Também conhecida como ígnea, rocha magmática é o nome dado às formações produzidas quando o magma da terra esfria e se solidifica. Inclusive, a depender da origem, ela pode ter composições distintas que variam de acordo com a proporção dos elementos disponíveis.
Como esse tema também não passa despercebido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, preparamos este resumo prático que abordará seus principais conceitos, como estudar o tema para os exames, além de um exemplo aplicado.
Já está com os materiais para os estudos preparados? Então, vamos começar!
O que são rochas magmáticas?
As rochas magmáticas se originam a partir da solidificação do magma, abaixo da superfície terrestre, ou quando a lava é expulsa pelos vulcões. Um exemplo bastante comum é o granito.
Isso só prova que esse componente não é estático, e surgiu com o nascimento da Terra, sofrendo dinamismo desde então com ciclos complexos conectados a diferentes fenômenos naturais — tais como a tectônica de placas, o vulcanismo, erosão e sedimentação.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Para mandar bem no exame, é fundamental ficar por dentro de como essas rochas são classificadas. De maneira geral, são definidas como intrusivas e extrusivas:
- rocha magmática intrusiva — é aquela que se origina devido a um processo de formação demorado, porém, na camada mais profunda da Terra. Geralmente, também conhecidas como rochas plutônicas ou abissais, apresentam cristais de cada mineral que as compõem, visíveis a olho nu. Os principais exemplos são feldspato, granito basalto e turmalina;
- rocha magmática extrusiva — é aquela formada na crosta terrestre, também conhecida como rocha vulcânica ou efusiva. Tem uma formação acelerada devido ao rápido arrefecimento do magma, o que impede a visibilidade de minerais, pois eles logo se fundem. Os principais exemplos são riolito, pedra-pome e obsidiana.
Exemplo de exercício que cai na prova do Enem ou vestibular
Agora que você viu os principais conceitos sobre rocha magmática, vamos praticar? Confira um exemplo aplicado agora mesmo!
(UFG/2003)
Veja a tira a seguir:
Tirinha de Calvin e Haroldo sobre as rochas
Fonte: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. p. 467.
Sobre as rochas, pode-se afirmar que
1. ( ) as rochas ígneas ou magmáticas formam-se pelo resfriamento e solidificação do magma.
2. ( ) o arenito, utilizado na correção de acidez do solo, é uma rocha dita metamórfica, pois sua formação está ligada à ação da temperatura e da pressão em rochas preexistentes.
3. ( ) as rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos de outras rochas.
4. ( ) o basalto, utilizado na construção civil, é um exemplo de rocha ígnea extrusiva, formada com o magma das erupções vulcânicas.
Resposta correta: (V), (F), (V), (V). Lembre-se de que as questões do Enem e vestibulares sobre o tema sempre virão contextualizadas com outros assuntos sobre rochas, como as sedimentares e metamórficas.
E aí, já está pronto para se garantir no Enem?
Agora, mandar bem sobre rocha magmática será bem mais simples. Revise a diferença entre rocha intrusiva e extrusiva, além dos principais tipos de cada uma, e faça exercícios para fixar melhor os conceitos.
Então, já sabe qual curso quer fazer? Confira em nossas faculdades parceiras e realize a inscrição para o vestibular online agora mesmo!