas, independentemente do coeficiente de atrito.
E – a superfície de contato entre os pneus e o pavimento ser maior com as rodas desbloqueadas e o coeficiente de atrito estático ser maior que o dinâmico.
A resposta correta é a letra B. Quando as rodas param de se mover, a borracha começa a derrapar sobre o asfalto. Isso significa que o atrito dinâmico entre os dois materiais é que está causando a desaceleração. O coeficiente de atrito dinâmico entre duas superfícies é sempre menor, ou seja, o veículo precisa viajar uma distância maior para desacelerar por completo.
Quando as rodas continuam girando, o veículo faz a frenagem com seu atrito estático, pois não há derrapagem. Como resultado, a desaceleração é maior para distâncias mais longas.
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O atrito estático é uma das formas mais comuns no dia a dia e uma das mais estudadas na física. Então, se você quer tirar uma boa nota no vestibular, é melhor começar a estudar desde já. E não espere para tirar suas dúvidas!
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