O tempo é um dos componentes mais importantes na vida cotidiana. É tanto uma forma de medir e organizar todas as atividades humanas quanto de interpretar eventos de grande relevância. E existem vários tipos de tempo, dependendo de como você interpreta essa definição. O principal exemplo é o tempo cronológico.
Esse é um conceito importante em várias matérias. Sendo assim, vale a pena conhecer os seus fundamentos enquanto estuda para o vestibular e Enem. Acompanhe o resumo e aprenda.
O que significa tempo cronológico?
Tempo cronológico é o tempo em que ocorre toda atividade humana, o qual pode ser medido. Se você consegue marcar o tempo em horas, dias, meses e anos, é um tempo cronológico.
Ele existe em contraste com outros tipos de tempo, como o tempo histórico, que representa fatos que mudaram o curso da humanidade, e o tempo geológico, que diz respeito a eventos da formação da Terra. São formas diferentes de medir esses períodos e se orientar de acordo.
Como esse tema cai no vestibular e no Enem?
Tempo cronológico, enquanto conceito, não é tão comum de se ver nos vestibulares. Porém, ele é um ponto de referência importante para entender como certos eventos repercutem em diferentes espaços.
A relação entre os diferentes tipos de tempo é o que permite criar alguma perspectiva histórica diante desses acontecimentos.
Para ajudar você a se preparar, confira aqui uma questão que mostra a relação do ser humano com o tempo cronológico e histórico.
“Ao mesmo tempo, graças às amplas possibilidades que tive de observar a classe média, vossa adversária, rapidamente concluí que vós tendes razão, inteira razão, em não esperar dela qualquer ajuda. Seus interesses são diametralmente opostos aos vossos, mesmo que ela procure incessantemente afirmar o contrário e vos queira persuadir que sente a maior simpatia por vossa sorte. Mas seus atos desmentem suas palavras.”
ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.
No texto, o autor apresenta delineamentos éticos que correspondem ao(s)
A – conceito de luta de classes.
B – alicerce da ideia de mais-valia.
C – fundamentos do método científico.
D – paradigmas do processo indagativo.
E – domínios do fetichismo da mercadoria.
A resposta correta é a letra A.
Apesar de a questão não falar diretamente sobre o tempo cronológico, ela diz respeito a um período histórico e como ele influenciou a luta de classes, as relações sociais e a filosofia em sua época. A passagem do tempo dá uma perspectiva nova diante dessas mesmas questões.
Mesmo que as obras de Engels datem do século XIX, elas ainda têm muita influência no pensamento moderno.
Agora é o seu tempo de entrar na faculdade!
O tempo cronológico é só uma forma de medir todos os eventos da humanidade — dos mais cotidianos aos mais influentes. É uma forma de colocar em perspectiva vários fatos históricos e acontecimentos que mudaram a humanidade. É por isso que você não deve esquecer de estudar o tema para Enem e vestibulares, combinado?
Não fique parado esperando! Visite o site Vestibulares e descubra como usar a nota no Enem para entrar em uma de nossas faculdades parceiras.