Entenda de forma simples o que é Falésia!

Praia branca e falésia ao fundo

Entre os conteúdos que costumam cair no Enem e outros vestibulares está o relevo brasileiro. Além de conceitos importantes, como depressões, planícies e planaltos, as provas cobram que você saiba reconhecer outras formas de relevo, como é o caso da falésia — formação encontrada na zona costeira.

Assim, neste post, vamos explicar o que é falésia, como ocorre a sua formação e como estudar o tema para o Enem. Confira!

O que é falésia?

A falésia consiste em uma forma do relevo litorâneo derivado do processo de abrasão marinha. Essa erosão é provocada pela ação contínua da água do mar em superfícies rochosas.

As falésias são muito instáveis e frágeis, sendo caracterizadas por escarpas (paredão íngreme) altas, sem vegetação em sua extensão vertical. Elas constituem belas paisagens ao redor do mundo e podem ser encontradas no Brasil, principalmente das praias do Nordeste.

Falésia no Nordeste com praia
As falésias são comuns nas praias do Nordeste

Como ocorre a formação das falésias?

A formação das falésias se dá pela ação da água, assim como por agentes que provocam erosões, como o vento e o clima. Essas formações de relevo acontecem, ao longo do tempo, pela constante atuação dessas forças, principalmente pela água dos oceanos e mares, que fazem o esculpimento das formações geomorfológicas do litoral.

O fenômeno de formação das falésias é chamado de abrasão marítima. O sedimento proveniente dos processos erosivos da falésia é carreado para os oceanos e mares e, ainda, ajudam na formação de depósitos sedimentares, como restingas e praias.

Vento em falésia empurrando parapente
Os ventos também influenciam bastante na formação de uma falésia

Quais são as principais características da falésia?

A falésia é caracterizada por um extenso paredão rochoso, distribuído ao longo da linha costeira, em contato ou próximo ao mar. Esses paredões são muito íngremes e com altura variável.

No Brasil, por exemplo, é possível encontrar falésias de até 30 metros acima do nível do mar. A coloração depende do tipo de rocha que as compõem. As esculpidas em rochas vulcânicas apresentam coloração escura, e aquelas formadas por substrato sedimentar são mais claras.

Como estudar o tema para o Enem?

Para estudar o assunto para o Enem e demais vestibulares, é muito importante ler a parte teórica da matéria e elaborar um bom resumo. Também vale a pena fazer muitos exercícios para fixar o conteúdo.

Tour pela prova do Enem

Qual é o exemplo de exercício que cai nas provas?

Agora, você vai conhecer um exemplo de questão que já foi cobrada em outros vestibulares mas que também pode aparecer no Enem. Confira!

(Unicamp 2020 – adaptada) A esculturação das diferentes formas de relevo é resultado da interação entre diferentes agentes exógenos na paisagem, tal como ocorre com as falésias. A partir do exposto, indique a alternativa que descreve os processos de recuo da falésia:

a) A evolução das falésias resulta de processos geomorfológicos marinhos responsáveis pela erosão da base das escarpas e pelo transporte do material.

b) A ação da erosão marinha não interfere na evolução das escarpas das falésias, pois a variação dos níveis de água subterrânea é o principal agente dessa forma de relevo.

c) As falésias são escarpas esculpidas em rochas metamórficas, alteradas intempericamente por agentes exógenos pluviais e marinhos em áreas tropicais.

d) As falésias são formas de relevo tipicamente costeiras e sua evolução se dá a partir da interação de processos geomorfológicos marinhos e continentais.

A resposta correta é a letra D. As falésias são formações de relevo típicas de regiões litorâneas. A sua formação se dá pela ação das ondas do mar que batem na base das escarpas e, por consequência, geram o recuo das falésias.

Além do processo marinho, também existe a interação com os processos geomorfológicos.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é falésia e como ocorre a sua formação, chegou a hora de colocar os conceitos aprendidos em prática. Faça muitos exercícios sobre o assunto para se dar bem no Enem e outros vestibulares!

As faculdades participantes do Vestibulares contam com processos seletivos abertos durante todo o ano. Acesse o site e faça a sua inscrição online!

Perguntas Frequentes

Onde está localizada a falésia mais alta da Europa?

A falésia mais alta da Europa está localizada na Ilha da Madeira, a sudoeste da costa de Portugal.
No alto, há um mirante com chão de vidro que proporciona uma vista para o mar.

Quais são os tipos de falésia?

De modo geral, existem dois tipos de falésias. A primeira é a falésia viva, em que a erosão marinha ainda está em curso.
A segunda é a falésia morta, quando não sofre mais ação da água do mar.

Qual é a principal diferença entre as escarpas e as falésias?

As escarpas são uma elevação súbita do solo, sendo caracterizada pela formação de uma encosta íngreme ou de um penhasco.
Já a falésia é uma forma geográfica litoral, caracterizada pelo encontro da terra com o mar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados