A ideia dos átomos remonta a Grécia antiga. Os gregos estudavam a natureza e a matemática de uma maneira muito lógica para a época e acreditavam que, se fosse possível dividir um objeto infinitamente, o que sobrasse seria algo tão pequeno e indivisível, chamado de átomo.
Com a evolução do método científico e das tecnologias, além do conhecimento em Física e Química, muitos modelos atômicos foram propostos para explicar vários fenômenos. Venha conferir, neste resumo, um pouco mais sobre a definição!
O que é átomo?
A palavra átomo vem do grego antigo “indivisível”. Seriam os blocos fundamentais que constroem tudo ao nosso redor. Hoje, porém, sabemos que eles são constituídos de partículas atômicas e que cada elemento químico da tabela periódica é caracterizado por um átomo diferente, com suas propriedades diversas.
O estudo dessa área foi de grande importância para saltos tecnológicos que aconteceram no século passado, como a criação dos computadores, fabricação de LEDs, entre outros.
Em qual matéria o assunto está inserido?
O estudo dos átomos é feito tanto pela Física quanto pela Química. Na primeira ciência, o foco está nas partículas fundamentais e nos fenômenos físicos associados à sua estrutura.
Já na Química, as ligações e sínteses entre as substâncias são estudadas levando-se em conta conhecimentos sobre os átomos que os compõem. Muitas tecnologias novas são criadas a partir do estudo dessas reações.
Quais são os exemplos práticos de sua aplicação?
Você sabe a diferença entre grafite e diamante? Os dois compostos são formados por carbono, porém, a distribuição desses átomos não é igual. Isso confere propriedades mecânicas e ópticas completamente diferentes entre os dois.
Outro exemplo prático da aplicação do conhecimento atômico está na produção de energia nuclear. Não é todo isótopo de Urânio ou Plutônio que é radioativo, para isso, um processo de enriquecimento precisa ser feito no material antes de colocá-lo na usina. A fissão também só é possível pelo domínio teórico das interações nucleares.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Todo mundo tem técnicas de estudo próprias, e você deve procurar a que melhor se adapta à sua necessidade. Porém, separamos algumas dicas de métodos. Veja a seguir!
Ler em voz alta
A leitura em voz alta ativa muitas áreas do cérebro, como a motora para falar e a audição. Muitos escritores e redatores usam essa técnica para pegar erros no texto que passariam em branco fazendo apenas a leitura silenciosa!
Estruturar atividades
Ser organizado ajuda a gastar menos energia em qualquer situação. Por isso, estruturar um plano de estudos, com as atividades a serem efetuadas em cada dia, é ideal para manter a rotina.
Qual é o exemplo de exercício que cai nas provas?
Dominar o conceito é muito importante na hora de resolver exercícios, mas estar atento no que é cobrado nos vestibulares ajuda a ter mais rapidez e agilidade, o que é essencial para o Enem!
Por isso, venha conferir uma questão de vestibular para ver como o significado é cobrado!
[Enem 2019]Um teste de laboratório permite identificar alguns cátions metálicos ao introduzir uma pequena quantidade do material de interesse em uma chama de bico de Bunsen para, em seguida, observar a cor da luz emitida.
A cor observada é proveniente da emissão de radiação eletromagnética ao ocorrer a:
a) mudança da fase sólida para a fase líquida do elemento metálico.
b ) combustão dos cátions metálicos provocada pelas moléculas de oxigênio da atmosfera.
c) diminuição da energia cinética dos elétrons em uma mesma órbita na eletrosfera atômica.
d) transição eletrônica de um nível mais externo para outro mais interno na eletrosfera atômica.
e) promoção dos elétrons que se encontram no estado fundamental de energia para níveis mais energéticos.
A resposta dessa questão é a letra D). Isso porque os elétrons, ao se excitarem, pulam para camadas mais externas, de maior energia. Porém, o sistema gosta de ficar com a menor energia possível e, para voltar a esse estado, o elétron precisa emitir essa energia para o ambiente, e isso ocorre com a emissão de fótons, ou seja, de luz!
Agora é com você!
Agora que já sabe o que é átomo, lembre-se de incluir o estudo desse conteúdo e da teoria atômica em seu planejamento e prepare-se para os vestibulares. Com isso, você fica mais perto de ingressar no curso dos sonhos!
Gostou do conteúdo e quer investir no seu futuro? Inscreva-se no nosso vestibular online e venha estudar em uma faculdade de excelência!